Organização espacial é importantíssima para garantir melhor concentração
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. A frase emblemática do cientista Albert Einstein nos dá uma dimensão do poder do conhecimento na vida das pessoas. Atualmente, já existem estudos que comprovam a relação entre estudo e recuperação de lesões cerebrais, por exemplo.
Isso demonstra o quão importante é o desenvolvimento de hábitos de estudo desde a tenra idade. O que alguns esquecem, porém, é que para tal atividade ser bem sucedida é preciso haver um ambiente propício, seja com alguns móveis para quarto, seja com uma iluminação clara e agradável.
Criar um ambiente de estudo que respeite esses e outros critérios é fundamental para alcançar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo e no pensamento crítico do indivíduo — benefícios que abrangem diversos aspectos da vida, incluindo a profissional.
Ambiente pode contribuir ou prejudicar os estudos
Imagine que você está se preparando para uma avaliação importante, como uma atividade que vale pontos na escola ou uma prova de concurso público. Agora pense em dois possíveis cenários: o primeiro é um espaço desorganizado, com diversos objetos fora do lugar; o segundo é o contrário, sendo também limpo e iluminado.
Tendo em vista essas duas imagens, qual delas você acha que é mais propícia para que você possa estudar? Obviamente, é a segunda opção e o motivo tem a ver com as sensações transmitidas por meio do ambiente em que nos encontramos.
Um lugar escuro, sujo, desorganizado, barulhento e poluído visualmente sobrecarrega a mente e tira o nosso foco daquilo que, de fato, é importante naquele momento. Em contrapartida, o avesso disso nos ajuda a manter a concentração nos estudos com menos esforço e mais disciplina.
É por essa razão que o ambiente de estudo deve ser organizado nos mínimos detalhes, desde a disposição da mesa ou escrivaninha até as cores das tintas usadas na pintura da parede.
Como criar um bom ambiente de estudo?
Em termos práticos, a montagem de um bom ambiente de estudo passa por algumas escolhas que englobam o local, o tipo de iluminação usada e, principalmente, a organização espacial do ambiente.
Suponhamos que esse lugar seja seu quarto. É preciso, então, delimitar qual é a área do descanso e qual a área do estudo, para que você não caia no risco de partir para uma soneca no primeiro bocejo. Se o quarto tiver janela, coloque a mesa numa posição estratégica para receber a luz do sol, em especial pela manhã.
Agora, se você tem um escritório ou mesmo um quarto separado que possa ser usado como ambiente de estudos, melhor ainda. A questão da iluminação natural também deve ser mantida. Porém, caso não seja possível, dê preferência por lâmpadas claras e brancas, que vão ajudar a mantê-lo mais desperto durante os estudos.
Lembre-se também de manter a organização em dia. Isso significa guardar no lugar certo objetos que não serão usados e deixar sobre a mesa apenas o material estritamente necessário, como estojo, caderno, anotações e papéis. Evite também usar muitos itens decorativos na mesa, deixando-a o mais livre possível.
Caso a mesa tenha gaveteiro, o material que não é usado com tanta frequência, como pastas, clipes, agenda e grampeador, pode ser arquivado ali. Em caso negativo, você pode optar por caixas organizadoras ou ainda nichos e prateleiras fixados na parede. Isso vai ajudar a manter seu material mais organizado.
O ambiente de estudos também deve ser um local tranquilo e sem excesso de ruídos. Se isso for impossível, vale a pena considerar usar tampões ou mesmo fones de ouvido para abafar o barulho. Uma dica para ajudar na concentração é ouvir sons ambientes, como música clássica ou instrumental.