Segurança

Segurança: 4 dicas para garantir a proteção dos condomínios

Imagem: iStockCom medidas preventivas e participação, é possível criar um ambiente livre de ameaças e imprevistos

São muitas as dificuldades de gerir um condomínio e cuidar da segurança dos moradores. Sejam perigos externos ou internos, a atenção para medidas de proteção aos condôminos deve ser sempre prioridade na administração dos prédios.

Deixar a manutenção em dia é sempre a melhor forma de evitar custos e danos. Nem sempre as medidas corretivas são a melhor opção quando se trata de falhas nos regulamentos de segurança; o importante é instituir medidas preventivas como prioridade, a fim de inibir maiores problemas. 

Atualmente, existem diversas ferramentas terceirizadas e tecnologias que ajudam condomínios a manterem suas medidas preventivas em dia. Ainda assim, porteiros, síndicos e condôminos atentos e bem treinados são essenciais para que os dispositivos de segurança funcionem no dia a dia. Muitas vezes, tragédias podem ser evitadas com a participação ativa de moradores nas questões condominiais. 

Confira a seguir quatro práticas essenciais para manter a segurança do seu condomínio!

  1. Controle de entrada

Muitos prédios já funcionam com o controle de acesso na entrada de pessoas não condôminas, até mesmo com a ajuda de portarias virtuais e 100% digitalizadas. No entanto, é importante reforçar a identificação de todos os visitantes, até mesmo técnicos e prestadores de serviço. 

Para a realização de festas ou eventos, uma boa dica é criar uma lista de convidados para facilitar a identificação de visitantes na portaria. 

  1. Pratique a segurança individual

Uma forma de proteger todos os condôminos e vizinhos é, também, proteger a si mesmo! Pratique hábitos seguros quando estiver acessando o prédio, evitando demora na entrada e saída durante a noite, fechando bem os portões e, claro, trancando bem portas e janelas.

A segurança condominial é um trabalho de todos e deve ser cuidada com atenção.

  1. Monitoramento dos circuitos internos

As câmeras de segurança já fazem parte do cotidiano de grande parte dos condomínios e são um grande aliado para identificar atividades suspeitas no prédio ou em seus arredores. Atualmente, o serviço de verificação de circuitos pode até mesmo ser feito a distância, através de um serviço de portaria digital, não sendo necessária a presença de um porteiro.

Este sistema de monitoramento pode ser um investimento maior para alguns condomínios, porém cumpre um papel importante nas medidas de segurança e pode ajudar na investigação de possíveis danos ou imprevistos.

  1. Treinamento para procedimentos emergenciais

Ainda que cada um faça sua parte dentro de um condomínio, situações de emergência podem ocorrer. Por isso, é muito importante que os prédios possuam procedimentos padrões para lidar com esses momentos, além de redes de comunicação interna como rádios e interfones.

Durante situações de pânico, como incêndios, é necessário colocar em prática o plano de fuga, necessário para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta que o condomínio está apto e adaptado para lidar de forma correta com incêndios. Para isso, é interessante realizar treinamentos e simulações anuais de abandono do estabelecimento.

Os incêndios são responsáveis por grande parte dos danos graves que acometem condomínios no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que visa difundir métodos de prevenção e combate a incêndios, Santa Catarina foi o estado com maior notificações de incêndios estruturais no ano de 2020, muitos deles causados por falta de estruturas de prevenção apropriadas.
É importante investir em portas corta-fogo, extintores, hidrantes e outros mecanismos aconselhados pelos Bombeiros no combate contra fogo em ambientes fechados. Além disso, cabe aos condôminos se atentar a possíveis causadores de incêndios, como vazamento de gás, curtos-circuitos e áreas propensas à formação de chamas dentro da propriedade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *