conteúdo interativo

O poder do conteúdo interativo

O conteúdo interativo, como o próprio nome sugere, é um tipo de material que permite a interação com a audiência. São conteúdos instigantes e diferentes das propostas comuns, formadas por materiais estáticos e pouco dinâmicos.

As plataformas digitais usadas pelas empresas hoje em dia facilitam a obtenção de feedback por parte dos clientes. As redes sociais, por exemplo, permitem a interação e os usuários podem se relacionar com os conteúdos visualizados.

Para criar um bom conteúdo interativo, é necessário saber envolver a audiência e ir além de responder dúvidas ou resolver problemas. Em outras palavras, para que ele seja realmente interativo, deve permitir a participação das pessoas.

Para promover a interação, a marca pode solicitar cliques, pedir para os usuários enviar perguntas e até mesmo agir de alguma forma em relação ao que foi apresentado.

Oferecer esse tipo de conteúdo é vantajoso porque o consumidor moderno deseja interagir com as marcas, antes, durante e depois de comprar um produto ou serviço. Dessa forma, consegue estreitar o relacionamento com a organização.

Mas é necessário saber como o conteúdo interativo aumenta o engajamento, por que ele é poderoso para o marketing digital, quais são as melhores práticas para criá-lo, onde ele pode ser utilizado e quem são os líderes no desenvolvimento desses conteúdos.

Como o conteúdo interativo aumenta o engajamento

Profissionais de marketing de conteúdo sabem que o objetivo dessa estratégia é aumentar o engajamento por parte da audiência, mesmo porque, esses materiais ajudam a marca a ampliar seu alcance.

Um exemplo disso são as redes sociais, pois quanto maior for o número de interações por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, a empresa mais chances de conquistar uma boa repercussão.

Na hora de criar conteúdos interativos, uma clínica especializada em mastopexia bilateral pode variar os formatos, e eles também explicam a capacidade de engajamento desses materiais.

Uma vez que o público participa, fica mais fácil obter informações sobre as pessoas, algo fundamental para as estratégias de vendas, marketing e comunicação do negócio.

O conteúdo interativo também é muito poderoso em termos de engajamento porque consegue entregar uma mensagem personalizada.

Por exemplo, se a empresa criar um quiz para o público, além de ganhar a atenção dos usuários, ela conseguirá conhecer um pouco mais sobre as preferências dos potenciais clientes.

Por meio dessas informações, a marca vai fazer ofertas compatíveis com os interesses das pessoas ou até mesmo desenvolver materiais que falam sobre assuntos que eles querem saber.

A interatividade é uma verdadeira aliada das organizações, porque elas aumentam o tempo de interação entre a empresa e seus clientes. Para responder o quiz da empresa, o usuário precisa ler todas as questões e enviar seus dados.

Por outro lado, ao usar um conteúdo estático, não é tão fácil fazer isso acontecer e a leitura pode ser interrompida a qualquer momento, por melhor que seja a chamada para ação.

Os conteúdos interativos oferecidos por uma escola de curso de inteligência emocional presencial permitem acompanhar as reações do público em vários momentos, além de avaliar as interações em cada elemento presente.

Por que o conteúdo interativo é poderoso?

Quando se trata de marketing digital, o conteúdo interativo é poderoso por diversas razões, e entre as principais estão:

  • Aumenta o reconhecimento da marca;
  • Melhora os relacionamentos;
  • Aumenta as vendas;
  • Eleva os lucros.

O conteúdo interativo gera muitos impactos no reconhecimento da marca, e isso acontece quando o usuário pode interagir com o material da empresa, já que ele está tendo contato com entretenimento ou uma maneira interessante de aprender.

Ele logo entende que a organização se preocupa com o público, portanto, é um tipo de material essencial para conquistar espaço e se destacar entre os concorrentes.

Hoje em dia, estabelecer um bom relacionamento com os consumidores é uma das maiores preocupações das marcas, pois ele ajuda a fidelizar os clientes.

O conteúdo interativo ajuda nesse sentido porque estabelece um contato mais próximo com as pessoas em diferentes canais.

A partir do momento em que uma clínica especialista em depilação a laser para clarear virilha consegue fidelizar seus clientes, também vai aumentar suas vendas.

Os materiais compartilhados são mais interessantes para os consumidores e eles começam a enxergar o negócio como autoridade em seu segmento.

Assim como as vendas aumentam, os lucros também melhoram consideravelmente, o que ajuda a organização a crescer.

Melhores práticas de conteúdo interativo

Para produzir conteúdo interativo de qualidade, o primeiro passo é analisar as etapas do funil de vendas. Ao criar materiais compatíveis com cada uma, fica mais fácil alcançar o público-alvo e otimizar os resultados.

Um vídeo sobre determinado problema pode ser usado no topo do funil para que os leads sejam informados sobre a situação e possam se aproximar mais da empresa.

Um consultório reumatologista perto de mim pode utilizar conteúdos que já foram criados e encontrar aqueles que podem se tornar interativos.

Por exemplo, um infográfico que fez sucesso no blog da empresa pode ser transformado em uma página interativa.

A marca também pode usar ferramentas específicas para criar conteúdos, usando templates e outros recursos simples.

Lembrando que é essencial capturar os dados dos visitantes para que a organização possa inseri-los em seu funil de vendas e iniciar a jornada de compra.

Onde usar o conteúdo interativo

Existem algumas ferramentas que ajudam a usar o conteúdo interativo de maneira mais eficaz, e entre as principais estão:

Ion

Essa plataforma foi desenvolvida pela Rock Content e se tornou uma referência em produção de conteúdo interativo. Por meio dela, o usuário pode usar layout responsivo em diferentes tipos de materiais, sem precisar criar códigos.

Com ele, também é possível fazer testes de optimização e saber quais conteúdos conseguem gerar mais conversões.

Mapme

Essa plataforma cria mapas interativos e permite adicionar fotos, vídeos, criar categorias de locais, fazer construções em 3D, entre outras possibilidades.

Um fabricante de equipamento endoscopia, por sua vez, também poderá customizar o mapa usando cores, desenhos, formas e ícones.

Quizur

Essa ferramenta é ótima para as empresas que querem criar quizzes, principalmente os do tipo “certo e errado”.

Também é possível criar quizzes de personalidade, entre outras opções interessantes para promover a interação com a audiência. Para extrair o potencial da ferramenta, nada melhor do que usar a criatividade para elaborar as perguntas.

Typeform

O Typeform já é bastante conhecido para criar formulários online, por meio de um layout responsivo, simples e bonito.

Também é uma ferramenta que ajuda a criar materiais interativos, enquetes, quizzes, pesquisas, entre outros conteúdos.

Dot

Dot é uma plataforma que possui recursos simples, ideais para criar conteúdos interativos como calculadoras, questionários, entre outros.

Se uma clínica quiser impactar o usuário que está pesquisando sobre cirurgia piometra marcar por meio de um material interativo, pode usar o Dot por conta própria, a partir de templates.

Os líderes na criação de conteúdo interativo

Investir em marketing de conteúdo se tornou uma prática comum entre as empresas, uma vez que, além de ser mais barato, consegue gerar mais leads. Isso porque conteúdo relevante gera tráfego e engaja o público.

Para prosperar ainda mais e evitar a extrema concorrência que existe na internet, ao mesmo tempo em que aproveita seus recursos, a empresa pode investir nos conteúdos interativos.

Por meio deles, é possível até mesmo gerar receita, uma vez que aumentam em até 5 vezes as visualizações de páginas e convertem 2 vezes mais do que um conteúdo estático.

Uma clínica especializada em criolipólise para papada proporciona experiências interativas com seus materiais na internet porque elas geram muito mais resultados, aumentando o engajamento do público e os dados fornecidos pelas pessoas.

Uma das empresas líderes desse tipo de conteúdo é a DHL, líder em entregas no mundo todo e que foi capaz de aumentar suas conversões por meio de landing pages interativas.

No início da implementação, a estratégia foi voltada para 50 países, e a partir dos resultados obtidos, começou a ser entregue para 220 nações.

A taxa de conversão, que antes era muito baixa, aumentou consideravelmente, trazendo impactos positivos para o retorno sobre os investimentos.

Uma empresa especializada em manutenção relógio de ponto henry pode seguir o exemplo da DHL, já que os conteúdos interativos são capazes de gerar muito mais engajamento com o público, o que aumenta a receita do negócio.

Considerações finais

Um dos maiores desejos dos usuários de internet é poder interagir com os conteúdos de seu interesse, independentemente do segmento.

De olho nessa tendência, muitas organizações começaram a investir na criação de materiais que permitam a participação da audiência.

Eles podem ser compartilhados em diferentes plataformas, principalmente nas redes sociais, onde a interação dos usuários é muito maior.

Com isso, a companhia consegue potencializar os resultados de marketing digital, se aproximar de seu público, melhorar as vendas e aumentar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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