Li-Fi

Li-Fi: A Próxima Geração de Conectividade para Smartphones

Li-Fi é uma sigla para Light Fidelity e corresponde a um sistema sem fio e bidirecional que consegue transmitir dados por luz LED ou infravermelha. Esse tipo de conexão ficou muito conhecida em 2011 e, diferentemente do Wi-Fi, não precisa de radiofrequência.

Tudo o que essa tecnologia precisa é de uma lâmpada com um chip que vai propagar o sinal da internet por meio de ondas luminosas. Trata-se de um dos maiores avanços em relação às redes sem fio, depois multiplica a velocidade e a largura de banda.

O Wi-Fi tradicional, proveniente do 3G do 4G, possui uma capacidade limitada e pode ficar saturado, dependendo do número de usuários que se conectam simultaneamente. Quando isso acontece, acaba gerando erros e a conexão é interrompida.

Por outro lado, o Li-Fi possui uma frequência de banda de 200.000 GHz, sendo 100 vezes mais rápida e com capacidade de transmitir uma quantidade maior de informações por segundo.

Com base no conceito e no funcionamento do Li-Fi, este texto também vai explicar os benefícios que ele oferece em comparação com o Wi-Fi, quais são os desafios de sua implementação e os tipos de dispositivos que podem utilizá-lo.

Também vai mostrar de que maneira essa conexão pode ser usada para melhorar o acesso à internet em diferentes ambientes.

Benefícios do Li-Fi

A tecnologia Li-Fi se destaca por ser rápida, barata e mais segura do que o Wi-Fi, e suas principais vantagens são:

  • Rapidez;
  • Sustentabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Segurança;
  • Maior largura de banda;
  • Confiabilidade.

A velocidade do Wi-Fi fica entre 11 e 300 megabytes por segundo, enquanto a velocidade do Li-Fi é de 10 gigabytes por segundo, de acordo com alguns estudos realizados. No entanto, alguns estudos indicam que pode chegar a 224 gigabytes.

Para uma empresa especializada em lipo hd de papada , esse tipo de internet é muito benéfica por ser mais econômica e sustentável. Ela precisa de menos componentes e gasta menos energia, pois basta acender uma lâmpada para funcionar.

Qualquer luminária pode ser usada como ponto de conexão com a internet, uma vez que o usuário só precisa acoplar um emissor de Li-Fi.

Outro benefício é o fato de que a luz não atravessa paredes, como acontece com as ondas de rádio, e isso evita que intrusos interceptem a conexão, como acontece com Wi-Fi.

O espectro luminoso chega a ser 10.000 vezes superior ao readioelétrico, o que traz mais capacidade para transmitir e conduzir os dados por segundo.

O sinal do Li-Fi não sofre com interrupções, o que garante uma comunicação mais estável, além disso, a luz não interfere nas comunicações por rádio, desse modo, não vai comprometer as transmissões de aviões e outros meios de transporte.

Para se conectar, uma autoescola onde tirar carteira d de motorista só precisa de luminárias, o que dispensa o uso do roteador. A luz infravermelha é imperceptível ao olho humano, mas se estiver usando luz visível LED, sua intensidade é baixa.

Além de tudo isso, a conexão com a internet por meio da luz consegue impedir o colapso do espectro radioelétrico, que muitos acreditam que poderia acontecer em 2025.

Desafios na implementação do Li-Fi

Mesmo diante de todos os benefícios que a conexão Li-Fi oferece, existem alguns desafios que precisam ser superados para sua ampla implementação.

Entre eles está o fato de que esse tipo de internet depende de luz visível, por conta disso, sua transmissão pode ser impactada por obstáculos físicos e até mesmo pela luz solar direta.

A infraestrutura para seu funcionamento ainda está em desenvolvimento, o que deixa claro que a adoção em larga escala ainda vai demorar.

Mas, ao passo que essa tecnologia avança e os desafios são superados, a expectativa é de que ela se torne parte integrante da comunicação, por oferecer mais velocidade e alta capacidade de conectividade.

Dispositivos compatíveis com Li-Fi

Existem diversos dispositivos que são compatíveis com essa conexão, e entre eles estão os tablets e smartphones. Na verdade, estes são os principais beneficiários, pois o recebimento e a transmissão de dados por meio da luz permite conexões mais rápidas e estáveis.

Os laptops usados em um fabricante de kit 3 geração gnv podem aproveitar o Li-Fi porque possui interfaces de comunicação adequadas, como entrada USB e adaptadores específicos.

A grande promessa com a chegada dessa internet é o uso de dispositivos por meio da internet das coisas. Aparelhos como sensores, câmeras de segurança, dispositivos domésticos inteligentes, entre outros, vão conseguir se beneficiar da rápida transmissão de dados.

O uso da internet Li-Fi com esses aparelhos promete até mesmo melhorar sua eficiência e a responsividade.

Os carros e outros meios de transporte também serão equipados com essa tecnologia para que possam ter comunicação de dados interna e externa, algo que melhora muita conectividade dentro do veículo e permite atualizações em tempo real.

Em uma empresa de lavagem automotiva profissional , os automóveis poderão se comunicar entre si e com a infraestrutura.

Por falar nisso, além dos dispositivos finais elencados anteriormente, a infraestrutura de rede também vai passar por atualizações para suportar o Li-Fi.

Isso se dá por meio de pontos de acesso que estão sendo instalados em locais públicos, residências e escritórios para acessar conectividade de alta velocidade e baixa latência.

Mas mesmo com essa grande quantidade de dispositivos que serão compatíveis com essa conexão, é importante lembrar de todos os desafios que precisam ser superados para que seja colocada em uso.

Ainda existem muitas limitações relacionadas ao alcance, bem como uma necessidade de uma linha de visão direta entre o transmissor e o receptor.

Boa notícia é que, em breve, pessoas e empresas de vários setores, como um fabricante de cinta para elevação de carga ncm , poderão aproveitar essa conexão por conta dos avanços tecnológicos e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

O uso do Li-Fi para melhorar a conectividade

Uma das aplicações de maior destaque desse tipo de internet é nas comunicações em espaços fechados, como residências, empresas, escritórios e espaços públicos. Isso porque, basta usar a iluminação para fornecer conectividade veloz.

Isso é muito vantajoso porque dispensa a necessidade de instalar redes Wi-Fi adicionais, além de trazer melhorias na eficiência energética, uma vez que as lâmpadas de LED são econômicas.

Um dos usos que melhoram a conectividade é por meio da internet das coisas, e isso se deve à capacidade de transmitir dados de maneira rápida, o que facilita a comunicação entre os dispositivos.

Essa aplicação impulsiona o desenvolvimento de imóveis e cidades inteligentes, além de possibilitar uma ampla gama de aplicações industriais.

No setor da saúde, como um hospital obstétrico que recebe gestantes com bolsa maternidade direto da fábrica , essa conexão pode ser usada para aumentar a conectividade entre os estabelecimentos de saúde.

Os médicos podem compartilhar informações rapidamente, o que facilita os diagnósticos e possibilita tratamentos precisos.

O Li-Fi também é mais seguro para ser usado em ambientes como salas de cirurgia, uma vez que não interfere nos equipamentos médicos.

Crescimento do Li-Fi no mundo

O Li-Fi surgiu por conta de um físico alemão chamado Harald Haas, que atua como professor e diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Li-Fi da Universidade de Edimburgo.

Seus estudos permitiram que a tecnologia pudesse ser testada com Luminárias LED em vários escritórios, incluindo a indústria aeronáutica que utiliza essa solução nos aviões comerciais.

Além de poder ser usado em locais para festas de aniversário infantil , o Li-Fi também pode ser aplicado em aeroportos, hospitais e espaços públicos.

A previsão é de que o uso de dispositivos móveis e a demanda crescente por conexões de banda mais larga impulsionem o desenvolvimento dessa tecnologia nos próximos anos, mais precisamente até 2028.

Outra previsão é de que o mercado global consiga alcançar um valor considerável até 2028 e, nos próximos anos, a taxa de crescimento anual possa chegar a quase 72%.

Possível que a Ásia-Pacífico lidere esse crescimento até 2028, ocupando a liderança dos países europeus, que usaram muito a tecnologia em 2017.

Independentemente da finalidade do uso, a promessa é de que a conexão Li-Fi traga mais velocidade e facilidade para os usuários, desde pessoas até empresas como uma especializada em vending machine .

Considerações finais

A internet faz parte da sociedade e é indispensável para os dias de hoje, afinal, os canais digitais fazem parte da comunicação e da maneira como as pessoas vivem.

Para melhorar cada vez mais a conectividade, diversos recursos tecnológicos são desenvolvidos, como no caso da internet Li-Fi.

Aos poucos, ela vai tornar o Wi-Fi e outras redes sem fios obsoletas, por utilizar a iluminação de LED como fonte de transmissão muito mais rápida, barata e segura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile