Se você perguntar para a maioria dos brasileiros sobre a bebida que não pode faltar no café da manhã, grande parte vai responder que é o bom e velho cafezinho preto. A bebida está presente em cerca de 90% dos lares brasileiros e hoje em dia existem muitas formas de consumi-la, o que deixa todo mundo indeciso na hora de escolher.
Porém, uma coisa é certa, os dois métodos mais conhecidos entre as pessoas são o café coado e o café que fazemos na cafeteira elétrica. Ao redor do mundo, é claro que isso pode mudar um pouco. Aliás, na Inglaterra, por exemplo, as pessoas mal sabem o que é um café coado, sendo muito mais comum usar a cafeteira elétrica.
Além disso, a maneira como você faz o preparo do seu café também pode transformar completamente a experiência degustativa. Cafeteira ou coador? Cada um desses métodos possui particularidades e pontos positivos, cada um impacta de uma forma no sabor, no aroma e até mesmo na textura do café na hora em que for consumi-lo.
Você confere abaixo as principais características de ambos os métodos e uma dica certeira de como escolher a melhor maneira para preparar o seu café de todos os dias.
Coador
O café coado costuma ser feito com um coador de pano ou de papel, e é considerado um dos métodos mais tradicionais de se fazer café. Além de oferecer um controle mais manual sobre todo o processo, é um momento no qual você se concentra somente naquilo. Nesse processo, a água passa lentamente pelo pó do café, garantindo extração mais suave.
O coador de papel apresenta como resultado um café mais leve, com menos corpo e também mais limpo no sabor. Enquanto isso, o coador de pano preserva mais os óleos, o que resulta em uma bebida com sabor mais forte e encorpado.
Principais características do café coado
Entre as principais características do café coado, podemos apontar o sabor bem mais suave e equilibrado, além de ser um café filtrado com menos sedimentos. Vale ressaltar que o café coado tem corpo médio, mas isso vai depender do coador que você escolher usar. O café coado é perfeito para quem gosta de um café mais delicado e com menos amargor.
Cafeteira
Hoje em dia existem diversos modelos de cafeteiras, desde a clássica italiana até as mais modernas e elétricas, que oferecem, principalmente, praticidade para quem tem uma rotina mais agitada. O uso da pressão na maioria das cafeteiras resulta em uma bebida com muito mais corpo, amargor e cremosidade. Ah, tudo isso porque a extração do pó de café é feita de forma mais intensa, especialmente em máquinas de café expresso.
Principais características da cafeteira
Uma das principais características das cafeteiras é um café mais intenso e concentrado, além de ser mais fácil de deixar cremoso e com mais corpo. Vale ressaltar que a preparação é muito mais rápida, o que mantém as características fortes presentes no grão. As cafeteiras são ideais para quem gosta de um café mais robusto e intenso.
Como fazer a melhor escolha?
Escolher entre uma cafeteira ou um coador vai depender principalmente do seu gosto pessoal quando o assunto é café e também da sua rotina. Se você gosta de um café mais leve e prefere ter o controle sobre a infusão, o café coado é a melhor opção.
Agora, se precisa de algo prático e prefere um café mais intenso, a cafeteira é com certeza a melhor alternativa. Para os amantes de um café mais encorpado, as máquinas de expresso, por exemplo, são perfeitas para quem prefere uma bebida cremosa e forte.