Quando falamos em árvore certa para calçada, precisamos tomar cuidado pois a escolha precisa ser perfeita. Além de gerar sombra, a árvore ainda auxilia todo nosso meio ambiente, mas quando falamos do plantio em calçada, é preciso escolher uma árvore certa.
Pois, nesse caso, a beleza da planta não tem tanta importância, e entram outros requisitos no processo de escolha. Portanto, se está em busca de árvores certas para calçada, o texto a seguir é para você. Além de ajudá-lo a escolher uma boa espécie, também vamos contar os motivos de ter uma calçada arborizada.
Qual a árvore certa para calçada?
Em primeiro lugar, vamos falar sobre algumas plantas que são indicadas para o plantio em calçadas. Em geral, todas elas têm algo em comum que é o fato de não crescer muito e nem soltarem muitas folhas. Afinal, esses são os principais itens que queremos ao plantar uma árvore na calçada.
Então, a primeira dica que temos é o araçá-vermelho. Além de crescer no máximo 9 metros de altura, a copa da planta não fica cheia. Dessa forma, não atrapalha fiações elétricas e nem a iluminação pública.
Outro item importante é que essa planta não se reproduz de forma fácil, então você não terá problemas com novas plantas surgindo. E o araçá-vermelho se mantém florido durante todo o segundo semestre do ano.
Em segundo temos a pimenteira-bastarda. Uma árvore bem pequena, essa é uma árvore frutífera, que produz um fruto bem similar ao da goiaba. Seu tamanho não chega a mais de 6 metros e a planta é muito popular na Bahia se estendendo até o Rio Grande do Sul.
E em terceiro e último lugar temos a Jacarandá da Caroba. Essa faz do grupo das árvores médias, podendo chegar até 10 metros de altura. Seu tronco possui uma circunferência de 50 cm. Ela é conhecida em todo o país e é muito usada como árvore de reflorestamento.
Por que ter árvores na calçada?
Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o motivo que você deve ter uma árvore certa para calçada. O primeiro é a beleza que a árvore trará para sua casa, pois todas que citamos acima são espécies lindas.
E em segundo, a preservação da natureza. Afinal, as zonas urbanas destroem grande parte da flora e nós precisamos recuperar isso com gestos assim.
Plante já a árvore certa para a calçada!