A nossa agricultura cresce cada vez mais, e se nós soubermos usar adubos de forma eficiente, isso vai aumentar. Apesar de nós termos certo preconceito com o uso de fertilizantes, eles ainda são um recurso necessário que precisamos na agricultura.
Seja para melhorar a terra ou para as plantas crescerem mais forte. Não importa, o uso desses insumos é parte importante do setor. Contudo, se não soubermos usar esses itens de maneira correta, de nada vai adiantar.
Podemos usar o insumo em excesso e gastar mais, além de tornar o solo ainda mais fraco. Além disso, podemos usar pouco e não gerar resultado nenhum. Conhecer bem o local do plantio é uma forma de evitar esses problemas.
Mas ainda existem outras maneiras eficientes de tornar o solo rico em matéria orgânica e nutrientes. Aprender como usar de forma correta esses adubos vai ser um ponto chave na sua propriedade.
Pense só, ter uma propriedade com solo rico, e ainda não gastar nada a mais com isso. Isso é possível e nós vamos ajudá-lo a usar adubos da melhor forma possível. Então continue a leitura do texto a seguir.
Por que usar adubos?
Antes de mais nada, vamos acabar com o mito que o adubo prejudica nossa saúde. Se usar de forma correta, ele pode ser a solução para o plantio eficiente. Por sua vez, essa estratégia pode ser útil para diminuir os preços dos produtos.
O principal objetivo é aumentar os nutrientes no solo, por meio da adição de produtos químicos. Dessa forma, é possível corrigir os possíveis problemas que o solo possua. Pois, para que as plantas cresçam e consigam ter seus nutrientes, ela absorve isso do solo.
Além disso, por meio do uso de fertilizantes, é possível trazer fertilidade para o solo. Daí o nome: fertilizantes. O intuito, de forma sucinta, é fazer com que a terra consiga nutrir e gerar plantas.
Para isso, uma das questões que precisam ser resolvidas é sobre a acidez do solo. Um termo que você pode ouvir é o chamado Ph. Chamado de Potencial hidrogeniônico e serve para analisar a acidez do solo.
Essa acidez, por sua vez, é medida pela quantidade de íons de hidrogênio. Ìons, são os átomos sem seus elétrons. Portanto, quanto mais alto for o Ph, mais alto será a acidez do solo.
Porém, cada planta possui um nível de acidez exigido para crescer. E aí entram os adubos, que permitem uma correção e adequação desse solo.
Tipos de adubação
Existem diversos tipos de adubos, sendo alguns mais sustentáveis que outros. Em primeiro lugar, temos o adubo focado na produção agrícola em larga escala. Nesses casos são adicionados por meio do uso de fertilizantes, nutrientes essenciais para o solo. Contudo, esses itens são retirados pelas plantas.
Saber usar adubos de forma correta é importante para evitar isso. A melhor maneira é tendo consigo um profissional da área agronômica. O profissional irá entender a quantidade necessária de adubo que sua plantação precisa, além de evitar a perda deste item.
Outra forma de adubar, é por meio dos adubos orgânicos. Para tornar o entendimento sobre a técnica, mais fácil e rápido, vamos resumir. Em suma, por meio de restos orgânicos que podem ser de origem animal, vegetal ou até da indústria agrícola, ocorre a melhoria do solo. Pois, esses itens aumentam os nutrientes do solo e ainda conserva-os nele.
Um bom exemplo de resíduos orgânicos, são os estercos e compostos provenientes dos animais.
Por fim, temos a adubação verde, que é o cultivo de plantas para usar como adubos. As mais usadas são as leguminosas, que possuem muitos nutrientes e podem ser colocadas no solo.
Legal, né?
Compartilhe o texto com seus amigos agora mesmo.