O fim de ano para muitas pessoas remete a férias, festas, Natal e calor. Diferentemente do Hemisfério Norte do planeta, o fim de ano é caracterizado pelo verão, que, em um país tropical, pode chegar a sensações térmicas de até 40ºC ou mais. Com isso, a hidratação para todas as pessoas se torna extremamente essencial.
Além de manter o corpo em uma temperatura ideal, a hidratação traz diversos benefícios para a saúde. Ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando a saúde da pele, ajuda a eliminar líquidos em excesso, auxiliando no emagrecimento, além de contribuir com a saúde dos órgãos internos, tais como o rim, que é o órgão com maior número de pacientes para transplante no país. A hidratação evita pedras no rim e seu mau funcionamento.
Principalmente no calor, as pessoas procuram diversas maneiras de se hidratar, desde tomar maior quantidade de água até beber outros líquidos, como suco, pink lemonade, milk shake, entre outros. No entanto, se adultos se esquecem de se hidratar corretamente, as crianças precisam de uma maior atenção na hora de se hidratar, inclusive para criar o costume. O que muitos responsáveis não sabem é que há formas criativas de manter a criança hidratada, com a sensação térmica mais baixa e saudável.
Estimule o consumo de água
É imprescindível o consumo de água no organismo. Além de manter a pessoa hidratada, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma das melhores formas de estimular a criança a beber água é dando o exemplo, além de chamá-la para tomar água de tempos em tempos ou deixar um copo ou uma garrafa a seu alcance.
Você pode chamar a atenção dela com uma garrafa ou um copo temático de algum personagem ou desenho que ela goste. Isso pode estimulá-la tanto mentalmente quanto fisicamente, uma vez que pode estimular a criatividade e deixá-la hidratada.
Dê frutas suculentas
Outra forma de se manter hidratado é por meio das frutas. Cada fruta tem sua estação e seu benefício para a saúde do ser humano. Algumas são essenciais para o verão, como melancia, laranja, tangerina e melão, por serem consideradas frutas suculentas, com bastante líquido.
Estimule a criança a consumi-las, você pode cortar em pedaços com garfos infantis para facilitar o consumo. Porém, cuidado: assim como tudo na vida, o excesso pode fazer mal à criança.
Você também pode aproveitar a fruta para fazer picolés ou geladinhos (ou sacolé). Por serem a base de fruta, também ajuda na hidratação, assim como sucos naturais.
Chá gelado ou água de coco
Ambas as bebidas precisam ser consumidas com moderação. O chá gelado e a água de coco também podem ser alternativas para a hidratação da criança se ela gostar. Mas o consumo em excesso pode ser prejudicial. Por isso, atente-se à quantidade que ela ingerir.
Oriente a usar roupas leves
Outro ponto de atenção é o material dos tecidos de roupas que a criança utiliza. A sensação térmica pode aumentar com tecidos quentes e pesados, que são mais recomendados para o frio. No verão, procure separar roupas mais leves, como algodão, a fim de que a criança não passe mal ou sofra com muito calor enquanto faz as atividades.
Mantenha o ambiente fresco e ventilado
É muito importante que o ambiente em que a criança esteja seja fresco e ventilado, a fim de que o ar circule livremente pelo espaço, evitando que ela passe mal com o calor. Procure utilizar cortinas e roupas de cama leves, além de utilizar ventilador, climatizador ou ar-condicionado para ventilar o espaço se o ar estiver muito seco.