Uma das principais raças de corte é a chamada Caracu. Apesar de ser uma raça importante, ela ainda não é tão conhecida quanto raças como por exemplo a Nelore. Porém, apesar disso ela ainda se mantém na lista de principais raças de boi para corte. Mas, a raça é usada para a produção de leite também.
Pois é, a Caracu é uma raça cheia de faces incríveis. Assim sendo, conhecê-la é importante para pecuaristas ou para os apaixonados pela área. Ela é uma das raças que mantém nosso sistema pecuário ativo, além de ser usada para cruzamentos. Presente em diversos estados brasileiros, a raça é incrível.
Além de se adaptar a qualquer clima brasileiro, ela ainda gera uma carne saborosa. Portanto, se você deseja saber mais sobre essa raça incrível, continue a leitura. Vamos contar a origem do animal, principais características e outros fatos curiosos.
Caracu – saiba a origem da raça
Em primeiro lugar, vamos contar a origem que essa raça possui. Saber a origem de raças de bois de corte auxilia a entender como o processo pecuário foi feito. Apesar de existirem raças brasileiras, sem o cruzamento de outras raças, a adaptação seria impossível.
Vemos isso com raças como a Brahman, que era nativa da Índia, mas se tornou importante na América do Norte. Quando falamos na raça Caracu, precisamos voltar lá no período colonial. Acredite ou não, essa raça já está no país desde essa época.
Porém, foi no ano de 1534 que essa raça entrou em capitanias maiores, como por exemplo São Vicente, que hoje conhecemos como São Paulo. A raça teve origem na Europa e surgiu a partir da mistura de outras raças como espanholas, portuguesas e africanas.
Eles são uma raça forte e enfrentaram problemas com o clima, parasitas, alimentação e até mesmo algumas doenças graves. Portanto, com isso houve um processo de seleção natural, onde os animais foram moldados e sobreviveram apenas os mais fortes.
No caso dos Caracus, apenas os que possuem pelo amarelo sobreviveram. E essa seleção ocorre até os dias de hoje, sendo a família Carvalho Dias a detentora da mais antiga delas. Com o nome de Caracu Caldeano, a seleção começou no ano de 1983 na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais.
Características da raça
São diversas características que tornam esses animais únicos. Em primeiro lugar, ele é um dos poucos que conseguem produzir boa carne e muito leite. Assim sendo, ele pode ser usado para a bovinocultura de corte e a de leite.
Outra importante característica é que o Caracu é um animal manso e muito dócil e se adapta bem a qualquer alimentação. Um ótimo exemplo é que você pode servir apenas sal mineral e capim seco que o animal já ficará satisfeito. Mas não se esqueça da água.
Além disso, essa raça não fica agrupada e isso auxilia na manutenção do pasto. Em alguns casos, ocorre o pisoteio do pasto devido aos grupos de animais. Todavia, o Caracu não tem esse costume e o pasto dura mais.
O pelo da raça é curto e inclinado, ele não possui pelos pretos ou brancos sendo apenas da cor amarela. Ademais, ele possui chifres laranjas e que apontam para os lados e pequenas orelhas.
Já seu peso é um ponto forte do animal. Pois, a fêmea chega a ter entre 550 e 650 quilos. Enquanto o macho varia entre 1 tonelada e 1 tonelada e duzentos quilos.
As vantagens do animal são inúmeras e todas envolvem a fácil adaptação da raça às diversas circunstâncias.
E você, sabia de tudo isso sobre o Caracu? Compartilhe!
Gostei muito dos comentários sobre a raça Caracu. É importante saber e ter conhecimento de como essa raça chegou ao Brasil.
No Estado de Goiás encontra com facilidade em raça??
Ou em Brasília??
Desde já agradeço..