Raça Brahman

Brahman: saiba tudo sobre essa raça de boi

Quando falamos em bovinocultura de corte, a raça Brahman se torna uma das principais delas. Com carne saborosa, essa raça americana é fruto de cruzamentos de outras raças. Assim sendo, ela se torna uma das mais requisitadas em todo o mundo e também passa a ser considerada superior.

Contudo, conhecer a raça por trás da carne saborosa é uma das melhores formas de entender os motivos disso. Apesar de não parecer, a raça interfere de forma direta no sabor da carne e não apenas no tamanho do animal.

Além disso, é sempre bom conhecer quais bois existem no mundo. Nós temos a falsa ideia de que apenas as raças famosas importam. Porém, a verdade é que existem dezenas de raças de bois, sendo cada uma delas focada na produção de algo.

A Brahman é um exemplo de raças que deram certos e que hoje são responsáveis por suprir a necessidade de carne em diversos países. Mas sua importância vai muito mais além disso, por esse motivo nós montamos esse texto para contar a história dessa incrível raça.

Origem da raça Brahman

Tudo começou no ano de 1915, quando houve a compra de 40 vacas da raça nelore, que é uma raça indiana. Porém, o que impulsionou a criação da raça foi a importação de bois da raça Zebu nos anos de 1923 e 1924. Foi o Brasil que exportou a raça, para que começassem os cruzamentos.

O principal motivo desse cruzamento era criar uma raça forte. Assim sendo, uma raça que aguentasse o calor, umidade e até insetos e parasitas. Outro motivo foi que esses criadores eram fãs de outras raças como Angus ou Hereford. Todavia, essas raças não se sairiam bem na região onde ficariam: no Sul dos EUA.

Por lá, a raça recebeu o Brahman e tem origem da Índia. É fruto da união de diversas outras raças como Nelore, Guzerá, Valley e Gir. Devido ao intuito econômico da raça, ela se tornou uma das maiores presenças nos rebanhos americanos.

Características

Um outro ponto que você precisa saber são as características que a raça possui. Ela possui origem brasileira e indiana, e por aqui ela possui duas cores básicas: branca e vermelha. Além disso, ela é uma raça de porte médio, se comparada a outras raças. No geral, o boi Brahman oscila entre 720 quilos a 990 quilos, já as vacas ficam entre 450 quilos e 630 quilos.

Contudo, os bezerros nascem bem pequenos, não passando de 40 quilos. Um ponto positivo é que crescem muito rápido. Além disso, a raça é usada apenas para a produção de carne, mesmo assim ainda possui uma importância enorme.

Um dos focos das fêmeas dessa raça é a fecundação in vitro. E não é pra menos, pois os animais dessa raça saem a cerca de R $11 mil, a cabeça.

Por conta disso, muitos pecuaristas têm usado essa raça até mesmo para a exportação. Outro motivo é que a raça Brahman é muito inteligente e curiosa. Porém, também é uma raça muito tímida. Por último, é uma raça muito afetuosa e com os cuidados certos pode se tornar dócil

Importância da raça Brahman na Índia

Por fim, vamos contar um fato curioso sobre essa raça. Já explicamos acima que a raça Brahman veio da Índia, e após alguns anos ele desenvolveu uma resistência a pragas e doenças. Além disso, o animal é considerado sagrado, sendo uma tarefa bem difícil sua importação do país.

Hoje a raça ocupa lugar de destaque quando o assunto são boas espécies para corte.

E você, sabia de tudo isso? Compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *