Créditos: iStock – Modalidade tem benefícios e estimula desenvolvimento no setor
Existem alguns segmentos que conseguem se destacar tanto internamente em um país quanto externamente em transações internacionais. O agronegócio é um deles. Para se ter uma ideia, o setor é responsável por cerca de 24,8% de todo o PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Por fazer parte de uma importante fatia da economia brasileira e abranger uma grande gama de empreendedores, que vai desde o pequeno ao grande negócio, o governo e as instituições privadas disponibilizam alguns incentivos. Entre os principais, está o crédito rural.
Conhece o crédito rural?
De forma bem resumida, essa é uma forma de financiamento direcionada exclusivamente para os produtores rurais. Vale destacar que não importa se é pessoa física, jurídica ou cooperativa. A partir daí, quem for da área consegue obter alguns benefícios e usar os recursos para conseguir desenvolver a própria produção.
Vantagens e intuito desse financiamento
O objetivo principal é fazer com que o agronegócio seja cada vez mais impulsionado. Para isso acontecer da melhor forma, o crédito é disponibilizado para que o produtor rural faça os investimentos necessários, seja em melhorias de mão de obra, comercialização de produtos ou processos operacionais.
A partir daí, alguns benefícios também são apresentados. Isso envolve ter taxas mais atrativas do que outros empréstimos e condições específicas para conseguir envolver todos os setores. Ainda tem prazos para pagar o financiamento que podem chegar até a oito anos. Muito bom, não é?
Condições personalizadas
Justamente pelo fato de o segmento ser tão forte no Brasil, as instituições financeiras fazem de tudo e mais um pouco para conseguir captar o maior número de clientes possível. Esse movimento gera uma grande quantidade de condições que acabam sendo personalizadas por cada banco. São muitas opções, de várias empresas.
Existem marcas que vão acabar priorizando a rapidez em todo o processo, disponibilizando um crédito em até 48 horas, após a análise do perfil. Outras instituições preferem fazer tudo separado, criando programas exclusivos para quem é pessoa jurídica, física, cooperativa, além de ter financiamentos específicos para o setor agrícola, pecuário, e por aí vai.
Como escolher?
Fato é que, em meio a tantas opções, é preciso pesquisar bem para saber qual crédito vai se encaixar melhor no planejamento do produtor rural. Em alguns casos, fazer empréstimo pessoal também pode ser uma ótima saída para fazer investimentos em insumos, tecnologia ou até maquinário.