Perspectiva do setor é positiva e projeção é de recuperação das perdas que ocorreram na pandemia
A pandemia de coronavírus trouxe muitos prejuízos para diversos setores da economia, e um dos grandes afetados foram os restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Com as pessoas em isolamento, a alimentação fora do lar sofreu uma grande baixa no período e aos poucos está se recuperando.
Somente em janeiro de 2023, o crescimento do setor foi de 19,6% em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB). A pesquisa foi realizada entre os estabelecimentos associados ao órgão. O IDF é um dos índices mais significativos e importantes do segmento.
De acordo com uma projeção feita pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, food trucks e lanchonetes, devem registrar um crescimento de 10,2% em seu faturamento em relação a 2021. A estimativa é que o setor alcance um total de cerca de R$540 bilhões em 2023.
Essa alta representa uma grande recuperação para o setor, que sofreu muito com a pandemia e precisou se reinventar. Muitos estabelecimentos recorreram às entregas a domicílio como a principal fonte de renda no período da pandemia para conseguir manter o negócio funcionando e não dispensar os funcionários.
Principais tendências do mercado de alimentação fora do lar
Com esse mercado em ascensão e voltando a crescer, muitas oportunidades de negócio vão surgir. Conheça alguns conceitos que são tendências na alimentação:
Food Trucks
Por ser um estabelecimento que funciona sobre rodas, os food trucks ainda são um excelente modelo de negócio, tanto para os clientes, como para os empreendedores. Os food trucks podem ser deslocados para diferentes locais, como parques, festivais e estacionamentos de shoppings, adaptando-se ao fluxo de pessoas em cada localidade e explorando diferentes nichos do mercado.
Restaurantes veganos e vegetarianos
Segundo os dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos. Com um público que está em constante expansão, restaurantes que oferecem esse tipo de alimentação são uma tendência no mercado de alimentação.
Grab and Go
O conceito do Grab and Go, muito popular nos Estados Unidos, consiste em oferecer refeições balanceadas já prontas e embaladas. O cliente escolhe o que deseja no local, efetua o pagamento e leva a refeição consigo para ser consumida em outro lugar. Esse modelo de negócio é muito adequado para grandes centros urbanos, onde as pessoas possuem cada vez menos tempo para cozinhar.
Comfort food
Esse conceito de restaurante tem como foco a nostalgia evocada por certos pratos. São alimentos que despertam memórias agradáveis nos clientes, como uma refeição preparada pela avó, por exemplo. Em geral, trata-se de comidas regionais ou pratos simples do cotidiano.
Para empreender no mercado alimentício, é fundamental prezar por alguns conceitos essenciais, tais como oferecer um bom atendimento, manter rigorosos cuidados com a higiene, inovar constantemente e oferecer variedade de opções. Além disso, é importante disponibilizar diversas formas de pagamento, como aceitar vale alimentação no meu estabelecimento, para atrair mais clientes e aumentar as chances de fidelizá-los.