O fim do período de declaração do Imposto de Renda está se aproximando e com ele uma grande preocupação dos brasileiros, o IR sempre pesa no bolso, principalmente no das pessoas que não se preparam para o pagamento. Descubra como emitir e imprimir o boleto do Imposto de Renda.
Emitir o boleto do Imposto de Renda é muito simples. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como fazer o procedimento. E isso costuma gerar dor de cabeça. É grande o número de pessoas que deixam esse tributo para a última hora. Outros acabam esquecendo e depois se assustam com a multa.
Todo o procedimento pode ser feito online. Isso mesmo, você pode imprimir o boleto do Imposto de Renda pela internet, na comodidade da sua casa. O sistema da Receita Federal está cada vez mais sofisticado. Antes era bem difícil fazer tudo sozinho e as pessoas pagavam contadores para fazer a declaração.
Hoje basta que você tenha acesso a um computador e estar conectado à internet para declarar o Imposto de Renda. Aprenda como fazer isso agora mesmo. O período para pagamento do Imposto de Renda deve começar em breve. Fazer a declaração logo nos primeiros dias é recomendado.
Como muitas pessoas preferem adiar o pagamento, nos últimos dias o site pode apresentar travamentos. O grande número de acessos sobrecarrega os servidores. Evite perder o prazo, saiba como imprimir o boleto do Imposto de Renda dentro do período correto.
Ao acessar o site da Receita Federal você terá todas as informações necessárias, declarar o Imposto de Renda é bem fácil. Além disso, antes mesmo do período de pagamento é possível fazer uma simulação. Através de uma ferramenta disponível na internet você pode saber exatamente quanto vai pagar de imposto de renda. Isso ajuda para não se assustar com o valor na hora de emitir o boleto do Imposto de Renda.
Assim que estiver dentro do site, preencha os campos com os seus dados. Preste atenção para não fornecer nenhuma informação incorreta. Lembre-se de que qualquer irregularidade pode ser investigada pelos agentes da Receita Federal. E as multas por dados alterados pode ser grande. Ao final do procedimento você verá a opção de gerar boleto do Imposto de Renda. É com esse documento que você fará o pagamento do tributo.
O ideal é que o Imposto de Renda seja pago de uma só vez. Mas caso seu orçamento estiver apertado, poderá escolher o parcelamento junto à Receita Federal. Depois de imprimir o boleto do Imposto de Renda, basta comparecer a qualquer instituição bancária e fazer o pagamento.
Fique atento para não se esquecer do vencimento do boleto do Imposto de Renda. Quem paga com atraso deve arcar com uma multa, além dos juros incidentes sobre o montante.