Glossário

S

Seção
É a parte do site que reúne matérias sobre um mesmo tema geral ou de um mesmo tipo. Por exemplo, a seção "A Empresa" pode reunir as matérias "Histórico", "Objetivos", "Missão" e "Equipe"; mas uma seção "Entrevistas" vai reunir entrevistas com personalidades vindas de áreas diversas.

Servidor
Um servidor é um computador permanentemente conectado à internet que oferece (ou "serve", daí o seu nome) dados e recursos através dela, atendendo a pedidos de arquivos e serviços feitos por outros computadores também ligados à rede.
Há vários tipos de servidores. Na internet, os mais comuns são os web, que atendem a pedidos de arquivos (HTML, GIF etc.) feitos pelos browsers dos usuários.
Para funcionar como servidor, um computador deve possuir um software próprio para essa função, tal como o Apache ou o Microsoft IIS.
Os servidores da Calepino hospedam os sites desenvolvidos no sistema de publicação webTexto. Saiba mais sobre o sistema.

Shareware
É uma modalidade de comercialização de software, em que seu autor disponibiliza o programa gratuitamente para avaliação e uso experimental. Contudo, se você quiser passar usá-lo, deverá pagar uma licença ão seu autor.
O conceito de shareware é diferente do conceito de freeware (veja este verbete).

Sistema de publicação
Também conhecido como Content Managment System (CMS), o Sistema de Publicação e Gerenciamento de Conteúdo é um sistema que permite gerenciar e disponibilizar o conteúdo de um site de forma mais eficiente e dinâmica. Seus principais objetivos são permitir a fácil criação, publicação e interação do público com relação ão conteúdo de um site.
Em geral, o sistema de publicação permite que qualquer leigo em internet publique textos, fotos e documentos em um site, sem precisar depender de um profissional de Informática.
A Calepino lançou, em 2004, um dos mais sólidos sistemas de publicação do Brasil, o webTexto. Conheça.

Site
Embora alguns tentem traduzir por "sítio", é a palavra inglesa site (pronuncia-se "sáit") a que é mais usada no Brasil para designar um endereço virtual de páginas web, cuja porta de entrada é sempre a homepage (veja este verbete).

Smiley
É uma "carinha" construída com caracteres, que visa ajudar a expressar as emoções do autor de uma  mensagem.
A mais comum é :-) , mas há centenas de outras, como:
:-(   = carinha chateada
;-)   = piscando um olho
8^)   = pessoa nariguda de óculos
Para entender o smiley (pronuncia-se "ssmáilei"), gire-o 90 graus no sentido horário.

Spam
O spam é o envio de mensagens eletrônicas que não foram solicitadas. É geralmente formado por anúncios que são enviados para milhares de endereços na internet, simultaneamente.
O spam é uma espécie de mala-direta eletrônica, que desfruta de péssima reputação na internet, já que esses e-mails acabam congestionando as conexões e sobrecarregando as caixas postais de milhares de usuários, que perdem tempo e dinheiro apagando essas mensagens, todos os dias. 

Stickiness
É uma medida usada para avaliar o quanto um site é capaz de manter "grudados" nele os seus visitantes. Por exemplo, um site de notícias especializado no mercado imobiliário pode receber poucos visitantes mensalmente, mas esses visitantes são um público fiel que volta todos os dias, confia e compra as informações e serviços que aquele site vende.

Veja Mais