Glossário

B

B2C
Abreviação que vem do inglês Business-to-Consumer, é a expressão utilizada para indicar operações de comércio eletrônico voltadas para o usuário final, ou seja, você (consumidor).

B2B
Abreviação que vem do inglês Business-to-Business, é a expressão utilizada para indicar operações de comércio eletrônico entre empresas.

Backbone
O backbone é a espinha dorsal de uma rede composta por várias sub-redes. Ele é composto por linhas de conexão de alta velocidade, que se conectam sucessivamente a linhas de menor velocidade.

Banda
A banda é a quantidade contratada de dados transferidos do e para servidor durante um período (normalmente um mês). Ela é medida em gigabytes.
Sempre que uma pessoa acessa o seu site, há uma transferência de dados que é realizada entre o seu servidor e o computador dela.
Veja também o verbete Bandwidth.

Banda larga
É a denominação genérica de uma linha de transmissão de dados de alta velocidade, usada para o acesso à internet. Em geral, chama-se "banda larga" qualquer conexão com velocidade superior à velocidade padrão dos modems atuais (56 kbps - kilo/mil bits por segundo).
Algumas tecnologias como wireless, ADSL, Cable Modem etc., oferecem transmissão em alta velocidade.

Bandwidth
É o termo em inglês para "largura de banda", ou seja, a quantidade de informação passível de ser transmitida em um determinado tempo, seja através de onda de rádio, fibra óptica, fio telefônico etc.
A largura de banda é geralmente medida em bits, kilobits e megabits por segundo.
Quanto maior a largura de banda, mais dados podem ser transmitidos ao mesmo tempo.

Banners
São espaços publicitários veiculados na Web. Os banners podem ter vários formatos. O formato padrão mais utilizado é retangular e em dois tamanhos, o full banner (468 x 60 pixels) e o half banner (234 x 60 pixels).
O objetivo do banner é fazer conhecer ou adquirir um produto ou serviço.
O banner pode ser estático, animado e até mesmo interativo, com joguinhos que oferecem "prêmios" ou outra estratégia de marketing.
Embora poucas pessoas efetivamente cliquem nos banners, eles ainda são a forma mais popular de propaganda na web.

Base de dados
É um sistema de arquivamento e recuperação de dados.
No marketing de internet, uma base de dados poderia ser, por exemplo, um banco de dados que segmenta públicos-alvo de acordo com perfis econômicos, culturais, comportamentais etc. Esse banco tem ferramentas informatizadas que permitem cruzar dados e detectar, desta forma, coincidências e tendências de mercado.

Box
Texto curto que aparece dentro de uma caixa, complementar ao texto principal.

bps
Abreviação para o inglês bits per second, ou "bits por segundo". O bps é uma medida da taxa de transferência real de dados de uma linha de comunicação.

Blog
Blog é abreviação de weblog.
Embora qualquer registro freqüente de informações na web possa ser considerado um blog (as últimas notícias de um jornal online, por exemplo), a grande maioria dos blogs é como um diário pessoal, utilizado para partilhar com o resto do mundo os pensamentos e experiências de crianças, adolescentes e adultos.
Em geral, o blog é composto por pequenos parágrafos, publicados cronologicamente, podendo ou não conter fotos.
Como as ferramentas de blog permitem que usuários publiquem conteúdo sem precisar conhecer código HTML (veja este verbete) ou qualquer outro, o blog se espalhou rapidamente pela web: há blogs montados para equipes de trabalho discutir projetos e apresentar soluções; outros criados por quem emigrou e quer trocar notícias e fotos com os parentes e amigos que ficaram - e assim por diante.

Browser
Conhecido também como "navegador", o browser é o programa de navegação, o software usado para acessar a internet e visualizar o conteúdo das páginas WWW (Word Wide Web).
O primeiro browser gráfico (capaz de exibir imagens e cores) foi o Mosaic, criado em 1993, na Universidade de Illinois, nos EUA.
Alguns dos browsers mais conhecidos são o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer.

Veja Mais