Entenda quais são as preocupações básicas ao iniciar a suplementação
A suplementação alimentar tem se tornado cada vez mais popular e acessível pela população, seja em busca de melhor saúde e bem-estar ou para melhores desempenhos em treinos e na prática de esportes.
Embora a suplementação de nutrientes e minerais seja de extrema importância no desenvolvimento da saúde, é preciso salientar que existem cuidados que devem ser tomados para que a prática da suplementação seja eficiente, cobrindo todos os nutrientes na dosagem correta para cada um. Confira alguns dos cuidados básicos ao iniciar uma suplementação alimentar.
Consulte um profissional antes de tudo
Antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, é muito importante se consultar e buscar orientações com um profissional da saúde, como um médico ou nutricionista, para que ele possa avaliar a condição de cada pessoa e possa montar um plano de suplementação de acordo com idade, sexo, condições médicas preexistentes, estilo de vida, plano de exercícios, etc.
A principal preocupação ao iniciar a suplementação alimentar sem supervisão profissional é que alguns suplementos podem interagir com as condições preexistentes mencionadas, como diabetes, hipertensão ou problemas renais, ou mesmo com os remédios usados para controlar essas doenças, podendo prejudicar seriamente a saúde da pessoa. O profissional de saúde, com todo o quadro do paciente em mãos, pode avaliar e prescrever suplementos que não tenham essas interações.
Cuidado com as dosagens
Outro cuidado fundamental ao iniciar um programa de suplementação alimentar é que as dosagens recomendadas pelo fabricante ou pelo médico sejam respeitadas. Muitas pessoas acabam caindo na história de que, quanto maior a dosagem, mais benefícios e mais rápidos serão os resultados.
Cada suplemento tem uma dosagem recomendada, com base em pesquisas aliadas à necessidade nutricional de cada indivíduo. Exceder as dosagens recomendadas, em muitos casos, acaba sendo prejudicial para a saúde, salvo casos específicos, quando um médico receita uma dosagem maior para cobrir algum tipo de deficiência nutricional, e, mesmo assim, o paciente é acompanhado de perto para que não haja nenhum tipo de prejuízo à sua saúde.
Não devemos nos esquecer da alimentação
Deve ser lembrado que apenas a suplementação não é milagrosa, os suplementos devem ser acompanhados de exercícios físicos e, principalmente, de uma alimentação balanceada. Não adianta nada tomar todos os suplementos disponíveis no mercado, não se exercitar e ter uma alimentação pobre em nutrientes, pois essa prática apenas esvazia os bolsos e não leva a nenhum resultado positivo.
Ao iniciar um programa de suplementação, devem ser incluídos na dieta alimentos que forneçam todos os grupos essenciais de nutrientes, minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos e gorduras. Montar um quadro alimentar balanceado faz com que a suplementação seja mais eficiente, pois serão ingeridos apenas aqueles nutrientes específicos que não estão presentes na dieta, e a ideia da suplementação é complementar a alimentação quando necessário, e não substituir os alimentos naturais.