Decoração biofílica: o que é e como fazer

Acrescentar elementos naturais na decoração leva bem-estar e tranquilidade para todos os ambientes

Ter uma decoração em casa com mais plantas é uma ótima escolha, tanto na parte estética quanto emocional. As plantas possuem diversos benefícios no dia a dia, melhorando a qualidade do ar e trazendo o efeito de calma e bem-estar.

Não é à toa que clínicas e espaços terapêuticos possuem tanto verde. Além de serem aconchegantes no ambiente, elas regulam a umidade do ar e deixam o local superelegante. E, para melhorar, cuidar dessas plantas ajuda a criar uma rotina responsável e um hobby para quem mora sozinho.

Biofilia

A decoração com plantas e a arquitetura que integra a natureza com os espaços recebem o nome de design biofílico ou arquitetura biofílica. No grego antigo, “philia” é ter amor a alguma coisa, logo biofilia é o amor pelas coisas vivas.

O principal objetivo dessa linha de decoração é conectar as pessoas à natureza em cidades tão urbanizadas, com pouca interação com a natureza. Os principais artefatos naturais para integrar à arquitetura são água, plantas, pedras, madeira e luz natural, por exemplo. 

Ambientes de trabalho

Esse tipo de projeto em locais corporativos é excelente para aumentar a produtividade e a criatividade, com o bônus de reduzir a ansiedade e fazer com que a equipe se sinta mais tranquila.

Um escritório com materiais naturais e muita luz e ventilação ajuda na concentração e no bem-estar durante a jornada de trabalho. O famoso telhado verde é ótimo para grandes empresas que prezam pela sustentabilidade, proporcionando controle climático e impermeabilização.

Casas

A começar pelo lado de fora, uma parede – ou muro – vertical completa por vegetação faz com que a casa não absorva tanto calor de materiais quentes e dá qualidade de vida aos moradores.

É possível que no quintal tenha também água, com piscina, queda d’água ou um simples lago com peixes, que já torna tudo mais fresco e bonito. A decoração da parte externa feita com pedras e mesas de madeira também é uma opção para incorporar a biofilia no lar.

Como fazer

Para aderir ao estilo com simplicidade, é possível comprar mais plantas decorativas e arranjos para compor a mesa. Nas mais diferentes floriculturas, é possível encontrar plantas de baixa manutenção para evitar preocupações maiores.

A customização com cordas também dá um toque personalizado. As plantas e flores mais comuns são jiboias, lírios, orquídeas e zamioculcas, fáceis de encontrar em qualquer floricultura em Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora e Ipatinga, por exemplo.

Móveis rústicos com madeiras reflorestadas também são sustentáveis e sempre muito utilizados na decoração biofílica. Além de contribuírem com o meio ambiente, eles são aconchegantes e levam conexão com a natureza ao ambiente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *