A cidadania europeia é o desejo de muitos brasileiros que querem ou já foram morar na Europa. Afinal, no velho continente você encontra muitas vantagens de vida – e quando é um cidadão de lá, é muito mais fácil aproveitar delas.
Mas há uma questão: como conseguir a cidadania europeia? Apesar de parecer difícil, há mais de uma maneira de fazer isso: por casamento, nascimento, descendência e tempo de moradia são algumas das maneiras.
Então, prossiga com a leitura do artigo e veja como conseguir a sua cidadania num país europeu. Aproveite para ver quais documentos são necessários e as vantagens da cidadania europeia!
Como conseguir a cidadania europeia?
“O número de imigrantes brasileiros na Europa foi de mais de 1,3 milhões de pessoas em 2020. Isso significa 30% dos brasileiros que vivem no exterior.” (fonte: Ministério das Relações Exteriores)
Segundo a Legislação Brasileira, é possível obter a cidadania estrangeira de mais de uma maneira, podendo ter até dupla cidadania. A dupla cidadania é aceita na maioria dos países da União Europeia e em alguns de fora do bloco.
O tempo médio para conseguir a cidadania europeia é de 4 a 10 anos, se a solicitação for feita a partir do Brasil. Solicitando diretamente no país, o tempo diminui para 6 meses a 1 ano.
E quais são as formas de conseguir a cidadania estrangeira?
- Descendência
- Nascimento
- Casamento
- Tempo de moradia
- Investimento
Cidadania europeia por descendência
Se você é descendente de imigrantes europeus, é possível obter a cidadania europeia por descendência. Em geral, filhos ou netos de imigrantes apresentam a maior facilidade de se tornarem cidadãos europeus.
Cada país apresenta as suas regras para aceitar a descendência europeia, mas costumam solicitar as suas documentações e as de seus ancestrais.
Cidadania europeia por nascimento
Em alguns países europeus, é possível obter a cidadania europeia ao nascer e residir durante um tempo no território nacional. Para isso, os pais precisam ser cidadãos europeus.
Cidadania europeia por casamento
Pessoas casadas com cidadãos europeus também podem solicitar a cidadania europeia por casamento. Em geral, o tempo médio de casamento deve ser 3 anos, mas varia entre os países europeus.
Cidadania europeia por tempo de moradia
É possível morar na Europa de maneira legal com um visto (de trabalho, de estudante, etc). Se você passar entre 5 ou 6 anos como residente, dá para garantir a cidadania europeia.
Cidadania europeia por investimento
Se você tiver condições financeiras para investir em negócios nos países da Europa, dá para conseguir o status de cidadão residente. Porém, isso só é possível em alguns países.
Quais são os documentos exigidos para a cidadania europeia?
Para solicitar a cidadania nos países da Europa, é necessário reunir alguns documentos. Cada país exige uma documentação específica, fora o requerimento de atribuição de nacionalidade, preenchido e assinado.
Os documentos mais comuns são:
- Certidão de nascimento do familiar
- Certidão de casamento do familiar
- Certidão de óbito do familiar
- Cópia autenticada do seu documento de identidade brasileiro
- Certidão de nascimento ou casamento original, de forma a comprovar a descendência
- Certidão Negativa de Naturalização do familiar, que comprova que o parente não se naturalizou como do Brasil
Obs: é possível apresentar alguns documentos obtidos digitalmente, como a certidão de casamento online!
Quais são as vantagens da cidadania europeia?
A quantidade de vantagens da cidadania europeia é extensa – algumas que podemos citar são:
- Maior facilidade para entrar em países europeus
- Menor burocracia para morar na maioria dos países da União Europeia
- Acesso para estudo em excelentes escolas e universidades europeias
- Acesso ao serviço público de saúde
- Mais oportunidades de trabalho
- Maior facilidade para obter empréstimos e financiamentos
- Dispensa da exigência de visto para entrar em muitos países do mundo
- Direito à aposentadoria
- Possibilidade de transmitir a nacionalidade para os filhos
Conclusão
Descendência europeia, nascimento, casamento, tempo de moradia, investimento. Independente da razão, vale bastante a pena buscar a cidadania europeia e aproveitar as melhores condições de vida na Europa.
Porém, esse é um artigo geral sobre cidadania europeia. Se já tem um país em mente, aproveite para pesquisar as condições específicas dele!