taurinos e zebuínos

Gados taurinos e zebuínos: quais suas diferenças

Quando falamos em bovinocultura, dois nomes são muito comuns: taurinos e zebuínos. Porém, muitos acham que esses dois animais são a mesma coisa e possuem apenas nomes diferentes. Contudo, a verdade é que são animais bem diferentes entre si.

Notamos que cada vez mais a pecuária tem se tornado item primordial de nossa cultura e economia. Mas isso não começou hoje, porém, nos dias atuais, com a internet, é que estamos de fato conhecendo esse setor a fundo.

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que os gados são bem diferentes entre si. Seja a raça ou os grupos a quais são parte, tudo influencia no produto final. As divisões biológicas dos animais são várias.

Seja por raças, espécies, subespécies, gêneros. Enfim, não importa como você chame, as diferenças existem e é preciso entendê-las para conhecer o setor. Por conta disso, separamos esse pequeno texto para que você conheça os gados taurinos e zebuínos e descubra suas diferenças.

Continue a leitura.

Afinal, o que são gados taurinos e zebuínos?

Nosso primeiro tópico será para explicar como ocorre a divisão dos bovinos. Existem espécies, subespécies, raças e diversas formas de dividir os animais. Assim sendo, pode se tornar algo confuso pois cada animal será parte de um grupo.

Em primeiro lugar, temos a espécie dos bovinos, que chamamos de Bos taurus. Esse nome serve para todos os bovinos, não dependendo da raça que esses animais possuem. Contudo, é preciso separar ainda mais para de fato, dividir esses animais em grupos.

E é aí que entram duas subespécies principais: os taurinos e zebuínos. A primeira, recebe o nome de Bos taurus, enquanto a segunda recebe o nome de Bos taurus indicus.

Essas duas subespécies são muito importantes para a pecuária, sendo a alta capacidade de produção um dos principais motivos. A primeira, que chamamos de taurinos, é nativa da Europa.

Então, talvez você ouça o animal com o nome de bovino europeu. Por esse motivo, esses animais não costumam lidar bem com nosso clima tropical. Um ótimo exemplo desses animais é a vaca holandesa, usada no cruzamento que gera a raça girolando.

Todavia, em segundo lugar temos a subespécie chamada de bovinos zebuínos. Por sua vez, esses animais costumam se dar muito bem no nosso clima tropical. Com origem asiática, os zebuínos resistem a doenças, carrapatos e etc. Porém, um ponto negativo é que esses animais produzem pouco.

Como diferenciar esses animais

Apesar de termos falado sobre as subespécies, ainda continua confuso entender qual animal é qual. Apesar dos zebuínos serem mais resistentes, eles produzem menos. Um exemplo de animais dessa subespécie são os gados nelores.

Porém, existem outras formas de diferenciar esses animais.  São características simples, como orelhas, pescoço e até mesmo as costas dos bovinos. Os taurinos e zebuínos possuem diferenças sutis e que qualquer um pode notar.

Assim sendo, começamos pela principal: o Cupim. Sabe aquela corcunda que alguns bovinos possuem? Pois é, aquilo é chamado de cupim, e apenas animais da subespécie dos zebuínos possuem.

Entretanto, outra diferença está na parte abaixo do pescoço. Os zebuínos possuem uma pelanca, bem desenvolvida, que é chamada de barbela. Contudo, os taurinos não possuem, e quando as tem, a barbela é pouco desenvolvida.

Já quando falamos das orelhas dos animais, os taurinos e zebuínos também se diferenciam. O primeiro possui pequenas orelhas e elas são mais para cima. Os zebuínos, por sua vez, possuem orelhas grandes e para baixo.

Os animais possuem essas pequenas diferenças que devemos sempre observar. Pois, compreendê-las é parte importante, ainda mais se gostarmos de pecuária.

E você, sabia de tudo isso? Compartilhe o texto agora mesmo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *