Arquitetura social é área com foco em impacto social e sucesso profissional

A arquitetura social é voltada para projetos populares e que melhoram a relação entre pessoas e cidades

Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Brasília, em parceria com o Datafolha, revelou que apenas 7% das famílias brasileiras já contrataram os serviços de um profissional de arquitetura e urbanismo. Em contraponto, 70% delas afirmaram que contratariam esse profissional. 

Esse cenário mostra uma grande oportunidade de atuação de especialistas da área no mercado de trabalho, especialmente para atender classes C e D, que demonstram interesse por esse tipo de serviço.

A necessidade da arquitetura social

A arquitetura social é uma área de arquitetura que tem o foco de trabalhar o planejamento e a construção de moradias populares. O Brasil, que é um país com grande desigualdade social, beneficia-se dessa área, atendendo a população de baixa renda.

Assim, a arquitetura social pode ser uma ótima oportunidade para a sociedade como um todo e para os próprios profissionais de arquitetura e urbanismo. 

No entanto, a maioria das pessoas não compreende completamente o papel desses profissionais, e muitas vezes os associa a serviços supérfluos e caros. Portanto, para atuar com clientes de menor renda, é fundamental que as atividades realizadas contribuam para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Dicas para atuar na arquitetura social

Mercado de reformas

Conforme relatório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 54% dos entrevistados já fizeram reformas ou construções. Além disso, 14,7 milhões de casas no Brasil têm graves problemas de reformas.

Foco em pessoas de baixa renda

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 85% dos brasileiros estão nas classes C, D e E. Com isso, focar nesse público pode dar margem a grandes negócios. 

Além disso, como dito anteriormente, trata-se de um público com grande interesse em construção e reforma.

Promover o trabalho

Muitas vezes, o trabalho de profissionais da área é visto como um serviço de luxo. Com isso, é importante que os profissionais promovam os serviços, mostrando-os como algo democrático e que beneficia a todos.

Parcerias

A arquitetura social é muito baseada na otimização de recursos e na utilização inteligente de parcerias e fornecedores. Assim, vale criar convênios com o Poder Público, ou mesmo com empresas de cunho social, ONGs, centros de pesquisa e até universidades.

Plano de negóciosÉ preciso criar um planejamento robusto para analisar a viabilidade econômica e comercial, já que isso ajuda a reduzir custos e melhorar os resultados. Aqui, é válido colocar no plano de negócios todos os elementos e etapas do projeto, inclusive o uso de equipamentos e materiais, como, por exemplo, lixadeira, britadeira e insumos básicos.

Publicado por

Stefani Quaresma San Martins

Sou Stefani Quaresma San Martins, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa, minhas maiores experiências são com assessoria de imprensa, redação e social media com ênfase em conversão de leads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile