Uma das raças mais incríveis que podemos mencionar é a Tabapuã. Porém, mesmo sendo muito peculiar e muito importante, essa não é uma raça que ouvimos falar com frequência.
Ela possui uma relevância enorme e quando comparadas a outros animais, se destaca bastante.
Também chamada de Zebu brasileiro, ela é uma raça incrível e é muito útil para a pecuária.
Os motivos são muitos, indo desde a melhoria genética até a alta produção de carne. Dessa forma, o Tabapuã é uma raça que se destaca de todas as outras.
Além disso, há cerca de 40 anos, o animal é reconhecido no Brasil. O órgão responsável por esse reconhecimento é o Ministério da Agricultura. Mas as curiosidades que rondam essa linda raça são muitas, e você precisa saber de pelo menos uma parte deles.
Então, se quer saber desses fatos curiosos, continue a leitura do texto a seguir e aprenda como essa raça pode mudar nossa pecuária.
Qual a origem do Tabapuã
Tudo começou nos anos 40, quando a raça passou a adquirir algumas das suas características únicas. Além disso, esses fatores perduram até hoje e isso é o que torna a raça única. A parte genética começou a ocorrer com os cruzamentos dos gados mochos e de raças indianas.
Contudo, um fato curioso sobre o Tabapuã é que a raça é brasileira. A história de origem do animal teve início no estado de Goiás, com o pecuarista José Gomes Louza. Assim sendo, o fazendeiro passou a ter interesse pelos Zebus, raça de animais indianos.
Porém, outros pecuaristas começaram a importar essa raça e decidiram cruzar com a raça mocho.
Então, com isso surgiu os primeiros zebus mochos brasileiros. Mas logo após, os frutos desses cruzamentos foram usados para cruzamento com outras raças. Entretanto, uma delas foi a raça nelore. O intuito era a melhoria genética dos animais.
Por mais que isso não pareça importante, é dessa forma que conseguimos melhores animais e melhores preços. Além de claro, uma carne de qualidade superior. E para nossa alegria, o Tabapuã deu muito certo e logo começou a chamar a atenção de muitos pecuaristas.
Todavia, o órgão que é responsável pelo registro desses animais, só aprovou a raça em 1970. O nome oficial é mesmo Tabapuã e ele faz parte do grupo das raças zebuínas.
Quais as características do animal
Agora chegou a hora de você, caro leitor, entender quais as principais características que essa raça possui. Entender essa parte é imprescindível para que você compreenda os motivos que fazem dessa raça tão importante.
Em primeiro lugar, a raça possui uma docilidade que o torna fácil de ser manejado. Além disso, a raça é muito famosa no país por diversos motivos. Um deles é que o animal é muito fértil.
Então, se você está em busca de gados para corte, a fertilidade é algo que faz muita diferença. Afinal, quanto mais bois, mais vendas e mais dinheiro em caixa. Outro ponto positivo é que a raça Tabapuã é uma das que ganham peso mais rápido.
Segundo um estudo que avaliou o ganho de peso de algumas raças, essa foi a segunda que mais conseguiu isso. Portanto, a principal indicação do uso do animal é na pecuária focada em bovinocultura de corte.
Os animais dessa raça são cerca de 195 quilos para os bezerros e 180 quilos para as novilhas. Quando adultos os machos atingem 330 quilos e as fêmeas podem chegar a ter 276 quilos.
Então, vemos que a raça é uma das mais eficientes e mesmo sendo de pequeno porte, ainda são muito importantes para a pecuária brasileira.
E você, sabia de tudo isso? Compartilhe o texto com seus amigos agora mesmo!