Como escolher bateria para notebook?

Você sabe como escolher a bateria para notebook? Ter esse conhecimento é muito importante para que você faça a troca certa e no momento certo.

Afinal de contas, a gente sabe que o uso constante do notebook acaba gerando o desgaste da bateria. Por esse motivo, com o passar do tempo se torna necessário a compra de uma nova.

Entretanto, quando essa necessidade surge a dúvida é sempre a mesma: mas com saber qual é a bateria certa para o notebook? Qualquer uma serve?

Ora, no mercado há diversas opções, de tipos diferentes e é fundamental que você encontre uma compatível e de alta eficiência para o seu notebook.

Então, para lhe ajudar nessa compra correta, trazemos hoje algumas dicas importantes de como escolher a bateria para notebook. Confira abaixo e veja como é simples!

Identifique o modelo do notebook

Conhecer o modelo do seu aparelho é a melhor forma de comprar qualquer peça ou acessório para ele. Portanto, isso inclui também a bateria.

Hoje os notebooks contam com uma espécie de marca, série, linha ou até mesmo um número de identificação que ajuda a saber de qual modelo ele se trata.

Então, para fazer essa identificação não é difícil, visto que as informações costumam estar registradas em etiquetas no notebook, que ficam localizadas próximas ao teclado.

Além disso, é possível encontrar os dados do modelo do equipamento também na carcaça inferior, nota fiscal, manual e na própria embalagem do produto.

Portanto, mais fácil se torna a compra da bateria compatível a partir do momento que você sabe qual é o modelo do seu notebook.

Encontre o código Part Number da bateria

Para escolher a bateria para notebook, em seguida, você precisa se atentar ainda ao chamado código Part Number.

Então, toda e qualquer peça de um equipamento eletrônico conta com um código denominado de part number. Traduzindo significa “número da peça”.

No entanto, não necessariamente se trata de um número, já que muitos contam também com letras na composição código.

Em todo caso, o part number permite que seja possível identificar e entender as diferenças entre as peças, em especial aquelas que são mais parecidas no formato. Contudo, são diferentes no funcionamento e na compatibilidade, por exemplo.

Logo,é muito importante que você consiga identificar esse número para escolher a bateria certa para o seu notebook.

Sendo assim, a partir do momento que você sabe exatamente qual é ele, fica muito mais fácil fazer a compra de uma bateria compatível com o seu aparelho.

Como encontrar o part number da bateria para notebook?

Se o seu notebook tiver a bateria removível, basta que você a retire e confira as informações presentes na etiqueta dela.

Dessa maneira, você vai conseguir identificar com exatidão qual é o código e basta buscar no mercado uma bateria com o mesmo número de identificação.

Normalmente, esse código apresenta uma das seguintes identificações antes do número propriamente:

  • Part Number;
  • P/N;
  • PA;
  • Replace Modelo, etc.

Contudo, se a bateria do seu notebook for interna, será necessário desmontar o equipamento, o que não é aconselhado.

Então, nestes casos, a dica é procurar uma assistência técnica para lhe ajudar nessa identificação da melhor maneira possível.

Confira a voltagem da bateria para notebook

Hoje boa parte das baterias de notebook apresentam a mesma voltagem. Contudo, há algumas diferenças que merecem atenção.

Então, na mesma etiqueta onde você encontrou o número de identificação (part number) é possível verificar os valores da corrente (com símbolo A) e a tensão ou voltagem (identificada com símbolo V).

Desse modo, os valores contribuem para uma melhor identificação da bateria a ser utilizada, mas é válido citar que há modelos equivalentes e que são compatíveis.

Portanto, confira abaixo algumas das possíveis compatibilidades na voltagem da bateria:

  • 3.6V = 3.7V;
  • 7.2V = 7.4V;
  • 10.8V = 11.1V;
  • 14.4V = 14.8V

Logo, se a voltagem da sua bateria é 14.4 V, você pode usar uma 14.8 V no lugar dela, pois são equivalentes.

Contudo, você não pode fazer uso de uma 11.1 V, por exemplo, visto que há uma grande diferença entre elas.

Capacidade da bateria

Por fim, para alguns notebooks hoje já é possível fazer a compra de baterias de alta duração, que são aquelas que apresentam uma melhor performance e maior capacidade de carga.

Então, esse aumento acontece em razão do maior número de pilhas, o que impacta diretamente no tamanho, bem como no custo da bateria.

Apesar de ter um valor mais alto, essas baterias tendem a ser mais vantajosas, visto que trazem muito mais autonomia para o uso do notebook.

Assim como as informações citadas anteriormente, a capacidade da carga é encontrada na própria bateria e é identificada pela sigla mAh.

Dessa maneira, a partir dos passos anteriores, você pode optar por uma bateria para notebook igual a sua ou uma com mais células. Fica a sua escolha!

Conclusão

Seguindo essas dicas você vai perceber como escolher a bateria para notebook é muito simples e fácil. Contudo, não hesite em procurar ajuda de uma empresa técnica especializada em notebook caso tenha dúvidas sobre a escolha.

Leia também: MELHORES NOTEBOOKS CUSTO BENEFÍCIO 2022: VEJA 10 MODELOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.