Com cerca de 50 milhões de brasileiros investindo na poupança, é importante entender os motivos que levam as pessoas a perder dinheiro nessa modalidade
Com diversas opções de investimentos rentáveis, escutar de pessoas experientes no assunto que investir na poupança “não traz lucros de verdade” tornou-se um hábito. Diversos motivos comprovam essa afirmação, mas, ainda assim, 23% dos brasileiros inserem suas economias na poupança como forma de investimento seguro.
Claro que ninguém quer perder dinheiro, e a busca por investimentos seguros é uma preocupação comum para quem deseja fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, mas sem correr riscos excessivos. Nesse cenário, é importante entender que, ao contrário da poupança, existem alternativas de investimento que podem proporcionar uma renda mais substancial e vantajosa. Mas, antes de conhecê-las, é importante saber mais sobre o problema da poupança.
Qual é o problema com a poupança?
A caderneta de poupança sempre foi uma opção popular para quem procura uma forma simples de guardar dinheiro e receber rendimentos dos bancos, sejam eles digitais ou não. No entanto, ao longo dos anos, a rentabilidade da poupança tem diminuído. Nos últimos quatro anos, por exemplo, uma única vez a taxa de rendimento da poupança conseguiu ultrapassar a inflação.
Outro fator que influencia o rendimento da poupança é a taxa de juros básica da economia, conhecida como Taxa Selic. Ela atingiu patamares historicamente baixos, trazendo impactos diretamente no rendimento da poupança, que é vinculado a essa taxa.
Por isso, no cenário atual, com a Selic baixa e a alta inflação, a poupança oferece retornos insuficientes para superar a inflação, deixando os investidores com uma grande perda de poder de compra ao longo do tempo. Isso a torna uma opção nada atrativa para quem deseja construir uma reserva financeira sólida ou gerar uma boa renda adicional.
Sabendo disso, será que existem opções de investimentos seguras para fugir da poupança? Claro que sim! Mas é importante lembrar que toda forma de investimento tem seus riscos.
Investimentos alternativos
Como falamos logo acima, felizmente existem outros investimentos que oferecem certa segurança e uma renda superior à poupança, mesmo em um ambiente de taxas de juros baixas. A seguir, será possível conferir cada uma dessas opções para fugir da poupança, que é alvo de investimentos de 23% da população, o que convertido, pode atingir cerca de 50 milhões de brasileiros.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma opção acessível e segura para investir em títulos públicos do governo federal. Esses títulos oferecem rendimentos superiores à poupança, e são uma escolha popular para investidores que buscam segurança e liquidez.
CDB (Certificados de Depósito Bancário)
O CDB é um título de renda fixa emitido por bancos. Esse investimento costuma oferecer taxas de juros mais atraentes do que a poupança, especialmente para investidores dispostos a deixar o dinheiro aplicado por um período mais longo. Por isso, caso o intuito seja deixar o dinheiro “rendendo” por um período de tempo alto, investir no CDB pode trazer uma boa renda.
Fundos de Renda Fixa
Fundos de Renda Fixa são uma maneira conveniente de diversificar seus investimentos em títulos de diversos emissores. Eles podem oferecer retornos superiores à poupança, especialmente em um cenário de juros baixos, iguais aos que estamos presenciando atualmente.
Não deixe de investir na educação financeira
Os investimentos mencionados no decorrer do artigo são uma alternativa interessante e superior à poupança para quem busca renda adicional e preservação do patrimônio.
Com os rendimentos mais atraentes e a capacidade de superar a inflação, eles oferecem uma maneira eficaz de fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, mesmo em um cenário de juros baixos. Portanto, antes de aplicar o dinheiro em qualquer uma das opções, é importante explorá-las e aprender mais sobre elas. Investir na educação financeira também é um caminho para o sucesso no mundo dos investimentos.