5 cuidados necessários para ter segurança com o gás de cozinha

Botijão de gás exige cuidados específicos; saiba como o posicionamento adequado previne vazamentos e riscos de explosão

O botijão de gás, apesar de ser um item familiar nas residências brasileiras, exige atenção especial para garantir a segurança de todos. Um vazamento, mesmo pequeno, pode ser perigoso para imóvel, moradores e até vizinhança. Existem alguns cuidados indispensáveis durante a instalação e manutenção que deixarão o uso ainda mais protegido. 

É necessário que o botijão de gás esteja em perfeito estado para evitar riscos de acidentes. No equipamento físico, por exemplo, não deve haver sinais de ferrugem ou amassados e o lacre de segurança precisa estar intacto. Outro ponto importante a ser reforçado é que os acidentes são de baixa probabilidade, desde que as recomendações sejam seguidas.

Botijão em local arejado: Não é aconselhado que o botijão de gás seja armazenado em espaços ou estruturas fechadas, como armários, por exemplo. Evite espaços sem ventilação natural e próximo de tomadas. O ideal é que o equipamento, incluindo registro e mangueira, fique em um ambiente externo, com um abrigo adequado para proteger da exposição a sol e chuva. 

Não faça extensões na mangueira do gás: As orientações técnicas é que a mangueira de ligação deve ser em plástico e transparente com uma faixa amarela, com a gravação da norma ABNT NBR 8613. Orienta-se que o botijão mantenha uma distância razoável do fogão, geralmente as mangueiras possuem 80 centímetros de comprimento. 

A mangueira do gás não deve ficar posicionada atrás do fogão, porque o calor durante a cocção pode danificar e causar vazamentos. É extremamente perigoso fazer qualquer alteração na mangueira, como extensões ou novas conexões; use sempre a original.

Certificação do INMETRO: Antes de comprar o botijão de gás ou qualquer outro item complementar, certifique-se que todos os produtos estão no prazo de validade e dentro do padrão de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Ou seja, deve constar o selo de homologação, fixado junto da rosca de engate da mangueira, com informações sobre o fabricante também. 

Sobretudo, é fundamental estar atento ao uso do gás todos os dias, pois a chama do fogão laranja pode apontar que há algo errado, como combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura ou gás de baixa qualidade. 

Posição do botijão de gás: Muitas pessoas têm o hábito de deixar o recipiente em posição horizontal, porém “deitar” o botijão não cumpre a finalidade de render mais e aproveitar o final do gás. O que acontece, é que pode prejudicar a integridade do equipamento e ocasionar o vazamento do gás, avariando o regulador de pressão. 

Dê atenção a ralos e interruptores: Indica-se que o botijão de gás fique a uma distância mínima de um metro e meio de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos e grelhas de escoamento de água e esgoto. O fluido é mais pesado do que o ar, e, em caso de vazamento, caso se infiltre nesses locais e entre em contato com alguma faísca ou chama, pode causar explosões. 

Caso identifique algum vazamento, o primeiro passo é fechar o registro de gás e garantir que todos estejam em um local seguro, além de desligar o quadro geral de energia se ele estiver localizado em ambiente externo e distante do botijão de gás. Com as dicas, é possível assegurar maior vida útil ao botijão de gás, evitando riscos de acidentes. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *