Se você quer ter um site para sua empresa ou, até mesmo, começar a rentabilizar um blog, deve estar se perguntando como é feito o trabalho de SEO?
Essa dúvida é muito comum e resolvemos trazer um artigo completo sobre o assunto que ajudará você no processo de desenvolvimento do site, de modo a otimizar o mesmo para motores de buscas.
Se você se interessou e necessita aprender um pouco mais sobre o assunto, não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
O que é o SEO?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é o SEO, não é mesmo?
Basta entender que esse é o processo de otimização de um site para os motores de busca, a fim de melhorar o seu desempenho em buscas orgânicas.
Para isso é utilizado uma série de técnicas específicas de otimização, para aumentar o tráfego do site e melhorar a sua visibilidade nas páginas de resultados dos motores de busca.
Se você não entendeu, veja abaixo como isso funciona na prática
Como funciona o SEO?
Os motores de busca, como o Google, Yahoo e Bing, usam algoritmos para classificar os sites.
Esses algoritmos analisam diversos fatores para determinar a relevância de um site para uma determinada busca.
Otimizar um site para os motores de busca requer o uso de palavras-chave específicas e outras técnicas de otimização.
As palavras-chave são as palavras ou frases que as pessoas digitam nas barras de pesquisa dos motores de busca.
Ou seja, se um site for otimizado para as palavras-chave relevantes, ele terá mais chances de ser classificado nas primeiras páginas dos motores de busca.
Como é feito o SEO de um site
O SEO de um site é feito levando em consideração uma série de técnicas, ou seja, não basta criar algumas palavras chaves, pois isso é o que todo mundo já faz.
SEO de verdade envolve muito mais que isso, como pode ser observado logo abaixo:
Criação de conteúdo original
O conteúdo é um dos principais fatores de classificação dos motores de busca. É importante criar conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo e que ofereça um valor real.
Otimize as suas páginas:
As páginas de um site devem estar otimizadas para os motores de busca, a fim de melhorar o seu desempenho nas buscas.
Esse é o processo que chamamos de SEO on-page e inclui o uso de palavras-chave relevantes, imagens, títulos, tags e meta-tags.
Monitoramento e análise de resultados
Por fim, é preciso monitorar se sua estratégia está dando os resultados esperados no tempo que você determinou.
Caso contrário você poderá adaptar ou, até mesmo, reformular sua estratégia de SEO.
SEO on-page e Off-page
Isso mesmo, SEO não se baseia apenas em otimizar o seu site e os conteúdos postados, mas, primeiramente veja abaixo qual a diferença entre SEO on-page e off-page.
- O SEO on-page
É o processo de otimização de um site para os motores de busca, a fim de melhorar o seu desempenho nas buscas
- O SEO off-page
É o processo de criação de links para o seu site, a fim de aumentar a sua popularidade e aumentar o seu desempenho nas buscas.
Qual dos dois é mais importante? A resposta é “os dois”. Isso mesmo, um não dará bons resultados se o outro não estiver sendo aplicado, portanto tenha isso em mente quando for iniciar a estratégia de SEO do seu site ou blog.
Agora que você sabe como fazer o SEO do seu site corretamente, lembre-se que estamos sempre trazendo novidades, dicas e estratégias relacionadas ao assunto que, sem dúvida, você não vai querer perder.