Saiba quais os sintomas da pré-menopausa e como eles podem ser amenizados!
As alterações hormonais fazem com que diversos sintomas da pré-menopausa afetem as mulheres nesse período da vida, mudando tanto aspectos físicos como emocionais.
A pré-menopausa consiste na transição entre o período reprodutivo e o não-reprodutivo, tendo uma duração aproximada de 10 anos que antecedem a menopausa.
Essa fase é dividida em três etapas: a pré-menopausa, menopausa e o climatério, sendo comum que elas ocorram entre 45 e 55 anos. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos é chamada de precoce.
Em geral, a paciente é considerada na menopausa quando fica 12 meses sem menstruar.
Na pré-menopausa os ovários param de produzir alguns hormônios, o que resulta em mudanças no corpo e surgimento de algumas doenças relacionadas, como as cardiovasculares e a osteoporose.
A seguir saiba mais sobre os sintomas da pré-menopausa e as mudanças que ocorrem nessa fase.
Quais as mudanças hormonais da pré-menopausa?
Na idade reprodutiva as mulheres produzem todas as três classes de esteroides sexuais: os estrógenos, as progestinas e os androgênios.
Os estudos ainda não explicam totalmente a função dos androgênios, mas eles precedem os estrogênios e tem relação com a libido feminina e a massa muscular, afetando o desenvolvimento do folículo ovariano a cada ciclo menstrual.
Os sintomas da pré-menopausa são sentidos por 80% das mulheres que entram na menopausa, sendo que apenas 20% dos casos são assintomáticos.
De acordo com estudos, as mudanças e sintomas são decorrentes principalmente da diminuição dos níveis de estrogênio.
A deficiência estrogênica é responsável por mudanças fisiológicas e comportamentais na mulher, incluindo:
- ondas de calor;
- suores noturnos;
- atrofia urogenital;
- mudanças de humor;
- depressão;
- irritabilidade;
- insônia.
Os sintomas da pré-menopausa surgem alguns anos antes da interrupção definitiva da menstruação (que caracteriza a menopausa).
A diminuição do estrogênio ainda apresenta relação com o surgimento de patologias como a osteoporose e as doenças cardiovasculares, principalmente devido à perda de massa óssea e muscular nesse período.
Por que engordei na pré-menopausa?
Uma das reclamações mais comuns entre as mulheres que estão entrando na pré-menopausa é sobre o ganho de peso mesmo com a manutenção dos mesmos hábitos.
O que ocorre é que a redução estrogênica também favorece o surgimento da obesidade central. Ela é caracterizada não apenas com o ganho de peso, mas com o acúmulo de gordura na região abdominal.
Essas alterações ainda podem desencadear complicações metabólicas, como a dislipidemia, que consiste no colesterol anormalmente elevado ou gorduras (lipídeos) no sangue.
As mudanças no metabolismo das lipoproteínas, que aumenta o colesterol no sangue, e o aumento da pressão arterial, também mais comum na pré-menopausa, estão entre os responsáveis pelo risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Portanto, as alterações hormonais na pré-menopausa interferem na saúde da paciente, demandando um acompanhamento médico mais frequente.
Quais os sintomas da pré-menopausa?
A pré-menopausa é o período no qual o organismo indica que mudanças significativas estão se aproximando. Além das consequências da redução do estrogênio apresentadas anteriormente, os sintomas da pré-menopausa também incluem:
- encurtamento do ciclo menstrual;
- maior intervalo entre as menstruações e instabilidade nos ciclos;
- eventuais menstruações abundantes;
- irritabilidade e mudanças de humor;
- insônia,
- diminuição do desejo sexual.
Caso esses sintomas da pré-menopausa é importante que a mulher consulte-se com um ginecologista. Um exame de sangue com avaliação dos níveis de FSH pode determinar a proximidade com a menopausa.
Como manter o bem-estar na menopausa?
Com tantas mudanças após os 50 anos, muitas mulheres sentem-se ainda mais insatisfeitas e infelizes com os sintomas da pré-menopausa, o que é normal, mas deve ser encarado de frente.
A seguir apresentamos alguns recursos que ajudam a minimizar os sintomas e efeitos indesejados dessa grande mudança hormonal. Confira!
Controle do peso
Se você ainda não está na menopausa uma dica é investir em atividades físicas para ganho de massa muscular que vão ajudar no controle do metabolismo posteriormente.
Caso você já esteja na menopausa uma opção é a reeducação alimentar, direcionando a dieta para opções mais saudáveis.
Alimentação
A reeducação alimentar é uma importante aliada na pré-menopausa para reduzir os desconfortos e o ganho de peso dessa fase. Entre as dicas podemos destacar:
- incluir a semente de linhaça na dieta diária;
- melhorar o consumo de cálcio que pode ser encontrado em peixes, soja e legumes;
- reduzir o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas;
- beber a quantidade adequada de água de acordo com o peso;
- diminuir a ingestão de gordura e açúcar refinado.
Além da dieta baseada em alimentos mais saudáveis é possível que o médico indique o uso de alguns suplementos, como cromo, ômega 3 e magnésio.
Entre os sintomas incômodos dessa fase também está a pele mais seca, sendo importante investir em cuidados que incluam o uso de hidratantes para pele e cabelos e consumo de água.
Reposição hormonal
Apesar de muitas mulheres falarem sobre a reposição hormonal, essa opção deve ser recomendada especificamente pelo médico após uma avaliação individual do quadro de saúde da paciente.
De acordo com uma pesquisa da Unicamp, 19,5% das brasileiras fazem ou já fizeram o tratamento de reposição hormonal. Destaca-se, entretanto, que ele tem efeitos colaterais que também devem ser considerados nessa escolha.
Em geral, a reposição hormonal ameniza os sintomas da pré-menopausa e do climatério, melhorando aspectos como:
- secura e coceira vaginais;
- dores durante as relações sexuais;
- incontinência urinária;
- perda de massa muscular;
- problemas no metabolismo que influenciam o ganho de peso;
- irritabilidade e mudanças de humor.
Os cuidados pessoais nessa fase e antecipadamente são importantes para amenizar os sintomas da pré-menopausa.
Uma opção caso a mulher apresente muitos incômodos estéticos com o ganho de peso e acúmulo de gordura na região abdominal é a cirurgia plástica, mas a opção deve ser avaliada por uma especialista previamente, considerando o estado de saúde da paciente.
Portanto, apesar dos incômodos sintomas da pré-menopausa, conhecer as mudanças hormonais e no corpo nessa fase é fundamental para buscar tratamentos adequados e hábitos que garantem mais qualidade de vida.