Uma das principais raças de gado brasileiro é a Girolando. Ela é muito famosa por conta de sua fácil adaptação a qualquer fazenda. Porém isso só ocorre porque o animal possui duas características fortes como a rusticidade e a produtividade. Assim sendo, são animais perfeitos para nosso país e ainda amam nosso clima.
Apesar de ser muito usado, isso só ocorreu por conta do avanço nas pesquisas sobre cruzamento animal. Essas por sua vez começaram a acontecer no ano de 1970, o intuito era criar uma nova e mais eficiente raça com foco na produção leiteira.
E assim surgiu uma das raças mais incríveis que temos em nosso país. Mas o melhor é que é uma raça 100% brasileira. Então, se você quer saber mais sobre essa raça, continue a leitura do texto a seguir e conheça a história por trás da raça girolando.
Origem do gado Girolando
Um nome estranho, mas que hoje é o responsável por produzir 80% de todo o leite brasileiro. Isso mesmo que você leu, quando falamos da raça Girolando, estamos falando de uma das mais importantes raças presentes no Brasil. Ela surgiu no ano de 1970, quando pesquisas sobre a produção de leite eram feitas.
Então, cruzaram duas outras raças: a Gir e o gado Holandês. Assim sendo, como resultado tivemos animais que produzem muito leite e que se adaptaram muito rápido ao nosso clima tropical.
O que mais deu importância para a nova raça, foi que durante os anos 70, o Brasil enfrentava um período de crise. Essa crise era em diversos campos da pecuária, mas sendo mais forte na bovinocultura de leite
A partir disso, foram vistos algumas necessidades e todas elas indicavam para um ponto em comum: nosso clima. Pois, um dos motivos que fazem com que a produção de leite diminua é a má alimentação, o calor e pôr fim a falta de cuidados para manejar os animais.
Características da raça girolando
O principal motivo que fez a raça ser criada foi sua fácil adaptação ao clima brasileiro. Portanto, quando o animal possui todos os recursos para sua sobrevida, ele consegue gerar muito leite. Assim sendo, até mesmo quando criados consumindo alimentação tropical, o animal consegue gerar bons resultados.
Mesmo sendo um animal usado com foco na produção de leite, ele ainda possui uma boa musculatura. Porém, ele também possui um formato delicado e é considerado uma raça de porte médio.
Ele é um animal que possui uma longa expectativa de vida. Isso é excelente, pois a produção leiteira exige animais assim. E falando nisso, agora vamos falar sobre os motivos que fazem com que a raça seja usada com foco na produção leiteira.
Primeiro, o animal possui a chamada Precocidade. Isto é, ele entra em período reprodutivo muito novo. Contudo, também possui um alto índice de fertilidade, em qualquer situação. Mas esses dois itens sozinhos, não dariam conta de gerar muito leite. Para isso, o animal possui um sistema mamário bem desenvolvido e uma boa irrigação nas mamas.
Vantagens dos gados dessa raça
As vantagens são na maioria das vezes motivadas por suas características físicas. Em primeiro lugar, o gado produz muito leite, um dos excelentes pontos que o tornam tão famoso. Porém, também são gados leves e vivem mais tempo que outras raças.
Mas além disso, eles são gados fáceis de serem vendidos e conseguem preços altos em leilões. Além de claro, produzir leite custa menos que outras raças.
Por conta disso, a raça girolando é tão importante para a pecuária brasileira.
E você, gostou de conhecer mais essa linda raça de gado leiteiro?
Compartilhe com seus amigos!