Buscas sobre empréstimo para negativado somam mais de 1 milhão em 2025

Relatório demonstra interesse dos brasileiros pelas alternativas de crédito para quem possui restrições como pessoa física e jurídica

O cenário de inadimplência no Brasil cresceu ao ponto de as pesquisas sobre empréstimo para negativado e os termos relacionados alcançarem a marca de 2.035.880 buscas no Google. Esse dado foi divulgado pela Pagou Fácil, plataforma 100% digital especializada em negociação de dívidas, que conduziu um estudo no mês de setembro. 

A investigação resultou em um relatório sobre os empréstimos mais procurados por pessoas físicas e jurídicas que estão inadimplentes nos sistemas de busca do Google. Os dois termos mais populares são “empréstimo pessoal” e “financiamento para negativado”. 

Restrições de crédito 

As mais de 1 milhão de consultas no buscador sobre empréstimo para negativados trouxeram à tona 591 outros termos relacionados que envolvem negativados CLT e MEI, por exemplo. O impedimento de acesso ao crédito é informado aos agentes financeiros pela Serasa, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou pelo Cadin, mediante inscrição por atrasos ou dívidas. 

Os altos índices do estudo da Pagou Fácil coincidem com a inadimplência ascendente em nível nacional. Segundo o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em junho de 2025, 71,28 milhões de consumidores estavam negativados, ou seja, 42,89% da população adulta. 

Tipos de empréstimos para negativados

No mercado financeiro, existem alternativas de concessão de dinheiro para quem tem restrições ao crédito. Inclusive, a pesquisa mostrou as cinco modalidades mais procuradas. 

  • 1º: empréstimo pessoal

Com um quantitativo de 74 mil pesquisas mensais, essa linha de crédito para negativados pode ser uma opção para quitar contas pendentes e reorganizar as finanças. No entanto, a liberação depende da política e da avaliação de cada empresa financeira. Via de regra, quando há previsibilidade em arcar com o pagamento, as chances de concessão aumentam. 

  • 2º: financiamento para negativado

No relatório, esse termo apareceu 8.390 vezes em agosto deste ano. Esse questionamento costuma surgir durante negociação de aquisição de itens de alto valor como um carro ou imóvel. O fato é que a aprovação nesses casos é difícil, especialmente para quem não tem um relacionamento com o banco em que se tenta a negociação. 


De modo geral, nos casos de aprovação, o indicado é analisar riscos contratuais e taxas de juros aplicadas. 

  • 3º: empréstimo consignado para negativado

Com 7.980 buscas mensais, esse é um tipo de crédito mais comum entre funcionários, aposentados e pensionistas que estejam com o nome negativado. Como existe a possibilidade de reter na conta, no ato do recebimento do salário, a parcela da dívida, a cessão da verba solicitada costuma ser mais simples e com taxas de juros mais atraentes. 

  • 4º: empréstimo com garantia de veículo 

Pesquisado 4 mil vezes, esse tipo pode ter mais chances de aprovação em diferentes agentes financeiros. Isso porque, assim como no consignado, oferece mais segurança e garantias ao credor. Porém são situações que devem ser avaliadas com a devida especificidade que a situação exige. 

  • 5º: consórcio para negativado 

Representando 2.940 consultas, o consórcio pode ser uma alternativa aos inadimplentes. No entanto, deve-se observar a política da administradora para o ato de contemplação da carta, pois pode oferecer obstáculos no uso do dinheiro.

Regularização

Embora exista a cessão de crédito para inadimplentes, o cenário ideal sugere a negociação para limpar o nome, seja do indivíduo ou da empresa. Manter a característica de bom pagador também é recomendável. 

Nesse sentido, é importante verificar como consultar CPF para entender se há ou não dívidas associadas a ele, bem como checar o score de crédito e ter acesso a possíveis renegociações. Lembrando que é possível consultar CPF grátis para essa checagem caso seja necessário.

Sair da versão mobile