Publicidade nativa é uma estratégia de marketing que se integra perfeitamente ao conteúdo existente em uma plataforma, de como um site ou aplicativo, de modo que parece fazer parte desse material ao invés de se destacar como um anúncio tradicional.
A principal ideia por trás dessa prática é proporcionar uma experiência de usuário mais natural e menos intrusiva.
São anúncios projetados para se alinhar com um formato, o tom e o estilo do material que os rodeia, tornando-os mais relevantes e atraentes para o público-alvo. Podem assumir várias formas, incluindo artigos patrocinados.
Inclusive, as marcas podem trabalhar com publicações nas redes sociais, vídeos promocionais e recomendações de conteúdo.
A eficácia da publicidade nativa reside em sua capacidade de envolver os usuários de maneira mais orgânica. Ao se camuflar no ambiente de conteúdo, evita a resistência que os anúncios tradicionais muitas vezes enfrenta.
Isso pode aumentar a visibilidade, interação e taxas de conversão, mas para implementar uma boa estratégia, é necessário ser transparente.
Para compreender o assunto, este antigo vai falar sobre os benefícios da publicidade nativa, como criar anúncios eficazes, como medir seu sucesso, os tipos que podem ser trabalhados e como escolher a opção certa para o negócio.
Benefícios da publicidade nativa
A publicidade nativa traz diversos benefícios para as empresas, independentemente do segmento de atuação, e os principais são:
- Integração natural;
- Melhor engajamento;
- Relevância aumentada;
- Construção de credibilidade;
- Menos resistência dos consumidores.
A integração natural é um dos principais benefícios da publicidade na antiga, ao se misturarem perfeitamente com o conteúdo circundante, os anúncios evitam o aspecto intrusivo das campanhas tradicionais.
Ao fazer isso, um supermercado especializado em cesta de frutas delivery vai criar uma experiência mais suave para o usuário. Consequentemente, também vai quebrar barreiras de resistência, pois os anúncios não são interrupções indesejadas.
Por conta da natureza integrada, os anúncios nativos muitas vezes geram maior engajamento, e os usuários são mais propensos a interagir com aquilo que se encaixa organicamente no conteúdo que está sendo consumido.
A marca pode conquistar boas taxas de cliques, compartilhamentos e outras formas de interação que melhoram o desempenho da campanha.
A prática é altamente personalizável e adaptável ao contexto, permitindo ajustes ao formato, linguagem e estilo dos anúncios para atender as preferências e interesses do público.
A inserção de anúncios nativos em contextos confiáveis e autênticos ajuda a construir a credibilidade da marca, e os usuários associam campanhas à qualidade do conteúdo que está sendo visualizado, o que aumenta o nível de confiança.
Por meio dos anúncios nativos que se integram de forma natural, uma clínica de exame admissional sangue vai aumentar o interesse dos usuários em consumir a mensagem, o que aumenta as taxas de conversão.
Como criar anúncios nativos?
A criação de anúncios nativos eficazes requer um equilíbrio entre a integração natural com o conteúdo circundante e a comunicação clara da mensagem da empresa.
O primeiro passo é entender a plataforma onde o anúncio será veiculado, pois cada uma possui diretrizes específicas de formato, tamanho e estilo, e adaptar o anúncio ao ambiente é fundamental para uma integração bem-sucedida.
A marca deve selecionar os tópicos e temas que serão relevantes tanto para o conteúdo em que o anúncio será inserido quanto para o público-alvo, visto que relevância é a chave para atrair atenção.
O design precisa ser visualmente atraente e se encaixar naturalmente ao contexto, usando imagens de alta qualidade e escolhendo esquemas de cores que combinem com o canal.
O título deve ser curto, envolvente e diretamente relacionado ao conteúdo do anúncio, pois assim vai despertar o interesse dos leitores.
Outro ponto fundamental é que a mensagem precisa ser clara e direta, evitando jargões complicados e comunicações vagas. É fundamental explicar o valor do produto ou serviço de maneira mais simples para o consumidor.
É primordial inserir uma chamada para a ação que oriente sobre o que deve ser realizado, além de realizar testes A/B para avaliar o desempenho dos vários elementos do anúncio.
Como medir os resultados?
Para medir os resultados de sua publicidade nativa, uma marca de impressora etiquetadora adesiva deve se basear em algumas métricas e indicadores-chave de desempenho.
Uma das mais importantes é a taxa de cliques, pois indica quantas pessoas clicaram no anúncio em relação ao número de impressões, e se estiver alta, é sinal de que a campanha está sendo eficaz.
Também é importante analisar a taxa de conversão, pois ela mostra quantos cliques no anúncio resultaram em ações desejadas, como o preenchimento de formulários, compras ou inscrições.
É necessário avaliar quanto tempo as pessoas passam na página de destino após clicar no anúncio, o que pode indicar o envolvimento e o interesse do público.
A taxa de rejeição refere-se à porcentagem de visitantes que saem da página de destino imediatamente após clicar no anúncio, e se estiver alta, indica um desalinhamento em o conteúdo e a página de destino.
Um fabricante de rotulo de shampoo personalizado também pode analisar a taxa de compartilhamento social que mede quantas vezes o material do anúncio é compartilhado nas redes sociais, o que pode aumentar a visibilidade e o alcance.
O retorno dos investimentos calcula a relação entre o custo da campanha e o valor gerado, seja em vendas, leads e outros resultados mensuráveis.
A taxa de visualização ou impressão mostra quantas vezes a campanha foi exibida para os usuários, sendo muito útil para medir o alcance da estratégia.
Tipos de publicidade nativa
Existem diferentes tipos de publicidade nativa e cada um é adaptado a diferentes formatos de conteúdo e canais de distribuição.
Um fornecedor de salgadinhos fritos entrega pode investir nos artigos patrocinados, que são anúncios que se assemelham a artigos de notícias ou blogs e são geralmente hospedadas em sites de notícias, blogs e outras plataformas de conteúdo.
Outra opção interessante são os anúncios nativos nas redes sociais, projetados para se misturarem ao feed de notícias dos usuários, podendo incluir fotos, vídeos ou carrosséis de imagens.
Os anúncios de busca patrocinados aparecem nos resultados de pesquisa dos buscadores, muito parecidos com os resultados orgânicos, mas que são identificados como anúncios.
As campanhas em vídeo são inseridas no conteúdo, sendo exibidas antes do vídeo que o usuário quer assistir, no meio ou após ele.
Outra opção muito procurada são os widgets de conteúdo relacionado, exibidos na parte inferior de um artigo ou página da web, geralmente recomendando outros artigos ou conteúdo relacionado.
Uma marca também pode fazer anúncios de aplicativos móveis integrados ao design do recurso, e muitas vezes se parece parte de seu conteúdo.
Mas uma oficina de retífica de motor diesel também tem a opção de criar anúncios em e-mails que se fundem com o conteúdo, oferecendo produtos, promoções ou informações relevantes.
Como escolher o melhor tipo?
Para escolher o melhor tipo de publicidade nativa, primeiro a empresa precisa conhecer seu público-alvo. É necessário saber quais são os interesses, comportamentos e preferências dessas pessoas para fazer uma boa segmentação.
Por exemplo, se o público de uma marca é jovem está ativo nas redes sociais, então os anúncios de feed nesses canais serão a melhor escolha.
Também é muito importante considerar os objetivos da campanha, em uma empresa pode alcançar vários propósitos, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, impulsionar as vendas ou educar o público sobre um produto específico.
Isso significa que uma marca de piso epoxi cozinha industrial deve escolher o tipo de publicidade nativa que melhor atenda seus objetivos.
Se a intenção dessa empresa é educar o público, então vale a pena criar artigos patrocinados que forneçam informações detalhadas sobre os produtos e serviços.
É primordial pensar no modo como a campanha será veiculada, pois a plataforma e o contexto importam muito. Se a organização estiver usando publicidade nativa nas redes sociais, é interessante criar histórias patrocinadas e anúncios no feed.
Agora, se uma empresa de estacionamento automatizado vertical estiver trabalhando com um site de notícias, os artigos patrocinados são mais apropriados.
É interessante fazer uma adaptação ao ambiente em que o anúncio será exibido para que ele tenha sucesso junto aos usuários.
O fato é que a escolha do tipo de publicidade nativa deve se basear em uma compreensão profunda do público, metas da campanha e onde o anúncio será distribuído, o que envolve planejamento estratégico cuidadoso.
Considerações finais
A publicidade nativa continua desempenhando um papel fundamental no cenário da publicidade digital, oferecendo uma abordagem orgânica e integrada para alcançar o público.
Ao mesclar se harmoniosamente com o conteúdo circundante, proporciona uma experiência de usuário menos intrusiva.
Isso acaba por aumentar a eficiência das campanhas de marketing, e à medida que a confiança e a transparência se tornam prioridades, os resultados são ainda melhores.
Mas é importante lembrar que essa estratégia exige responsabilidade e autenticidade para que a marca consiga construir relacionamentos duradouros com os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.