Conteúdo Viral

Conteúdo Viral: Ciência ou Sorte?

Garantir uma boa dinâmica de atuação dentro do mundo digital pode ser um fator determinante para o crescimento de uma empresa. Nesse sentido, torna-se essencial entender como elaborar um Conteúdo Viral e se esses elementos têm a ver com aspectos técnicos ou sorte.

De uma forma geral, as pessoas sempre lidam de forma diferente com aquilo que pode ser considerado viral. Isso pode ocorrer em diversas instâncias da sociedade e, por isso, é importante saber como interagir.

O formato comunicacional dentro dos mais diversos ambientes, por vezes, pode influenciar no interesse e, também, na disseminação de determinadas instâncias. Esses fatores podem ser percebidos como notícias, indicações culturais e, também, produtos.

A sociedade é viva e, portanto, cada disseminação de informação pode ter um impacto específico dentro dessas instâncias e, nesse sentido, torna-se importante saber como integrar uma marca a todos esses padrões.

Pensar, por exemplo, em uma venda de cortina de vidro varanda pequena em outros tempos era, também, saber como estruturar uma dinâmica de indicação, ou seja, construir uma perspectiva de marketing boca a boca.Conteúdo Viral

Diante das necessidades empresariais em um mundo com pouca oferta midiática, garantir a boa fama de um comércio poderia ser um fator determinante para elevar as vendas e, portanto, era uma estratégia bastante utilizada.

No entanto, na medida que as mídias foram aparecendo, as empresas passaram a ter uma abordagem mais condicionada a esses ambientes.

A presença de marcas em novelas e filmes, por exemplo, passaram a trazer um teor muito mais popular para elas. Afinal de contas, no auge desses formatos televisivos, as pessoas baseavam seus consumos em elementos dessa mídia.

Logicamente, com o passar dos anos, a cultura foi mudando, mas a ideia de impulsionar as vendas a partir de uma presença bem consolidada passou a ser um fator bastante importante nesse sentido.

Assim, seja para elaborar uma lógica de oferecimento de brindes finos para executivos ou dentro de uma dinâmica de consumo mais comum, torna-se importante entender quais são as possibilidades comunicacionais de cada tempo.

Mundo digital e o potencial da informação

Com a chegada das ferramentas digitais, a informação passou a ter um caráter muito mais urgente e com um potencial muito mais sólido do que em outras mídias.

Isso se deu, sobretudo, por conta do caráter descentralizado das mensagens e, ao mesmo tempo, a partir de uma noção de produção conjunta com o próprio público.

Atualmente, se uma pessoa não gosta de determinado conteúdo, ela pode criticar nas redes sociais, produzir conteúdos contra esse tipo de produção e uma série de outros fatores.

Nesse sentido, todo esse aspecto vivo da sociedade conseguiu ser transposto para uma dinâmica de mídia e, portanto, é importante saber como interagir com isso.

Do ponto de vista empresarial, torna-se cada vez mais relevante a compreensão de como os clientes estão se sentido e, com isso, a criação de campanhas sob medida fica cada vez mais simples.

A partir dos comentários em uma rede social de uma empresa de toldo curvo fixo, é possível entender os anseios daquele público e, ao mesmo tempo, criar algumas soluções que, a longo prazo, podem levar os clientes a se tornarem defensores da marca.

Essa é uma preocupação bastante consolidada a respeito da experiência do cliente nos dias de hoje, justamente, por conta da capacidade de promoção e, também, de redução de credibilidade dentro das redes.

O potencial desses aspectos, inclusive, incidem dentro de uma lógica de viral. Ou seja, é possível criar algumas dinâmicas de potencialização da mensagem a partir de uma comunicação direta com o cliente.

Seja como for, a internet possui um potencial bastante importante dentro desses aspectos e, por conta disso, é determinante a percepção de algumas orientações para que isso ocorra.

Assim, seja em um serviço de terceirização de copa ou alguma outra dinâmica, é possível pensar em uma elevação de credibilidade dentro de cada um desses aspectos.

O que é um conteúdo viral?

O conteúdo viral, de uma forma geral, é tudo aquilo que consegue engajar sob uma lógica de potencialização da mensagem a partir dos usuários de uma rede social ou de alguma outra plataforma de compartilhamento.

Nesse sentido, a produção desse tipo de elemento dentro de uma empresa pode garantir algumas perspectivas de impacto de marketing sem trazer uma necessidade tão grande de investimento em mídia.

Por exemplo, uma empresa de portaria de condominio residencial com um vídeo viral nas redes consegue potencializar sua mensagem e virar notícia sem, necessariamente, investir em links patrocinados.

Contudo, é preciso entender que, apesar de ser um elemento importante, é bastante complexo estabelecer uma lógica de conteúdos virais.

Por essa razão, é fundamental manter uma atenção às técnicas estabelecidas dentro de todos esses processos.

O que não pode faltar em um viral?

Na era dos memes, pensar em internet é, também, entender a respeito do papel do humor e de uma série de artifícios que, via de regra, podem interagir com aspectos sentimentais do público.

Nesse caso, o primeiro fator a ser pensado em uma lógica de viral é, justamente, o engajamento.

Por essa razão, se a ideia é viralizar os atributos inovadores de uma máquina de café empresarial, torna-se importante saber como lidar com as demandas mais importantes daquele público.

Com base em tudo isso, é possível apontar para alguns atributos importantes para conquistar o público com um viral:

  • Relevância;
  • Segmentação de linguagem;
  • Humor ou conteúdo emocional;
  • Duração curta em vídeos;
  • Imagens de fácil compreensão;
  • Efeito surpresa.

Todos esses fatores podem fazer com que o público entenda aquele conteúdo como algo interessante e, portanto, compartilhe.

O que evitar em um viral?

De uma forma geral, o viral é um elemento bastante orgânico dentro de um grupo de pessoas e, por isso mesmo, essa é uma dinâmica a ser respeitada.

Nesse sentido, é preciso tratar o público de forma honesta e não forçar elementos virais para ele de forma exagerada.

Um viral, antes de qualquer coisa, precisa se integrar a um grupo e, portanto, um erro bastante comum é assumir essa estratégia sem conhecer, de fato, esse público.

Tanto é assim que, quando uma empresa precisa engajar, ela procura algum influenciador para trazer insights de como lidar com seu universo.

Assim, uma fabricante de pasta zip zap pode conquistar seu mercado de forma muito mais genuína dentro dessas dinâmicas virais.

Como mensurar um viral?

O viral, como uma estratégia de grande engajamento, precisa passar por algumas considerações numéricas para ser considerado como tal.

Por essa razão, é preciso saber como mensurá-lo e, dentro dessas perspectivas, compreender quais são seus principais elementos.

De uma forma geral, trabalhar com métricas no mundo digital precisa trazer uma possibilidade de número relativos a algo.

Nesse caso, mensurar o número de compartilhamentos não necessariamente pode definir um post como viral ou não.

Nesse sentido, é preciso entender a relação desse engajamento com o número de seguidores da página e, também, de pessoas expostas a essa mensagem.

Com base nisso, se essa relação apresentar um número alto, é possível, sim, elaborar algumas dinâmicas nesse sentido.

Vender, nesse caso, um púlpito acrílico quadrangular pode não parecer uma dinâmica viral, mas, se essa venda vier atribuída a uma série de tráfego produzido por compartilhamentos, já é possível entender essa dinâmica dentro da estratégia.

Como aproveitar um viral?

O viral, por ser um atributo sazonal, tem tempo para começar e acabar e, portanto, é determinante pensar em como aproveitar ao máximo essa perspectiva.

Emplacar um viral é, em grande medida, saber como estruturar algumas dinâmicas de elevação de consumo.

Nesse sentido, para aproveitar o alto fluxo dentro de uma plataforma, é importante pensar na estrutura dela e, também, em elementos de conversão.

Com base nisso, é preciso que o site sustente o número alto de visitas e, ao mesmo tempo, é determinante o pensamento dentro de algumas estruturas.

Pensar, portanto, em abordagens de preços e, ao mesmo tempo, saber como lidar com a conversão de um lead pode ser importante.

Considerações finais

Estabelecer uma boa dinâmica viral pode ser um dos fatores mais importantes para elevar a capacidade da empresa de lidar com determinadas perspectivas.

No entanto, há uma série de elementos a serem considerados na hora de estruturar algumas perspectivas virais.

Pensar, nesse caso, em todos os recursos para elaborar uma boa dinâmica estratégica nesse sentido pode ser bastante importante.

Por essa razão, cada passo dado do ponto de vista viral precisa ser científico para que, assim, a sorte não seja um fator passageiro. Desta maneira, é possível apontar o viral como uma estratégia bem fundamentada e com grande capacidade de lidar com as oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com Estúdio Web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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