Uma dúvida frequente entre os apaixonados por plantas, saber a hora de regar é importante por diversas razões. Afinal, um dos recursos necessários para a vida como um todo é a água. Dessa forma, as plantas precisam ainda mais desse recurso.
Contudo, mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados com a planta para que a água não a prejudique. Pensando nisso, no texto a seguir vamos explicar todos os passos antes de iniciar sua rega e como você pode fazer isso.
Plantas e a hora de regar: como descobrir?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que plantas diferentes precisam de quantidades de água diferentes. Pois, cada uma possui uma origem e entender isso é primordial para que você entenda a hora de regar sua planta.
Existem plantas como por exemplo as suculentas, que não precisam de água quase nunca. Sendo parte deste grupo, os cactos, o motivo para isso se torna bem óbvio. Pois, esse grupo de plantas possui uma forma de armazenar água.
Portanto, você deve compreender a família a qual sua planta pertence para possibilitar uma rega eficiente. Uma planta bem diferente dos cactos é o mamão, que precisa de ao menos duas regas no dia para crescer forte e saudável.
E por aí vai, existem plantas como as suculentas que uma rega semanal já é suficiente, mas outras que exigem ao menos 2 no dia. A hora de regar está ligada ao habitat de origem da planta e como a planta evoluiu.
Cuidados na hora de regar
Após entender as necessidades que sua planta possui, é importante ter em mente que a rega deve ser feita com cuidado. Pois, apesar da planta precisar de água, ela vai absorver tudo que você jogar.
Por exemplo, se você jogar pouca água, a planta vai absorver pouca água e pode ficar com um aspecto seco. Do mesmo modo que se você jogar muita água, a planta pode vir a apodrecer. A melhor maneira é realizando alguns testes antes de jogar água.
Um deles diz respeito a colocar o dedo na terra para conferir se está seco. Caso a resposta seja sim, jogue água até ficar úmido. Uma forma de fazer isso é com borrifadores de água ou regadores.
E com isso, você verá seu jardim mudar de forma positiva, pois as plantas serão hidratadas de forma correta.