Créditos: iStock

Os melhores destinos no Brasil para um detox digital

Passar alguns dias longe das telas e em contato com a natureza pode gerar diversos benefícios para a saúde mental e física

Segundo uma pesquisa realizada em 2024 pela empresa de tecnologia Electronic Hub, a população brasileira passa em média 9 horas por dia em frente às telas. O excesso de uso de celulares e computadores pode causar impactos diretos na saúde física e mental, então buscar alternativas para reverter o vício, como o detox digital, pode ajudar a recuperar o equilíbrio.

O conceito de detox digital consiste em fazer uma pausa consciente do uso de eletrônicos, visando minimizar a dependência tecnológica, o que proporciona diversos benefícios, além de melhorar a qualidade de vida. 

Benefícios de se desconectar

Redução de ansiedade e estresse: a ausência de notificações e ligações constantes que estamos acostumados a receber diariamente pode causar ansiedade e estresse, assim o detox permite um descanso mental e também pode ajudar a trazer uma maior sensação de calma.

Qualidade do sono: o uso excessivo de telas antes de dormir pode desregular o sono, e mesmo com os filtros já existentes nos dispositivos que ajudam a reverter essa situação, passar alguns dias longe das telas ajuda o corpo a regular melhor a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. 

Aumento da produtividade: sem as constantes distrações que os aparelhos tecnológicos podem causar, a mente consegue ficar focada em uma única tarefa e também está mais aberta a novas ideias.

Conexões interpessoais: as viagens de detox possibilitam criar conexões mais profundas com amigos e familiares, e até mesmo a possibilidade de conhecer novas pessoas, por exemplo, já que estimulam mais conversas e interações reais.

Melhores destinos para um detox digital no Brasil

Primeiramente, é preciso entender que a experiência do detox digital pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa. E também é importante definir um tempo específico para o detox; é possível começar com algumas horas longe das telas e aos poucos evoluir para dias e até semanas inteiras.

Escolher o destino também é um passo fundamental para isso. Atualmente, já existem locais indicados especialmente para quem busca realizar essa experiência, focados em proporcionar aos visitantes atividades e dinâmicas que não dependam de dispositivos tecnológicos, como caminhadas, meditação e práticas esportivas coletivas.

O Brasil possui opções que favorecem o relaxamento e o contato com a natureza, como:

Serra da Mantiqueira (MG/SP/RJ): a região da serra é repleta de pousadas e hotéis em meio à Mata Atlântica, que proporcionam tranquilidade e silêncio que favorecem o descanso. Cidades como São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, são destinos recomendados para quem precisa passar um tempo longe das telas. 

A cidade possui trilhas, como a “Pedra do Baú”, que fica a 1.950 metros de altitude, proporcionando uma bela vista para o bioma que contorna a cidade, além de cachoeiras e diversos destinos, restaurantes e atividades.

Chapada dos Veadeiros (GO): o parque nacional, localizado em Goiás, no Centro-Oeste do Brasil, oferece contato direto com a natureza, especialmente para quem busca aproveitar belezas naturais, como cachoeiras e poços de água. Também é possível fazer trilhas, praticar ioga e meditação em meio às paisagens. 

Por lá, já é possível se hospedar em cabanas ou participar de retiros que são focados no detox digital, que ajudam a promover uma experiência memorável e segura aos viajantes.

Alter do Chão (PA): conhecida como “Caribe Amazônico”, a vila, localizada na Amazônia, às margens do Rio Tapajós, conta com praias fluviais com águas cristalinas, areia branca e uma rica biodiversidade, ideal para quem busca descanso e novas experiências na natureza.

Para quem escolhe esse destino, a vila oferece um contato direto com as comunidades ribeirinhas locais, que podem ajudar na troca de experiências e vivências, além de passeios de barco, trilhas e excursões ecológicas.

Chapada Diamantina (BA): o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, é um santuário de montanhas, vales, rios e cachoeiras, com diversas atividades que auxiliam nos dias sem celular. 

Desde atividades mais tranquilas como trilhas até mountain biking, o destino é rico em história, pois já foi um ponto de mineração nos séculos 18 e 19, além de também ser um dos locais que abriga o maior número de cavernas de todo o Brasil, com mais de 130. Atividades não faltam para quem quer curtir a natureza sem distrações.

Embora o foco seja desconectar da tecnologia, alguns outros fatores podem influenciar na experiência do detox digital, como a escolha da hospedagem. Escolher um hotel, por exemplo, que ofereça uma boa estrutura, serviços voltados ao bem-estar e que seja confortável ajuda a tornar a experiência mais prazerosa. 

Algumas opções oferecem serviços de relaxamento, como spas, banhos terapêuticos, sessões de ioga e uma alimentação balanceada, que ajudam nos benefícios da desconexão. E hospedagens em locais mais próximos da natureza também ajudam a garantir um detox mais eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile