Qualquer que seja a saúde e a condição de seu empreendimento comercial, ele se beneficiará com o planejamento.
O planejamento de negócios de todos os tipos fornece um roteiro que orienta a equipe de liderança para atingir com êxito os objetivos de negócios.
O processo de planejamento de negócios oferece aos líderes da empresa oportunidades de ver o quadro geral e remover o “pensamento mágico” do processo.
O planejamento de negócios primeiro revela se os objetivos propostos são potencialmente viáveis e, em segundo lugar, exige que elaboremos estratégias que os tornem realidade.
O que sua equipe deseja alcançar moldará o plano que está escrito. Por exemplo, se a missão é lançar uma start-up que exigirá um investimento externo significativo, o plano incluirá projeções financeiras detalhadas.
Além disso, as estratégias de marketing que abordam a aquisição de clientes, o cenário competitivo, a logística do lançamento do produto ou serviço, mensagens e distribuição de vendas, juntamente com aspectos operacionais como fabricação, pessoal e controle de qualidade, devem ser minuciosamente detalhadas.
Os consultores Solopreneur irão focar-se fortemente no marketing, em particular na definição dos clientes-alvo e na aquisição de clientes; prestação de serviços para os quais haja demanda adequada; e preços adequados.
O planejamento financeiro se concentrará na alocação do orçamento para apoiar estratégias promocionais e campanhas de marketing.
Se o plano será usado para lançar um grande empreendimento e atrair dinheiro de investimento externo ou abrir um serviço de consultoria em estilo boutique, inclua os seguintes elementos:
SUMÁRIO EXECUTIVO
Apresente aqui a declaração da missão empresarial. Inclua também a data em que o negócio foi constituído; a equipe de liderança e outros funcionários-chave da administração; as credenciais ou experiência que tornam você e a equipe de liderança exclusivamente qualificados para lançar e administrar o empreendimento com sucesso; a estrutura legal do negócio (LLC, Único Proprietário ou Corporação); os produtos e serviços; uma ou duas vantagens competitivas importantes; uma visão geral concisa das projeções de vendas; e a quantidade de capital necessária se o objetivo for recrutar investidores ou obter financiamento bancário.
DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
É tradicional apresentar uma breve descrição de sua indústria e suas perspectivas, nacional e regionalmente. Forneça os detalhes de seus produtos e serviços e discuta brevemente como eles serão usados pelos clientes-alvo. Identifique se o empreendimento é B2B, B2C ou B2G.
Se a organização possui uma patente, analise as vantagens competitivas que ela trará. Houve algum avanço tecnológico que vai ajudar ou atrapalhar o empreendimento? Divulgue os detalhes aqui.
MARKETING
Esse elemento é uma grande tenda que abrange vendas, distribuição de produtos ou serviços, concorrentes, publicidade, mídia social, relações públicas, networking, branding, aquisição de clientes e preços.
Os planos escritos para uma pequena organização destacam o papel do marketing porque, para os Solopreneurs, o sucesso depende da identificação e alcance de clientes pagantes, além de precificar os serviços de forma vantajosa.
FINANÇA
Quer você seja rico o suficiente para se autofinanciar ou o empreendimento seja pequeno e não exija muito investimento de capital, a equipe de liderança precisa saber com um grau razoável de certeza quanto dinheiro será necessário para atingir metas importantes.
O plano pode ser escrito para apoiar o financiamento para a aquisição de novos escritórios, pessoal adicional ou equipamentos de fabricação. Empréstimos bancários geralmente exigem um plano de negócios para demonstrar como o dinheiro do investimento seria usado e como a organização geraria fundos para o pagamento do empréstimo.
Se o objetivo é atrair investidores, eles precisarão ser convencidos pelos números projetados da receita de vendas (assim como o banco), para que saibam quando seu investimento será reembolsado e quando esperar lucros se forem feitos coproprietários do negócio.
Uma análise de equilíbrio, demonstração de resultados projetada, demonstração de fluxo de caixa projetada e balanço patrimonial projetado são exigidos por aqueles que precisarão de dinheiro significativo.
OPERAÇÕES
Como funcionarão os processos de negócios do dia a dia? Conte aqui, além de fornecer o organograma, a localização da empresa, o método de produção do que você vende (se você for, por exemplo, um editor freelancer de livros ou designer gráfico, você mesmo produz o serviço), seus subprodutos habituais empreiteiros (se você for um organizador de eventos especiais, quem é seu bufê, florista e serviço de limusine preferido?) e métodos de controle de qualidade. Este elemento é sobre logística.