Em 2023, o cenário tributário brasileiro foi marcado por mudanças significativas e grandes desafios, refletindo a contínua busca do governo por equilibrar as contas públicas e fomentar a economia. Diante disso, o agronegócio enfrentou a necessidade de adaptar-se a novas normas e regulamentações fiscais. Esse cenário exigiu um acompanhamento rigoroso das mudanças legislativas.
Para o ano de 2024, fica claro que enfrentaremos novos mecanismos que busquem aumentar a carga tributária das empresas. Assim, algumas estratégias são essenciais para as empresas economizarem e se manterem competitivas. Ricardo Schumacher, proprietário da EFCT – Estratégias Tributárias nos apresenta algumas:
1. Planejamento Tributário Aprofundado: Continuará sendo crucial para as empresas realizar um planejamento tributário estratégico, revisando constantemente as operações para identificar oportunidades legais de redução da carga tributária, como a escolha do regime tributário mais vantajoso e a utilização eficiente de créditos fiscais.
2. Monitoramento das Mudanças Legislativas: Empresas devem manter-se atualizadas quanto às mudanças na legislação tributária para adaptar-se rapidamente e aproveitar eventuais benefícios ou evitar surpresas com novas obrigações, por isso a importância de ter um profissional da área no seu time. Ele faz a antecipação e te prepara para possíveis reformas tributárias, analisando cenários e adaptando estratégias para minimizar impactos negativos e maximizar benefícios.
3. Investimento em Conformidade Fiscal: Investir em sistemas de gestão fiscal que garantam a conformidade com as obrigações tributárias e facilitem o cumprimento das exigências do Fisco. A empresa EFCT faz esse trabalho e te auxilia, reduzindo o risco de autuações e penalidades.
4. Capacitação e Consultoria Especializada: A complexidade do sistema tributário brasileiro faz com que a capacitação contínua da equipe fiscal e o suporte de consultorias especializadas sejam fundamentais para interpretar corretamente a legislação e aplicá-la de forma otimizada.
5. Revisão Tributária Regular: Realizar revisões tributárias periodicamente para assegurar a recuperação de créditos e a correção de eventuais pagamentos a maior ou indevidos, evitando o desperdício de recursos.
Em 2024, a adaptabilidade e a proatividade serão a chave para as empresas que desejam navegar com sucesso no complexo ambiente tributário brasileiro, convertendo desafios em oportunidades de economia e crescimento. Ricardo Schumacher e sua empresa EFCT – Estratégias Tributárias te guiam nessa área e garantem melhorias na sua administração tributária.
Muitos clientes tem nos perguntado o que esperar da área tributária em 2024 e como podem se antecipar a esses acontecimentos.
Como é sabido, cada vez mais o atual Governo está buscando aumentar a arrecadação, custe o que custar. Diversas foram as medidas já adotadas: Ajuste no cálculo do JCP; Extinção das subvenções para investimento através da criação de novo mecanismo; Tributação de investimentos no exterior; Revogação do PERSE; Revogação da desoneração da folha de pagamentos; entre outros.
Diante dos acontecimentos de 2023, fica claro que no decorrer de 2024 teremos novos mecanismos que busquem aumentar a carga tributária das empresas. Se não bastasse o aumento, as constantes mudanças fazem com que os setores contábeis e fiscais das empresas fiquem cada vez mais sobrecarregados e suscetíveis a equívocos.
Nesse ponto, cabe destacar o trabalho preventivo realizado pela EFCT: a assessoria tributária contínua. Consiste em um acompanhamento próximo, que apoia as equipes internas de nossos clientes nas mais complexas questões fiscais do dia a dia empresarial, garantindo alto grau de compliance fiscal e evitando desembolso tributário desnecessário.
Ainda em 2024, devemos ter as primeiras Leis Complementares para regulamentar a Reforma Tributária.
Se as mudanças destacadas no início desse texto possam aparentar, em uma primeira análise, ser um balde de água fria, tenho que lhes informar: estamos diante de grandes oportunidades! Acreditamos que assim será com a reforma tributária, aquelas empresas que saírem na frente, contando com o apoio de especialistas na área, ganharão enorme competitividade no mercado.