Golpe do WhatsApp

Golpe do WhatsApp – 5 Dicas Infalíveis para se proteger!

Você sabia que o golpe do WhatsApp é muito comum atualmente?

Cada vez mais vemos denúncias de pessoas que infelizmente, acabaram caindo neste golpe tão sujo.

O que se pode fazer em uma hora destas? Fica difícil pensar em como se defender, pois é muito difícil nos mantermos seguros, estando online o tempo todo.

O WhatsApp por sua vez, é uma plataforma altamente segura, e é difícil entender como algo deste porte pode ser clonado com tanta facilidade.

Quais as formas do Golpe do WhatsApp?

Primeiramente, vamos entender como tudo isso funciona.

Infelizmente hoje existem sites e aplicativos que prometem clonar WhatsApp e você mesmo pode cair em qualquer um deles, sendo no fim, clonado também.

A primeira forma que isso acontece é quando o WhatsApp da pessoa fica clonado, ou seja, a pessoa “entra” no WhatsApp alheio e fica falando com os contatos salvos na plataforma.

Todavia, é importante salientar que o criminoso não tem acesso a nenhum tipo de conversa, pois todas são protegidas por criptografia no seu celular.

A forma mais atual do golpe feito através do WhatsApp é quando ele é duplicado, ou seja, seu número e conta são duplicados e passam a ser usados ao mesmo tempo.

Desta forma, você consegue descobrir apenas quando alguém vai reclamar com você sobre o que está acontecendo, sendo muito mais difícil de encontrar o culpado.

Sendo assim, a mesma foto é usada, mas o contato acaba sendo trocado.

O que fazer quando cair no golpe?

Eita, você caiu no golpe do WhatsApp e agora, o que fazer?

A primeira atitude a ser tomada sem dúvidas é desinstalar o WhatsApp do seu celular, e em seguida reinstalar.

Desta forma, outro PIN será gerado na sua conta e qualquer outro tipo de contato é barrado.

Por consequência, é fundamental também que você comunique a polícia e registra um boletim de ocorrência.

Ou seja, é melhor entrar para as estatísticas, pois apenas desta maneira é possível alertar os aplicativos sobre a falta de segurança deles.

Como se proteger do golpe do WhatsApp?

Agora por fim, é a parte mais importante deste artigo. Nós já entendemos como ele funciona então é hora de saber como proteger-se disto.

Separamos algumas dicas que devem ser usadas no dia a dia para evitar que isso aconteça de maneira fácil para aos bandidos, certo?

Dica #01 – Código de Ativação, nunca compartilhe!

Se alguém estiver tentando roubar a sua conta no WhatsApp, ela certamente precisará de um código de verificação que chegará através do seu celular.

Sem esse código, torna-se quase impossível o WhatsApp ser clonado facilmente.

Sendo assim, a primeira dica de fato é que você não envie este código para ninguém.

Muitas vezes alguns números fingem ser da própria plataforma ou pedem o código para que você ganhe algum coisa. Não caia nunca, você não vai ganhar nada, apenas perder.

Dica #02 – Ative a confirmação 2 etapas

Contudo, outra coisa bem importante é a confirmação de duas etapas no WhatsApp. Isso evita em quase 80% as chances do seu telefone não ser clonado.

Esta dica funciona como uma senha extra de entrada, adicionando uma cama a mais de segurança a sua conta.

Sendo assim, se a pessoa tentar acessar o WhatsApp de outro aparelho, terá que digitais estes 6 dígitos em forma de senha escolhido por você, para que tenha acesso a ele.

Para fazer isso você deve abrir o seu aplicativo de WhatsApp, ir até em “ajustes”, depois “conta” e então escolher a opção de confirmação de duas etapas.

Dica #03 – Desconfie de ligações de empresas

Quando as empresas de telemarketing vivem te ligando, parece que a única saída realmente é atender né?

Apesar disso, é bem perigoso para o golpe do WhatsApp, pois os criminosos podem te manter na ligação para clonar algum aplicativo no seu celular, ou até descobrir mais sobre você.

Aquelas mensagens de recarga ilimitada por exemplo, que você acha que é da Tim? Tenha cuidado, geralmente isso é golpe. Mesmo não sendo golpe do WhatsApp você irá perder muito com isso.

Dica #04 – Não compartilhe informações

Por fim, a forma mais fácil de ter seu WhatsApp clonado sem dúvidas é quando você deixa suas informações em sites que não são confiáveis.

Os sites de venda online por exemplo, tem muita facilidade a serem invadidos, ou seja, seu número e dados irão vazar e você pode corres riscos.

Por isso, veja bem onde está comprando assim como tenha atenção a todas as informações que são solicitadas pela plataforma.

Quanto mais você pode guardar e reservar seu número é melhor.

Dica #05 – Instale Antivírus contra Golpe do WhatsApp

Além de ter um bom antivírus no seu computador, caso você utilize o WhatsApp Web, é fundamental ter também no seu celular.

Confira na sua loja de aplicativos opções gratuitas para proteger seus aplicativos contra riscos.

Tenha cuidado na hora de escolher certo? Verifique sempre as avaliações!

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.