Senepol

Senepol: raça que vêm crescendo no Brasil

Nosso país vem se tornando um dos maiores produtores de carne bovina do mundo e a raça Senepol pode ajudar ainda mais. Essa é uma das raças menos populares no Brasil, chegando a representar apenas 0,05% de todo o rebanho nacional. Porém, isso não significa que a raça não tenha sua importância nos leilões.

Pois, apesar de não ser popular nas fazendas de criação de gado, a Senepol é muito valorizada. Isso se reflete nos preços de venda que a raça possui, sendo considerada a segunda raça mais cara do país. E a tendência é que isso aumente ainda mais.

Mesmo ficando atrás apenas da raça Nelore, para que a segunda raça mais cara atinja o primeiro lugar, ainda vai demorar muitos anos. Afinal, a Nelore é a raça com maior número de animais vendidos em leilões e também possui o maior número nos rebanhos de bovinos.

Mas, os fatos curiosos sobre a raça não param por aí. Então, continue a leitura e conheça tudo sobre uma das raças mais importantes para a pecuária mundial.

Origem da raça Senepol

Essa é uma daquelas raças que nasceram para a pecuária. Pois é, a origem da raça e origem da genética Senepol são ligadas, de forma direta, à produção de carne. Tudo começou nos anos 1800, no Caribe.

Assim sendo, lá viviam grandes produtores de carne bovina que conheciam algumas técnicas de melhoria genética. Sabendo disso, começaram a misturar raças que no futuro viriam a se tornar a raça Senepol.

Porém, desde o início dos estudos, a intenção era melhorar ainda mais a produção de carne bovina. Além disso, a ideia era melhorar a qualidade da carne e aumentar o preço, o que iria diminuir o abate dos animais.

Entretanto, esse passou a ser o objetivo dos pecuaristas em todo o globo, desde então. Afinal, com a realização disso, a produção melhora e os custos se reduzem. Por fim, o pecuarista consegue ainda mais renda.

Para que o animal chegasse ao patamar que vemos hoje, a família que o criou começou a base genética com a importação de bois africanos. Então, a raça escolhida foi a N’Dama, que era nativa de Senegal. Contudo, o motivo para isso é ainda mais legal de se saber.

Pois, para que um animal consiga se adaptar bem a um clima ou local. A raça acima mencionada, que daria origem a Senepol, é uma das mais fortes que existem.

Portanto, ela é a raça Red Poll, que tem origem na Inglaterra, logo se uniram. Dessa forma, nasce uma nova base genética ainda melhor: nossa querida Senepol.

Características do animal

Essa raça está hoje em diversos países por todo o mundo. Além disso, a Senepol possui um corpo com grande comprimento e uma perna curta, o que auxilia no equilíbrio da distribuição da carne. Porém, a raça é muito musculosa e possui muita carne nas regiões mais nobres do animal.

Em segundo, temos um dos itens mais importantes dessa raça, a qualidade da carne. Devido a sua formação com foco em produção de carne, a Senepol se tornou uma das principais raças do setor. A qualidade que a carne do animal possui é muito maior do que outras versões.

Assim sendo, ela chega a ser comparada com a carne do boi Angus. Entre os pontos positivos da carne estão a suculência e o marmoreio que ela possui. Portanto, se você está em busca de uma nova raça para sua fazenda, saiba que a melhor opção é a Senepol.

E você, sabia de tudo isso sobre essa raça? Conta pra gente e compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *