Construir uma presença digital robusta e confiável, através de um site responsivo, pode aumentar as vendas e fortalecer a credibilidade da marca no mercado online
Antigamente, para promover uma marca ou uma loja, bastavam apenas alguns banners, entregar folhetos ou até mesmo ter uma fachada chamativa. Porém, com a era da internet, é preciso muito mais do que isso; é necessário ter uma presença digital muito bem consolidada e marcante para os usuários, e tudo começa através de um website bem estruturado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Hotmart, plataforma digital voltada para venda e distribuição de produtos digitais, cerca de 114 milhões de brasileiros usam a internet para comprar bens de consumo. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em junho de 2023, o Brasil possui 203 milhões de habitantes.
Cruzando estes dois dados, vemos que pelo menos 57% da população brasileira usa a internet para realizar compras, ou seja, mais da metade do país. Isso abre uma janela de oportunidade imensa para quem possui websites ativos.
Entretanto, não basta apenas criar um site para que os clientes possam acessar; é preciso pensar muito bem no layout do site, conhecer o seu nicho de mercado e oferecer as melhores soluções para os problemas que eles possam ter. Pense que, se a sua página online não oferecer isso, o seu concorrente vai, e, para recuperar o cliente, o esforço pode ser dobrado.
O ponto elencado acima é apenas um dos motivos do porquê de ter um site responsivo e bem elaborado pode ser essencial para sua estratégia de negócio em médio e longo prazo. Porém, é preciso saber exatamente o que deve ser feito para deixar o seu website o mais atraente possível para os usuários.
Por que implementar um website?
Mesmo com um crescimento visível do uso da internet pela população brasileira, ainda há quem resista às novas tecnologias. Se os dados citados anteriormente não bastam, é preciso olhar para o panorama geral.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 84% da população brasileira acima de 10 anos tem pleno acesso à internet, seja no computador ou smartphone.
Devido a este número expressivo, ter um site que atenda às necessidades do seu nicho de mercado, funcional, de carregamento rápido, pode ser o grande diferencial perante a concorrência e para conquistar mais clientes.
Como criar um site atraente?
Para ter um site que atenda ao seu nicho de mercado, é preciso realizar uma autoanálise da sua marca para encontrar o ponto ideal para conseguir entregar um layout único, com uma boa experiência de compra e uma solução adequada para os seus clientes. Existem algumas perguntas ideais para se chegar a um ponto de partida, como qual é o público alvo do negócio e o que deixa o seu produto/serviço mais atraente.
Esses questionamentos não precisam ser feitos exatamente nesta ordem, e muitos deles irão gerar outras perguntas, mas esse é um processo importante para conseguir criar o layout ideal para o propósito da sua empresa.
Após essa autoanálise, o ideal é passar as diretrizes de layout para um profissional formado em uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas para que ele consiga entregar um resultado satisfatório e que consiga atender as necessidades da sua marca.
Ranqueamento do Google
De acordo com a 2ª edição do estudo “State of search Brazil”, realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box, 70% dos brasileiros usam o buscador do Google como forma de encontrar produtos para consumo.
Este é um dado importante para mostrar a relevância de estar em conformidade com os algoritmos da plataforma. O Google utiliza um esquema de seleção das melhores páginas para exibir aos usuários, e isso é chamado de “ranqueamento”.
Quanto mais o seu website estiver adequado aos algoritmos exigidos pela plataforma, mais ele vai aparecer para os usuários que procurarem pelo serviço ou produto oferecido pela sua empresa. Isso pode aumentar a taxa de conversão de vendas e até mesmo a fidelização de clientes que tiverem o primeiro contato com a sua marca.
Compras por smartphone
De acordo com outra pesquisa, realizada pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, cujo nome é “E-commerce Trends 2024”, 71% dos usuários brasileiros fazem compras pelo smartphone.
Isso significa que, se o seu site não tiver um design responsivo, é muito provável que a bagunça de informações, ao invés de atrair o seu cliente, vai repeli-lo. Afinal de contas, ele não vai nem sequer conseguir se localizar dentro do layout, e acaba indo diretamente para o concorrente.
A presença em lojas físicas diminuiu
Usando outra pesquisa, intitulada “The State of Consumer Behavior 2021”, publicada pela Raydiant, houve uma queda de 40,3% na ida de clientes às lojas físicas para realizar suas compras, devido à pandemia de Covid-19. Apesar de o dado ser de aproximadamente três anos atrás, conforme os dados apresentados anteriormente, pouco mudou desde então.
Essa presença digital através de um site bem estruturado é a melhor forma de conseguir destaque da concorrência. Porém, é necessário que ele também seja funcional para conseguir realizar a conversão de vendas dentro da plataforma.
Redes sociais
Por último, mas não menos importante, estar presente nas redes sociais também é crucial para fortalecer a presença digital do seu negócio. Isso porque, se o site for relativamente novo, as pessoas tendem a ter receio de acessar e até comprar produtos, então essas redes podem auxiliar, apresentando sua empresa e feedbacks de clientes, por exemplo.