Período da Black Friday aumenta de maneira intensa o tráfego digital e pode deixar os sistemas expostos a tentativas de fraudes; saiba como evitar problemas
A Black Friday está chegando, e, com ela, a preparação das empresas dos mais variados setores. Muitas lojas esperam praticamente o ano inteiro para lançar ofertas exclusivas de Black Friday tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais – e estas últimas, em específico, têm sido a maior fonte de procura dos clientes na hora de comparar produtos e efetivar as compras.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Google, no terceiro trimestre de 2023 houve um aumento de 114% nas buscas relacionadas à Black Friday, quando comparado ao mesmo período do ano de 2022. Isso, é claro, significa que muitos clientes estão preferindo o e-commerce para compras – mas também significa que as empresas precisam estar com os seus sites e aplicativos preparados para proteger os dados da alta demanda de clientes.
De acordo com Thiago Tanaka, diretor de Cibersegurança na TIVIT, o período da Black Friday “(…) exige um cuidado extra para e-commerces e consumidores no aspecto da segurança digital, que precisa ser ainda mais reforçada nessa época”.
E há pesquisas que indicam o aumento de tentativas de fraudes durante o período; o relatório Varejo 2023, organizado pela Adyen, mostrou que 36% dos trabalhadores no varejo disseram haver aumento desse tipo de crime cyber digital no Brasil em 2022. Um dos principais desafios é tentar barrar as falsas lojas virtuais, que muitas vezes aparecem nos buscadores com nome e layout dos sites similares ao de grandes empresas, com ofertas muito atraentes.
Como reforçar a segurança digital
Para evitar que os seus clientes e o seu e-commerce caia em golpes, é muito importante ter uma equipe dedicada a monitorar o seu site e aplicativo. Conte com soluções de segurança que identifiquem atividades suspeitas, além de garantir que o site continue a funcionar mesmo com um tráfego intenso.
Implementar a autenticação multifator para os clientes, como senhas e código enviado por SMS ou e-mail, ajuda a aumentar a segurança das transações feitas para as compras.
Os dados também devem estar criptografados, para garantir que não haja nenhum tipo de vazamento ou “sequestro” de dados. Assim, você protege a empresa e os clientes e assegura que a Black Friday será um sucesso.
Outro ponto importante é manter todos os softwares sempre atualizados e fornecer dicas para que os seus clientes saibam identificar golpes cibernéticos.