Muitas pessoas acham que o processo de sanitização serve, somente para as indústrias. Contudo, na realidade, as residências, também, podem passar pelas etapas da sanitização. Dessa forma, a sua casa estará mais limpa, livre de microrganismos que podem fazer mal para você e sua família.
Saber quais são as etapas da sanitização, vai te ajudar a entender como esse procedimento pode livrar sua casa desses perigos invisíveis, incluindo o vírus da COVID-19, e tornar o ar da sua casa mais saudável.
Onde a sanitização pode ser aplicada
Antes de falar das etapas da sanitização, é bom saber o que é exatamente esse processo e onde ele pode ser aplicado. Primeiro, a sanitização é mais do que uma simples limpeza, ela é um processo que usa produtos químicos ou métodos físicos específicos, sendo capaz de eliminar os microrganismos de superfícies e ambientes, ou reduzi-los a um nível aceitável. Assim, o risco de contaminação por eles será baixo.
Esse processo pode ser feito em vários locais, desde um simples sofá ou bicho de pelúcia, eliminando ácaros e fungos que causam alergias respiratórias, até uma sala que precisa ser totalmente estéril, como um bloco cirúrgico.
Assim, o processo de sanitização ideal para você depende do que você pretende sanitizar e do tipo de material que o compõe.
Etapas da sanitização
O processo de sanitização completo possui quatro etapas básicas: pré-lavagem, lavagem, enxágue e a sanitização. Cada uma dessas etapas é extremamente importante para que o resultado final seja garantido. Assim, nenhuma etapa deve ser pulada e todas devem ser realizadas da forma mais correta o possível.
1. Etapa de pré-lavagem
Essa etapa consiste em jogar água nas superfícies que se deseja limpar. Esse processo serve para retirar as sujeiras mais visíveis e eliminar as substâncias que são solúveis em água.
2. Etapa de lavagem
Já a etapa da lavagem envolve o uso de detergente, que precisa ser o adequado para o nível de sujeira do local, além da origem dela.
Dessa forma, os detergentes usados podem ser o neutro, para sujeiras leves, o alcalino, para sujeiras medianas, e os detergentes ácidos, para sujeiras mais pesadas.
3. Etapa de enxágue
A próxima etapa, que é o enxágue, é feita só com água. Contudo, essa água precisa estar em temperatura elevada. Assim, a retirada dos microrganismos é feita de forma mais eficiente. Além de inibir o crescimento de novos.
4. Etapa de sanitização
Por último, temos a etapa da sanitização em si. Ela utiliza os agentes químicos ou físicos necessários e apropriados para cada ambiente e situação. Dessa forma, você consegue garantir que o resultado será um ambiente final limpo e esterilizado.
Nessa etapa, é importante lembrar que cada ambiente e objetivo necessitará de um tipo de produto químico ou método físico. Uma sala residencial não precisa do mesmo nível de esterilidade que um CTI hospitalar, por exemplo.
5. Manutenção
Entretanto, é importante lembrar que a sanitização não evita que os microrganismos voltem a crescer. Ela possui um tempo de validade e precisa ser renovada para garantir que o ambiente continue limpo.
Além disso, os produtos usados são perigosos e controlados, por isso não devem ser aplicados sem se ter conhecimento prévio do processo.
Por fim, agora que você já entendeu as etapas da sanitização, sabe que é um procedimento capaz de deixar sua casa mais segura para você e sua família.
Mas, sabe que para isso, o procedimento precisa ser feito de forma correta. Dessa forma, para garantir que você terá o resultado esperado, contrate uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.
Assim, você tem a segurança que os profissionais são treinados e qualificados, logo, sabem a forma certa e eficaz de realizar a sanitização.