A begônia maculata, como o próprio nome já diz, é uma espécie que pertence à família das begônias. Essas plantas, tão cheias de beleza são ótimas companhias para nossos jardins, internos ou externos. Contudo, muitos nem conhecem a fundo algumas das espécies.
Esse é o caso da begônia maculata, uma planta cheia de beleza e que nem parece ser real. Pensando nisso, montamos esse texto para ajudá-lo a entender o que é essa planta. Além disso, vamos ensiná-lo a cultivar essa planta em sua casa, com dicas simples.
Portanto, se você é um amante de plantas internas e ama o gênero das begônias, o texto a seguir é para você.
Begônia maculata: origem
Quando falamos em plantas para colocar dentro de casa, as opções diminuem bastante. Afinal, a maioria das plantas gostam da luz direta e não se dão bem na sombra. A begônia maculata é um exemplo de planta para casas ou até mesmo apartamentos.
A família das begônias contempla mais de 1400 espécies de plantas, que nascem nos quatro cantos do mundo. Entretanto, cerca de 200 espécies de begônias são nativas do Brasil. Assim sendo, a begônia maculata é uma planta brasileira.
O bioma que a planta foi descoberta é a Mata Atlântica. Porém, hoje em dia essa planta é muito rara e seu preço, em alguns casos, pode ser alto. Mas calma, que esse preço alto não é nada assustador e é acessível para você, caso deseje ter a planta em casa.
Como cultivar a planta em casa
Agora chegamos a um tópico que você vai adorar: aprender a cultivar a begônia em casa. Se optar pela compra da planta, saiba que terá que desembolsar uma média de R$ 200 pela planta.
Contudo, mesmo que opte por plantá-la em casa ou já compre a planta, deverá seguir alguns cuidados básicos. Em primeiro lugar, a planta não pode ficar sob a luz direta. Procure por locais como janelas que possuam cortina.
Apesar de não gostar de luz direta, a planta não lida bem com o escuro. Após isso, é preciso escolher uma terra rica em nutrientes. Isso pode ser obtido por meio da compra da terra ou compostagem com matéria orgânica.
A planta deve ser regada por no máximo 3 vezes na semana, apenas para manter o solo úmido. E cuidado com as crianças e animais domésticos, pois a planta é tóxica.