Quando falamos em raças com dupla aptidão, a Pardo Suíço é uma das principais. Falamos em dupla aptidão quando queremos nos referir a animais que podem ser usados para produção de leite e carne. Pois, esta é uma característica que poucos animais possuem e as raças que permitem isso são muito valorizadas.
Nosso país é conhecido pela sua diversidade em raças bovinas. Isto é excelente para que o setor evolua ainda mais, além de permitir os processos de cruzamento entre animais. Afinal, essa é uma das melhores formas de se obter novas e melhores raças.
Dessa forma, mesmo que uma raça não seja tão popular se comparada a outras, elas ainda são importantes para a pecuária como um todo. Assim sendo, você precisa conhecer algumas novas raças como por exemplo a Pardo Suíço.
No texto a seguir vamos contar qual a origem do animal, quando chegou ao Brasil e claro, quais suas características. Então, continue a leitura e descubra tudo isso e muito mais!
Origem da raça Pardo Suíço
Poucas raças bovinas são consideradas puras. Devido ao tempo de existência que esses animais possuem, é bem provável que tenham cruzado com outras raças. Por mais que esse cruzamento seja natural, ele retira a originalidade das raças. Mas quando falamos da raça Pardo Suíço, estamos falando de uma das únicas raças puras do mundo.
Esses animais viviam numa região que hoje é considerada nordeste da Suíça. Um fato curioso é que os animais vivem lá desde 4 mil a.C. Por esse motivo, a raça é tida como uma das mais antigas e mais puras que existem no mundo.
Ela é muito apreciada devido a diversos fatores como qualidade da carne do leite. Além disso, o animal já foi usado como boi de tração.
Fato curioso: no final dos anos 60, a Associação Suíça decidiu usar vacas leiteiras da América do Norte. Contudo, um grupo de criadores tradicionais decidiu por manter as raças originais.
O animal chegou ao Brasil no ano de 1905. Pois, nosso país percebeu que o mundo estava se focando na produção de carne. Uma forma encontrada para permitir isso foi importar a raça Pardo Suíço original (Braunvieh). A importação foi da Suíça, México e até mesmo Canadá.
Desde então, temos selecionado os animais puros para o processo chamado de cruzamento industrial.
Características que o animal possui
Cada raça possui características únicas que são importantes para a indústria. Seja a aptidão leiteira, como por exemplo o gado Girolando, ou para corte, como a raça Angus, cada um serve para algo. Mas, ainda temos um pequeno e seleto grupo, que chamamos de gado com dupla aptidão.
Um ótimo exemplo disso é a raça Pardo Suíço. Além de ser uma ótima raça para cruzamentos industriais, o animal ainda produz leite e carne. Todavia, a raça não apenas produz esses itens, como os faz com qualidade.
O principal problema dos gados leiteiros é a quantidade da produção e a qualidade que o leite possui. Afinal, todo animal produz leite mas nem sempre essa produção serve para consumo humano.
Entre suas principais características estão a grande e eficaz produção de leite. Além disso, o animal produz uma carne de excelente qualidade, o que o torna excelente para corte. Por conta disso, países como Canadá e México importam a raça apenas para isso.
A raça também se reproduz com pouco tempo de vida, que é chamado de precocidade. Contudo, também vive longos e se adapta muito bem a qualquer clima ou região. Por último, é uma raça que é considerada rústica, sobrevivendo a quase tudo.
Legal né?
Sabia de tudo isso? Compartilhe o texto com seus amigos!