A internet mudou a realidade de diversas pessoas, tanto nos estudos quanto no trabalho. A forma como as pessoas interagem, compram e aprendem progrediu rapidamente, acompanhando as inovações tecnológicas do universo virtual.
O conteúdo que circula da rede mundial de computadores é o principal meio para abastecer o constante fluxo de informações da web.
Para garantir a qualidade do conteúdo é necessário estar atento às técnicas de otimização, que ajudam a conquistar as melhores colocações em sites de busca, como o Google. O analista de SEO (Search Engine Optimization) é o profissional especializado nestas técnicas, que pode ajudar sites e agências no crescimento do negócio.
A importância do profissional de SEO
O analista de SEO possui importância singular em agências que desejam as melhores posições, quando um internauta realiza buscas por assuntos determinados.
Este profissional trabalha com foco na análise de códigos, palavras-chave, URLs, HTML, navegação e aplicabilidade do conteúdo de um site.
Além disso, o analista consegue criar uma interação real entre o internauta e as informações, gerando comentários, discussões e expectativas que atraem o retorno à página.
Esse conjunto de itens é algo imprescindível para o sucesso de um site, demonstrando claramente a necessidade do profissional de SEO em agências e empresas.
Vantagens de uma página / conteúdo otimizado
Por aparecer com boas colocações em sites de busca, a página otimizada possui maiores possibilidades de gerar tráfego intenso. Se a página em questão utilizar meios de rentabilização, as chances de lucrar também são maiores.
O conteúdo otimizado utiliza palavras-chaves que focam o texto de acordo com as buscas mais realizadas pelos internautas. A partir disso, o texto ganha maiores possibilidades de acesso.
Para encontrar um bom profissional de SEO, analista de redes sociais e conteúdo em geral, basta verificar se o currículo do candidato conta com noções de códigos de programação, conhecimento em mecanismos de busca e desenvolvimento de estratégias.
Otimizando a experiência do Usuário para um bom SEO
Há muitas razões para trabalhar na experiência de usuário em um site, incluindo a otimização de conversão e a captação de clientes, o SEO, também afetada pela experiência percebida pelo usuário em um site.
Medir o desempenho de um site com métricas deste tipo no Analytics pode ser um ótimo começo para melhorar o desempenho de SEO de um site. Porém entenda que também é importante considerar uma questão mais ampla como:
- O que seus visitantes desejam?
- O que eles procuram?
- Quais páginas são mais acessadas?
- Qual página tem uma permanência maior de tempo?
Se você vende um determinado produto quando um usuário chega na página deste determinado produto o que ele encontra?
- Informações
- Detalhes
- Fotos
- Vídeos
- Dicas
A final o que você oferece a ele?
Essa é a parte mais importante para otimização de sites focado em conteúdo para experiência do usuário, esta conexão que você tem que ter uma percepção, é como se fosse um vínculo com seu cliente.
Se você falhar em criar este conteúdo para a Otimização de seu site isso com certeza irá elevar sua taxa de rejeição (bounce rate).
Se você cumprir e criar a estratégia de conteúdo adequadamente, todas as métricas listadas acima irão se tornar melhores.
Reúna algumas informações em seu site, tanto pelo tráfego direto quanto orgânico e patrocinado e faça uma análise em cima destes números de visitantes siga estes passos:
Elabore uma Pesquisa
Formule algumas questões e faça com que seus usuários respondam questões do tipo.
- Você encontrou o que procurava?
- O que você procurava?
- O que você gostaria de encontrar aqui?
Criando Conteúdo
Agora que você tem em mãos as respostas é hora de colocar a mão na massa e criar os conteúdos que seus usuários procuram e não encontram em seu site. Está saído é ótima para não ficar trancado com dados incompletos.
Notificar os Usuários
Assim que você terminar de criar o conteúdo para seu site com base nas sugestões dos usuários, notifique-os por e-mail e meça os resultados, não tenha medo de voltar a trás e fazer mais melhorias ou até mesmo de criar uma nova pesquisa para continuar a coletar informações sobre o que os visitantes desejam, esta tarefa é necessária se quiser fazer um bom trabalho de otimização de sites.
Otimização de sites (SEO): Por que preciso otimizar meu site?
Entenda de vez esse processo que é altamente importante para que sua empresa apareça na internet!
Otimização de sites é um conjunto de técnicas e estratégias que faz seu site aparecer nos primeiros resultados das buscas, como o Google, o líder absoluto do segmento, e o Yahoo! e o Bing.
Também conhecida de SEO – Seach Engine Optimization, a otimização de sites tem por objetivo conseguir uma melhor visualização para seu site, otimizando o conteúdo do mesmo, desde aspectos internos (conteúdo on page) até o conteúdo externo (off page), que engloba todos os sites que mantém links para o seu e tudo o que está relacionada com a mesma.
A importância de ter um site otimizado
Com um site otimizado você ganha mais visualizações; com mais visualizações você conquista mais vendas e contratações de serviços; e com mais vendas além de você conseguir mais lucros você também adquire mais credibilidade.
Por mais que a otimização de sites não realize um milagre do dia para a noite, os resultados que podemos conquistar por meio da construção de boas estratégias, análises, estudos, definição das palavras-chave, posicionamento correto de conteúdo, boa estruturação do código HTML, e outras práticas, são incríveis!
Pesquisas indicam que, em média, 70% dos usuários do Google tendem a clicar nos resultados naturais da pesquisa (aqueles que não são anúncios), ou seja, os resultados orgânicos que podem ser melhorados por meio da otimização de sites.
Para otimizar…? Contrate uma agência especializada!
Na internet encontramos diversas informações sobre otimização para sites, porém a maior parte deste material é uma espécie de guia “faça você mesmo” sem informações aprofundadas e o grande erro de acreditar que tudo serve para todo mundo.
Por isso mesmo, contratar uma agência especializa no setor é o melhor caminho para garantir que as análises de caso, setor e mercado sejam feitas da forma correta.
Aqueles que ao invés de contratar profissionais especializados, resolvem fazer por conta ou contratar pessoas que se aventuram pela área, não só podem perder tempo e dinheiro, como também colocam em risco a credibilidade e visibilidade da empresa.
Muitas pessoas que não possuem conhecimento suficientes, ou que possuem má fé caem no erro de praticar ações que no SEO são classificadas como black hat.
Black Hat é o termo que caracteriza técnicas de SEO abusivas ou que possuem intenções maldosas. São práticas não amigáveis aos mecanismos de busca, que podem fazer com que o site da empresa que caiu nesse erro seja punido, e até mesmo excluído dos resultados de pesquisa.
Contratando uma boa agência de marketing digital, você se ver livre desse tipo de risco e pode mensurar os resultados em todo o processo de otimização, por meio de relatórios periódicos e ferramentas de monitoramento especializadas.
A importância de implantar AMP em seu site
Existem muitas vantagens potenciais do AMP, dependendo do seu site – incluindo menor consumo de dados, melhor desempenho do servidor, CDN gratuito e maior visibilidade do anúncio.
AMP significa “Accelerated Mobile Pages”. É um framework de código aberto que foi lançado como uma iniciativa conjunta do Google e várias outras empresas de tecnologia e publicação. Com o AMP, é possível criar sites móveis simples que carregam quase instantaneamente.
Em essência, as Accelerated Mobile Pages (AMP) são uma versão simplificada e minimalista de uma página para torná-la compatível com dispositivos móveis.
AMP é diferente de uma versão móvel de uma página. Isso ocorre devido à ausência de Javascript, à remoção de banners, imagens de fundo e similares, e as imagens são incluídas usando codificação AMP específica para fazê-las responder aos tamanhos de tela do usuário.
Eles carregam mais rápido e praticamente incluem apenas as informações básicas de que o usuário precisará.
Digo “bastante” porque há uma pequena variedade de informações adicionais que os proprietários do site podem optar por incluir, como conteúdo de terceiros de mídia social e tipos de anúncios bem controlados.
As páginas AMP oferecem uma experiência de usuário muito superior quando as pessoas estão visualizando em conexões lentas (lembre-se, 3G é lento para os usuários de hoje), eles estão com poucos dados ou se apenas gostam de páginas sem distração.
Como ao visualizar páginas em cache, a velocidade de carregamento é otimizada a ponto de ser impecável, então você está maximizando as chances de capturar alguém que está passando pelo que o Google chama de “micro momento”.