Quando nossos animais estão gestando, é preciso muitos cuidados, em especial com a égua gestante. Um dos animais mais importantes de uma fazenda é o cavalo. Seja para nos transportar pela propriedade ou apenas como animal de estimação. Não importa, desde que o animal seja bem cuidado, ele será uma ótima companhia para o fazendeiro.
Assim como os bovinos e os suínos, os equinos são mamíferos. Dessa forma, sua reprodução ocorre por meio da gestação dos animais, que varia de raça para raça. E assim como nós humanos, a égua precisa de cuidados desde o começo da gravidez.
Esses cuidados são básicos, mas vão ser a garantia de uma gestação bem sucedida. Pois, o uso dos cavalos variam e alguns são para a venda dos animais. Portanto, o nascimento saudável é a única forma de garantir que esses animais vão sobreviver.
Contudo, muitos criadores não sabem nem por onde começar. A melhor forma é cuidando de forma diferente das éguas grávidas. Nisso podemos incluir cuidados e mudanças na alimentação do animal e claro, na forma como será manejado.
E por aí vai, mas calma que vamos contar tudo isso com detalhes no texto a seguir. Você vai aprender quais os principais cuidados deverá ter com sua égua. E o melhor, vamos ajudá-lo a pôr isso em prática.
Égua gestante: quais os cuidados ter com o animal
Desde o início da gravidez, o animal deve passar por exames e mudanças no dia a dia. Pois, a gravidez de uma égua é um processo lento e vai ser necessário atenção do criador. A primeira coisa a ser feita é que a égua gestante não deve ficar no mesmo local que as éguas que não estão grávidas.
Esse processo auxilia os animais a não brigarem entre si. Além disso, evita que o animal faça esforços físicos desnecessários. Apesar da égua poder se exercitar, até faltar 2 dias para o parto, esses exercícios não podem exigir muito do animal.
Outro ponto importante, que não podemos deixar de mencionar, é a alimentação. Estamos falando de um animal de grande porte, que sem a gravidez já exige muitas calorias. Isso aumenta ainda mais quando a égua está gestando.
Nesse caso, o animal irá precisar consumir por volta de 18 mil calorias por dia, isso para éguas com peso em torno de 500 quilos. Uma ótima forma de gerar isso é por meio de carboidratos baratos, como o milho, por exemplo.
Outra dica é colocar os animais que estão gestando, próximos à cocheira, no pasto. Isso facilita muito na hora de verificar se o animal está bem. Além disso, a chamada cocheira servirá de proteção em caso de chuva forte.
Animal em lactação; quais cuidados ter com a égua gestante
Agora chegamos ao pós gravidez. Por mais que não pareça, essa parte é uma das mais importantes para o potro. Pois, o leite materno irá dar todos os nutrientes necessários para que o cavalo se desenvolva. Para isso, a égua gestante deve continuar sob os cuidados do criador.
A dieta precisa ser reformulada e quase 28 mil calorias precisam ser incluídas nelas. Pois é, isso mesmo que você leu, para que a égua gera leite, ela precisa consumir ainda mais alimentos. Outro item que não pode faltar é a água: são cerca de 50 litros por dia.
No caso de animais mais pesados, é preciso oferecer farelo de soja como fonte de proteína, são cerca de 470 gramas por dia. Esse número tende a aumentar ainda nos primeiros meses: sobem para cerca de 950 gramas diárias.
E você, sabia de tudo isso sobre a égua gestante?
Compartilhe