Sintomas da rinite e a gripe

Problemas respiratórios: entenda como identificar e diferenciar a rinite e a gripe

Apesar de muitas vezes esses problemas de saúde serem confundidos, é bastante fácil distingui-los, através da observação de seus sintomas

Frequentemente, as pessoas se deparam com alguns sintomas como nariz congestionado e espirros. Esses sintomas podem ser comuns em algumas doenças respiratórias, como a rinite e a gripe. Entretanto, as duas possuem algumas características próprias e são de origens distintas, podendo ser identificadas facilmente. Confira quais são suas principais diferenças e o que fazer quando os sintomas começarem.

Rinite

A rinite é uma condição inflamatória que acomete as mucosas nasais. A sua versão mais comum é a rinite alérgica, de origem hereditária, que é uma inflamação desencadeada através do contato com substâncias muitas vezes invisíveis a olho nu, que, quando alojadas nas mucosas, provocam uma resposta exagerada do sistema imunológico, causando uma série de sintomas.

As principais substâncias alérgenas que podem catalisar essa resposta do corpo humano são a poeira, pólen, pelo de animais, ácaros e mofos. Isso ocorre, na maioria das vezes, em ambientes que acumulam micropartículas e não foram limpos corretamente.

Apesar disso, a rinite também pode ter origem infecciosa (bactérias, vírus e fungos), por mudanças climáticas, crônica e por uso indiscriminado de medicamentos por via nasal.

Sintomas da rinite

Os principais sintomas da rinite são: crises de espirros, coriza, nariz congestionado, olhos lacrimejando e coceira nos olhos, nariz e garganta.

Gripe

A gripe é uma doença respiratória e infecciosa causada pelo vírus da Influenza, que afeta todo o sistema respiratório. Os seus sintomas aparecem dentro de alguns dias, após entrar em contato com o microrganismo, através de partículas de saliva contaminadas presentes no ar ou na superfície, e seu quadro costuma durar de 7 a 10 dias.

Sintomas da gripe

Os principais sintomas da gripe são: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, mal-estar, cansaço, falta de apetite, nariz congestionado, espirros e coriza. Em menor frequência, podem aparecer sintomas como náusea, vômitos e diarreia.

Principais diferenças

Apesar de serem frequentemente confundidas, elas possuem diferenças facilmente identificáveis. A principal delas é que a rinite acomete apenas as mucosas nasais, enquanto a gripe afeta o sistema respiratório todo.

Já entre os sintomas, a febre alta só é comum na infecção pela Influenza, enquanto a secreção nasal dela costuma ter coloração amarelada ou esverdeada e aspecto mais encorpado e pegajoso. No caso da rinite, a febre não ocorre com frequência, e a secreção nasal é incolor e de consistência mais líquida.

Tratamentos para a rinite e a gripe

O tratamento só pode ser indicado por um médico após o diagnóstico. Geralmente, para a rinite, são recomendados remédios que aliviam os sintomas, como anti-histamínicos, descongestionantes, anti-inflamatórios e corticoides. No caso da gripe, como a doença desaparece dentro de até 10 dias, são recomendados com mais frequência os antitérmicos e analgésicos, para combater a febre e as dores no corpo e na cabeça.

Para evitar o aparecimento e os sintomas da rinite, é importante fazer um teste com um alergista para verificar quais substâncias podem desencadear uma crise. Além disso, é importante evitar locais mal ventilados e limpar frequentemente os cômodos da casa com aspirador de pó e panos úmidos (evitando o uso da vassoura), limpar itens como o ar-condicionado e ventiladores, trocar a roupa de cama, evitar tapetes, cortinas e utilizar um purificador de ar para ajudar no combate aos alérgenos.

No caso da gripe, para evitá-la, é necessário manter uma alimentação saudável, manter-se hidratado e beber bastante água, além de evitar o contato com pessoas que podem estar contaminadas com o vírus. É possível também tomar a vacina contra a doença todos os anos nos postos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile