Um dos principais setores de nossa economia é a avicultura. Porém, as relações de trabalho são iguais em todos os lugares, e é preciso maturidade para lidar com a equipe. Por mais que a área tenha no avicultor, seu responsável, existem diversos outros profissionais que precisam ser respeitados.
Além disso, um dos principais itens que devem ser levados em consideração são os cuidados com os animais. São questões complexas que tornam o setor mais respeitado, se forem levados à risca.
Um dos focos de qualquer setor é o aumento da produção. Contudo, não existem formas de realizar isso se não for com uma boa equipe ao seu lado. O granjeiro é um dos profissionais que mais fazem diferença em uma granja. Afinal, será ele quem vai de fato colocar a mão na massa.
Por conta disso, é necessário ter boas políticas de trabalho e ainda dar condições dignas de trabalho. Pois, um dos motivos que fazem a produção diminuir, é a falta de segurança ou higiene na granja.
Então, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a alavancar seu negócio em avicultura. Continue a leitura
Para se sair bem no ramo da avicultura tenha uma relação eficaz com seu granjeiro
A avicultura é o setor que mais cresce no país. Pois, a carne de frango se tornou item necessário para a mesa de quase todo o brasileiro. Porém, muitos não sabem como o setor funciona e muito menos como é feito o trabalho nas granjas.
O responsável por todos os processos é o chamado avicultor. Em alguns casos, ele é dono da granja e precisa lidar com todas as questões importantes. Portanto, o lide com os funcionários deve ser feito por ele.
Contudo, entre os principais membros da equipe, podemos citar o granjeiro. Pois, será ele quem vai definir os processos básicos da granja e se ele não trabalhar direito, tudo vai sair errado.
Apesar do contrato de trabalho ser um meio de evitar problemas, ele não consegue sozinho. É preciso que esse contrato seja feito de forma clara, sem deixar qualquer dúvida. Além disso, deixe bem explicado quais os direitos e quais os deveres que o granjeiro terá.
A melhor forma de fazer isso é colocando as funções corretas. Não exija muito do funcionário, espere pela proatividade e terá.
Todavia, também é preciso que o trabalho seja realizado em boas condições. Uma forma de fazer isso é com as técnicas de segurança do trabalho. Dê bons equipamentos de proteção individual, e ofereça uma carga horária justa.
Por fim, se o granjeiro for morar na propriedade, sua casa precisa ser confortável. Uma dica é permitir que a família use, de fato, sua casa. Isso pode ser feito com o cultivo de uma horta ou jardim. Não importa, dando boa qualidade de vida, o trabalho será feito com qualidade.
Biossegurança na avicultura
Por último, temos uma excelente dica para tornar os processos ainda melhores. Quando falamos em cultura de animais, precisamos ficar de olho na higiene. Pois, esse é um item básico que faz com que a produção aumente e seja feita de forma mais correta.
Além disso, usar conceitos de biossegurança na avicultura auxilia a evitar doenças. São conceitos simples, como uso de roupas de produção, limpeza dos ambientes e manter os alimentos em local seguro.
Tudo isso, irá auxiliar na otimização da granja ou se preferir, aviário. Esses locais, quando bem estruturados, tendem a produzir muito mais. E seguindo as técnicas de biossegurança, tudo fica ainda melhor.
E você, sabia de tudo isso sobre a produção na avicultura?
Compartilhe o texto agora mesmo!