O poder de objetos complementares na estética de seu lar
Nosso lar é o lugar onde mais precisamos nos sentir bem e confortáveis, pois é o ambiente em que descansamos após um longo dia de trabalho, realizamos nossas tarefas básicas, recebemos e cuidamos de quem amamos e criamos nossa família. Sendo assim, investir em objetos de decoração que o tornem mais harmônico e aconchegante é uma boa recomendação para preservar as energias de um lugar tão especial quanto nossa casa.
A decoração, se bem planejada, pode ser bem simples e econômica, e uma reorganização dos móveis pode fazer toda a diferença no visual, além de permitir aproveitar mais o espaço e inovar de diferentes maneiras. Plantas, objetos de madeira, pinturas, quadros e vasos, por exemplo, também são ótimas opções para compor a estética de sua casa de forma leve e harmônica.
Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a decorar seu lar:
1. Plantas
Versáteis, charmosas e atraentes, as plantas, folhas e flores são uma boa escolha para decorar diversos ambientes, especialmente nossa casa. Quando utilizadas corretamente, elas dão cor aos cômodos e os deixam mais frescos, além de torná-los mais harmoniosos e agradáveis.
Podem ser utilizadas para uma diversidade de finalidades e de diferentes modos: no quarto, apoiadas em prateleiras; na sala, em forma de arranjo; e, no banheiro, geralmente em vasinhos. Além disso, trazem uma série de vantagens para o ambiente da casa: boas vibrações, circulação de ar e um toque personalizado de beleza natural.
2. Pintura
Pintar ou desenhar em uma parede é sempre uma boa opção quando se quer inovar e dar uma diferenciada no cômodo. É possível combinar a decoração do ambiente com a parede em questão, por exemplo, ornando almofadas, tapetes, mantas e outros objetos de destaque que possam compor um contraste elegante e harmonioso.
Há vários estilos de pintura para você escolher, de acordo com a que seja mais “a sua cara” e encaixe mais perfeitamente em sua casa. Grafites, desenhos ou pinturas que cobrem a parede inteira são algumas opções disponíveis.
3. Prateleiras
As prateleiras, além de serem uma forma de suporte para a decoração, podem compor uma. De diversos materiais, como madeira, vidro ou metal, as prateleiras são uma peça curinga em qualquer ambiente, sendo usadas para apoiar quadros, porta-retratos, objetos de decoração ou plantas.
E aqui vai mais uma dica: se sua casa tiver um estilo mais rústico, aposte na madeira, sem sombra de dúvidas! Ela combina perfeitamente com esse contexto, ainda mais se associada a uma bela composição de folhas e flores.
4. Quadros
Inserir quadros nos cômodos é uma ótima estratégia para dar cor e vida ao lugar: é uma forma de trazer personalidade, por meio da expressão de seus gostos pessoais. Capas de filmes, frases que te inspiram, imagens abstratas que brincam com cores e texturas, fotos de paisagens… São infinitas possibilidades. E, ainda, você pode brincar com a combinação dos quadros entre si, desenvolvendo uma associação entre eles.
Essa associação também pode ser feita de acordo com o posicionamento dos quadros, e, para isso, conte com o auxílio de ferramentas como pregos, parafusos e martelos.
5. Iluminação
A iluminação é um ponto de grande destaque em qualquer ambiente e, principalmente, na decoração. Com ela, é possível fazer jogos de luzes, ressaltar determinados espaços e tornar o ambiente mais aconchegante. Há uma grande variedade de modelos de luminárias, por exemplo, que podem ser adaptadas ao seu espaço e ao seu gosto.
A luz natural também é uma aliada no quesito decoração, pois deixa o lugar mais claro e aberto: investir em cortinas esvoaçantes e bonitas também é uma boa dica para incrementar a estética do local.