Como motivar seu filho a estudar?

Hoje em dia, e mais do que nunca, muitos pais querem saber como motivar seu filho a estudar. 

Afinal, a cada dia que se passa as crianças e jovens demonstram cada vez mais interesse por distrações, enquanto os estudos vão ficando de lado.

E claro, essa preocupação de pais e responsáveis se justifica, pois apenas uma jornada estudantil bem feita é capaz de garantir o futuro desses jovens cidadãos.

Com o intuito de ajudar pais que desejam aumentar a motivação dos seus filhos pelo estudo, criamos esse artigo especial que traz algumas dicas nesse sentido. 

Quer saber mais? Então continue lendo!

6 formas de motivar seu filho a estudar

Motivar seu filho a estudar não é algo tão difícil quanto parece, e nós vamos te explicar porquê nos tópicos a seguir.

Abaixo nós elencamos e explicamos 6 dicas simples que podem ser praticadas diariamente por você e que se forem corretamente aplicadas aumentarão a motivação do seu filho na área estudantil. Veja!

1. Ajude naquilo que for necessário

A primeira e principal atitude que você precisa tomar se quiser motivar seu filho a estudar mais e melhor, é simplesmente ajudá-lo nesse sentido.

Sente e converse com a criança ou adolescente, a fim de extrair dele as suas principais dificuldades em relação ao estudo.

A partir das respostas que obtiver, analise como poderá ajudar o estudante nessa jornada.

Por fim, lembre-se de nunca julgá-lo ou culpá-lo por nada. Foque em ajudar e nada mais.

2. Comemore todos os avanços, por menores que sejam

O segundo item da nossa lista de hábitos que podem aumentar a motivação do seu filho nos estudos é a comemoração das pequenas conquistas.

Como você sabe, manter a motivação e o foco é de suma importância, também no que diz respeito a uma rotina de estudos.

Nesse sentido, ao comemorar os avanços que o seu filho vier a ter, você estará passando a mensagem de que o que ele está fazendo vale a pena e que ele deve continuar.

Portanto, demonstre entusiasmo ao ficar sabendo de boas notas, de uma passagem de série e de outros sucessos estudantis do seu filho.

3. Crie uma rotina 

Outra ação indispensável para quem quer motivar seu filho a estudar é criar uma rotina bem delineada.

Essa rotina nada mais é que um roteiro organizado do que deve ser feito durante o dia, a semana e até o mês, aproveitando todo o tempo disponível.

Na hora de definir esse ponto, deixe claro quais são os momentos de estudo, lazer e outras tarefas. Isso irá imprimir uma boa noção sobre disciplina na mente do seu filho, além de mostrar, na prática, o verdadeiro valor do estudo.

4. Dê suporte emocional ao estudante

Para motivar seu filho a estudar, você também precisa dar um suporte emocional a ele, mesmo que esse não seja o seu “forte”.

Tenha em mente que essa criança ou adolescente tem os seus medos, inseguranças e entraves psicológicos, e que, assim como todos nós, ele também precisa de apoio nesse sentido.

Dessa forma, observe a rotina do seu filho e procure identificar sintomas como apatia, desânimo, irritabilidade e outros que possam apontar algum tipo de problema emocional.

Por fim, em sendo identificado algum problema emocional, dê todo o suporte necessário, sempre se mostrando presente na vida do jovem.

5. Estabeleça metas e recompensas

A quinta atitude que irá motivar seu filho a estudar e que queremos apresentar aqui, é o estabelecimento de metas e recompensas para a rotina de estudos da criança ou adolescente.

Entretanto, de antemão devemos dizer que para serem realmente efetivas, essas metas precisam ser alcançáveis e não mirabolantes.

Portanto, sente e trace planos palpáveis, colocando-os como objetivos que serão premiados após a sua conclusão. Isso irá motivar o seu filho a alcançar essas metas e até ultrapassá-las.

6. Ofereça um ambiente adequado para o seu filho estudar

Por fim, mas definitivamente não menos importante, para motivar seu filho a estudar você deve garantir um ambiente adequado para que ele estude em casa.

Esse local pode ser um quarto, sala, garagem ou outro cômodo. O importante é que o local seja limpo, arejado e calmo, para que o estudante possa focar nos estudos sem distrações.

Lembre-se que um ambiente sem essas características podem prejudicar a concentração do seu filho, o que dificultará o aprendizado e, consequentemente, diminuirá a motivação para seguir com os esforços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile