O minimalismo leva simplicidade e ambiente calmo, enquanto o maximalismo é um espaço cheio de cor e detalhes
O estilo maximalista e o minimalista são duas vertentes de design de interiores interessantes e distintas entre si. Sendo um o oposto do outro, as abordagens possuem características próprias e cada uma é indicada para diferentes perfis de pessoas.
Na decoração de banheiro, pode-se optar pelo maximalismo ou minimalismo, a depender do gosto da pessoa e da personalidade que deseja transmitir. Cada uma garante um banheiro bonito e prático, para que a funcionalidade não fique de lado.
Estilo minimalista no banheiro
O minimalismo é o estilo para quem valoriza a simplicidade e harmonia visual. Suas principais características são espaços com o mínimo de objetos, com cores neutras e suaves e com linhas retas para um design clean.
No banheiro, o minimalismo se traduz em priorizar a praticidade, com azulejos claros e lisos, porcelanatos com acabamento acetinado ou fosco, o que também irá facilitar a limpeza e levar sensação de amplitude.
Para quem é indicado?
O estilo minimalista em banheiros é ideal para quem busca um ambiente relaxante e com aspecto organizado. Usuários que preferem tranquilidade visual optam por essa decoração simples e elegante.
Estilo maximalista no banheiro
O maximalismo é o oposto do minimalismo, pois sua aposta é na riqueza visual, mistura de cores, texturas e elementos diversos compõem o ambiente.
No banheiro, o maximalismo tem designs marcantes, azulejos estampados, mosaicos coloridos, revestimentos 3D e uso de materiais variados como madeira ou metais, de fato é um espaço cheio de personalidade.
Para quem é indicado?
Esse tipo de decoração pode ser considerada exagerada para muitos, mas traduz a personalidade forte de pessoas que gostam de ambientes criativos e cheios de atitude.
A decoração é uma forma de expressar a personalidade, e o maximalismo nesse sentido é muito utilizado por quem aprecia detalhes artísticos e várias texturas.
Revestimentos
Na decoração, o revestimento do banheiro é uma peça-chave, pois ele tem funcionalidade de garantir um banheiro bonito, seguro e duradouro, e pode se adequar a diferentes estilos e necessidades do usuário.
Algumas utilidades que os revestimentos de banheiro podem ter:
- proteção contra umidade e infiltrações;
- facilita a limpeza e manutenção;
- propriedades antiderrapantes;
- aumenta a proteger a vida útil do espaço;
- cria a base visual do banheiro.
Dependendo da área do banheiro, seja paredes, piso ou box, os revestimentos são selecionados com características específicas para resistir à umidade e ao uso constante, além de garantir segurança.
Dicas para revestimento minimalista
Para o minimalismo, os revestimentos de cores neutras são a aposta certa com branco, bege ou cinza-claro. Para levar a sensação de limpeza e ordem, a opção são os que têm pouca ou nenhuma textura.
– Utilize grandes placas de porcelanato para diminuir o número de rejuntes e aumentar a sensação de amplitude.
– Revestimentos monocromáticos facilitam a criação de um espaço mais uniforme e sofisticado.
Dicas para revestimento maximalista
A principal dica é combinar revestimentos diferentes, na parede e no piso, com opções contrastantes com detalhes que deem destaque.
Azulejos hidráulicos, porcelanatos decorados e ladrilhos 3D são algumas ideias do que pode ser usado, bem como apostar em um mosaico de cores vibrantes pelo menos em uma parede para ter um ponto focal.