Existem diversas formas de se produzir alimentos, e o uso da agricultura de precisão se tornou parte delas. Quando falamos em tecnologia e agricultura, muitos não fazem ideia do que é ou como fazer. Afinal, ainda temos a falsa ideia que o campo e a tecnologia não devem se misturar.
Contudo, isso está longe de ser verdade. Pois, a tecnologia vem se alinhando com a agricultura e a pecuária desde o seu início. Por mais que os usos domésticos das tecnologias seja importante, eles não se comparam aos usos que o campo pode fazer.
Seja em maquinários ou até mesmo em formas mais eficientes de produzir. Não importa, a modernidade chegou e precisamos nos adaptar a ela. Assim sendo, uma ótima tecnologia que está tornando o agronegócio ainda maior é a agricultura de precisão.
Além de aumentar a produção, ainda a torna mais sustentável e mais eficiente. Mesmo assim, ainda se trata de uma tecnologia nova e muitos não fazem a menor ideia do que se trata.
Se você faz parte desse grupo que não faz ideia do que estamos falando, continue a leitura e entenda mais sobre esse novo sistema.
Afinal, o que é a agricultura de precisão
Antes de mais nada, você precisa entender o que de fato é a agricultura de precisão. Esse é um nome novo e por esse motivo não é muito conhecido ainda. Por meio da coleta de dados de áreas já estabelecidas na propriedade, a automação dos processos agrícolas se torna possível.
Todavia, para que esse processo ocorra de forma eficiente, ele precisa ser preciso. E é aí que entra a agricultura de precisão. Entre os principais objetivos está tornar possível que todas as condições de produção sejam atingidas.
Seja usando defensivos agrícolas ou até mesmo com a monitoração de pragas. Portanto, mesmo que você não conheça a fundo a agricultura de precisão, pode ser que ela esteja presente em sua propriedade.
A história do processo começou na década de 90. Pois é, apesar de não ser tão conhecido, o sistema que visa a precisão dos trabalhos agrícolas é antigo. No início, o uso era apenas para maquinários com sistema de localização por satélite.
Chamado de GNSS- Global Navigation Satelite System, esse foi o primeiro passo rumo à modernização dos processos agrícolas. Porém, são os dias atuais que chamam a atenção pelo grande uso do recurso.
Quais os benefícios do setor
São muitos benefícios, mas vamos focar naqueles que fazem mais diferença na produção agrícola. A agricultura de precisão é um sistema que pode ser usado na produção de grãos ou quaisquer outras culturas. Porém, também pode ser usada em pastos e tudo mais.
A técnica, como mencionamos acima, visa melhorar a produção com uso mais preciso dos itens. Dessa forma, os agricultores usam a técnica para aplicar fertilizantes, irrigar e descobrir falhas na plantação além de doenças.
Além disso, a agricultura de precisão gerencia as plantações em todas suas necessidades. Portanto, aumenta a produção e auxilia na economia da produção. Com isso, torna a produção mais sustentável também.
Por conta disso, hoje se tornou imprescindível que o agricultor possua um sistema assim. Em primeiro lugar, para que a fazenda cresça e consiga gerir ainda mais cultivos, o sistema de gerenciamento precisa ser eficiente. Mas além disso, se deseja se manter na competição acirrada que é a agricultura, precisa produzir mais.
Estima-se que o uso da agricultura de precisão aumenta em quase 70% a produção agrícola.
Pois é, hoje não podemos deixar o uso da tecnologia de lado. Sem ela é quase impossível ter sucesso em seu agronegócio.
Mas, você sabia de tudo isso sobre a agricultura de precisão?
Compartilhe com seus amigos!