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Landing pages de alta conversão: técnicas avançadas

Para ter uma boa relação com o mercado consumidor a partir de uma boa retenção, é fundamental entender como elaborar algumas estratégias de landing pages que possuam uma abordagem de conversão mais avançadas.

A busca por garantir uma boa conexão com o cliente pode ser um fator determinante para o crescimento dentro dos mais variados mercados, o que, em grande medida, pode ajudar com a elevação de vendas.

Esse é um ponto que ajudou o mundo empresarial durante décadas e, até os dias de hoje, as estratégias que surgem possuem uma inclinação que visa lidar com esses objetivos que foram sendo criados pelas marcas.

Do marketing aos modelos de gestão contemporâneos, todas as ferramentas e estratégias possuem um objetivo bastante claro que é garantir uma relação cada vez mais aprofundada com o mercado consumidor.

Hoje em dia, é muito comum se falar em elementos que possam melhorar a interação do cliente com a empresa, garantindo uma orientação bastante grande de boas experiências dentro das possibilidades trazidas pela marca.

Esses são fatores determinantes dentro dos mais diversos segmentos de mercado e, por conta disso, há uma série de ferramentas que podem ajudar na hora de consolidar todos esses elementos.

Isso tudo pode lidar de diferentes maneiras dentro dos mais diversos setores, mas o importante é que haja uma inclinação que consiga lidar com todas as percepções estratégicas que o mercado pode trazer.

Assim, por exemplo, uma loja especializada na venda de esquadrias de alumínio sob medida pode, além de segmentar seus clientes, elaborar alguns impactos importantes do ponto de vista da retenção deles.

Seja no mundo digital ou analógico, essa busca por qualificar o primeiro contato pode ser um ponto importante e, por conta disso, é preciso saber como interagir com todos os recursos que se apresentam como demanda dentro dos nichos mercadológicos.

Mundo digital e a otimização da experiência

A experiência do cliente sempre foi um fator importante para o mercado, mas é importante que ela consiga se qualificar a partir de alguns recursos importantes que foram surgindo dentro do ambiente digital.

Há uma busca bastante grande, nos dias de hoje, de se qualificar essa experiência, uma vez que ela vai lidar com uma concorrência cada vez maior, levando essa lógica estratégica a um fator determinante na hora da decisão.

A digitalização do comércio, por exemplo, tornou alguns comportamentos de consumo bastante sofisticados, o que deu origem a uma lógica muito mais competitiva para que as pessoas conseguissem efetuar uma escolha.

Por essa razão, é importante que, ao atrair um cliente para uma plataforma, a empresa consiga retê-lo e produzir uma experiência que lide com as demandas mais importantes dele.

Quando há uma busca em algum mecanismo de pesquisa por gás GNV em carro automático, é importante que haja uma lógica que faça com que a empresa apareça dentro daquela lógica de pesquisa.

No entanto, é preciso ir além e fazer com que aquela plataforma consiga atraí-la para que, assim, haja uma retenção a partir de algumas estratégias que são essenciais dentro desses contextos de atuação empresarial.

Para que isso ocorra, é possível que a empresa tenha uma base bastante sólida a respeito da jornada do cliente do funil de vendas, garantindo, assim, que o clique do cliente se torne uma conversão.

Logicamente, é preciso que haja uma série de posturas estratégicas de comunicação que consiga lidar com essa demanda, mas, antes de qualquer coisa, é preciso alinhar esses fatores citados.

Supondo que uma empresa que fornece moldes de injeção de plásticos empresas estejam buscando uma orientação nesse sentido, é importante que uma série de considerações sejam levadas em conta.

Landing page: conceito

Diante de tudo isso, há alguns elementos no mundo digital que podem fazer com que o cliente comece a ter seu primeiro contato com a empresa, o que pode ser um elemento determinante.

Se a primeira impressão é a que fica, é importante que a empresa faça bonito na hora de se apresentar e, por conta disso, a landing page é um dos fatores mais utilizados para garantir que isso ocorra.

Essa é uma página que tem como objetivo ser o destino dado a um clique dentro de alguma plataforma ou anúncio feio pela empresa.

Nesse caso, quando um cliente pesquisa por “tela expandida de aço em um mecanismo de busca, possivelmente, na hora que ele clicar em um dos resultados, ele será direcionado para uma landing page.

Esse recurso é, portanto, uma página de destino que tem como objetivo gerar algum tipo de conexão, levando a uma lógica de retenção e conversão do cliente a longo prazo.

Tipos de landing page

Elaborar uma boa landing page, no caso de uma empresa, é, fundamentalmente, saber como lidar com suas características e como que o mercado lida com o seu mix de produtos oferecidos.

Por essa razão, é preciso que haja uma compreensão a respeito de alguns modelos que podem ser orientados a partir de uma estratégia de landing page:

  • Landing page de assinatura;
  • Landing page de produto;
  • Landing page de promoção;
  • Landing page de anúncios.

Esses são alguns modelos importantes que uma empresa pode formular na hora de pensar em uma landing page.

Supondo que, por exemplo, uma empresa de paletes de madeira esteja criando um novo produto, mas ainda não lançou, é possível começar o anúncio fazendo algum release na própria landing page.

Landing page e conversão: o que tem a ver?

A busca pela atração do lead é só um passo dado para que o objetivo central seja realizado: sua conversão.

Diante disso, a landing page possui uma perspectiva bastante importante para que haja uma retenção do cliente, uma vez que ela é a primeira fronteira de contato que um usuário terá com a empresa.

Por essa razão, é importante que, dentro daquele ambiente, o cliente já tenha contato com todos os elementos que a empresa poderá fornecer a ele.

Portanto, a landing page é um dos pontos mais importantes na hora de se pensar em uma lógica de conversão.

Para entender, nesse caso, a respeito da taxa de conversão de uma landing page, é importante que a empresa divida o número de clientes que entraram na plataforma pelo número de conversão e multiplicar por 100.

Esse percentual servirá como base para a empresa entender junto ao seu setor se aquele valor é satisfatório ou não.

É essencial entender que esse número pode variar, mas, via de regra, é preciso entender a média de cada mercado, podendo ir de 2% até 10%.

O que não pode faltar em uma landing page?

Com base em tudo isso, é preciso saber como elevar a média do mercado dentro de uma landing page empresarial.

Como foi dito, é importante entender que as taxas que uma empresa de calçados possui pode não ser a mesma que um escritório de renovação de licença CETESB, mas é importante interagir com essas realidades.

Além disso, é essencial saber o que não pode faltar na hora de pensar em uma boa landing page para conversão.

CTA

O call to action é, de fato, o ponto central para uma lógica de conversão, uma vez ele consiste em uma mensagem persuasiva que levará o cliente a ter algum tipo de ação.

Isso pode fazer com que ele entre em uma rede social ou, até mesmo, chegue ao seu final de ciclo de compra.

SEO

A landing page é um dos elementos centrais para uma boa lógica de SEO, mas é importante entender que o contrário também é essencial.

Isso porque é possível qualificar ainda mais a experiência do cliente a partir de alguns elementos de SEO.

Objetividade

Esse é um ponto fundamental, uma vez que, ao procurar por uma clínica de reabilitação para drogados, o cliente está buscando uma solução para um problema sério.

Por isso, é importante que a empresa consiga lidar de forma objetiva com essas demandas logo na landing page.

Como criar uma landing page que converte?

A criação de uma landing page que converte, nesse caso, passa por alguns critérios que são essenciais e precisam ser considerados.

Entender o mercado

A empresa precisa saber quais são as práticas mais comuns dentro de seu mercado, uma vez que é isso que irá definir algumas orientações importantes na hora de pensar em estruturar uma landing page que tenha uma responsabilidade com as demandas.

Definir métricas

É importante que cada objetivo estabelecido seja orientado por algum tipo de métrica e, por isso mesmo, definir esses aspectos pode auxiliar na leitura a longo prazo.

Buscar engajamento

A landing page, de uma forma geral, é uma página que precisa orientar algum tipo de ação, o que traz uma necessidade bastante grande de se buscar engajamento.

Nesse caso, uma loja de cortina de vidro retrátil pode fazer com que os depoimentos de seus clientes acabem se tornando um discurso de autoridade para melhorar a experiência como um todo.

Considerações finais

A criação de uma boa landing page é um dos fatores mais relevantes na hora de se pensar em uma dinâmica de conversão de clientes.

Isso ocorre porque ela é o ponto de introdução que um cliente terá na hora de entrar no ambiente digital da empresa.

Por essa razão, é importante saber como formular algumas métricas importantes na hora de criar uma boa landing page.

A partir de boas práticas, é possível que essa lógica de apresentação se torne um mecanismo que levará o cliente a ser convertido.

Assim, qualquer marca conseguirá obter alguns bons resultados a partir de uma avaliação concreta de seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com Estúdio Web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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